
Compreensão leitora com texto da vida cotidiana
Esse objeto de conhecimento é essencial para avançar em todos os componentes curriculares

Textos da vida pública: o jornal
Versátil, o veículo de comunicação pode ser explorado em diferentes momentos e com objetivos variados
Conheça experiências de como consolidar a alfabetização em turmas heterogêneas
Ações de recomposição de aprendizagens devem contemplar os diferentes níveis de conhecimento dos alunos e garantir o avanço de todos
Acesse aqui
Produção textual: escrever é preciso
Quando o aluno aprende a expressar suas ideias em situações específicas de comunicação

Fluência leitora: ler textos em voz alta
Com estratégias de leitura específicas e ensaios, os alunos gravam uma coletânea

Ortografia: como se escreve as palavras
Observar dificuldades e discutir regras e normas vêm logo após a construção da base alfabética

Segmentação: mais reflexão sobre a escrita
Recém-alfabéticos, os estudantes muitas vezes emendam ou separam excessivamente as palavras

Reflexão sobre a escrita com textos de memória
Quadrinhas, parlendas, trava-línguas, canções e poemas que os alunos sabem de cor são bons aliados no processo de alfabetização

Letras móveis: quando o lúdico apoia a escrita
Esse recurso permite aos alunos diferenciar as letras entre si e percebê-las como representação da fala

O que é, o que é? a força das adivinhas
Perguntas curiosas desafiam as crianças e promovem a reflexão sobre a escrita em ritmo de brincadeira
