Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que, antes desta aula, os estudantes já tenham trabalhado com a precificação de produtos e o valor das cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
Para se aprofundar
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Computador (se houver).
- Projetor (se houver).
- Texto “Salário mínimo”, impresso ou projetado (disponível nos materiais complementares deste plano).
- Folhetos diversificados de supermercados.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Organize a turma em duplas. Projete ou traga impresso o texto “Salário Mínimo”, disponível no material complementar deste plano.
O que propor?
Comente com os estudantes sobre o tema da aula e questione se sabem o que é salário mínimo, o porquê dessa nomenclatura e quem estabelece o valor, para colher os conhecimentos prévios a serem desenvolvidos a partir da leitura e discussão do texto que será lido em seguida.
Proponha, então, uma leitura coletiva do texto, organize uma roda de conversa para que os estudantes reflitam sobre trechos importantes, questionando-os sobre o que compreenderam. Faça perguntas, para que os estudantes busquem seus conhecimentos prévios, e aguce sua curiosidade sobre o assunto. Chame a atenção da turma para alguns aspectos, como a data em que foi publicada a lei do salário mínimo no Brasil, alguns dos motivos para a criação da lei, e a desigualdade de salários que ainda persiste no Brasil etc. É importante que os estudantes compreendam que o salário mínimo tem como principal intuito organizar a renda do brasileiro em um valor suficiente para moradia, alimentação, saúde, transporte, educação, vestuário, higiene e lazer, ou seja, tudo o que é básico para uma pessoa ter qualidade de vida.
Sugestões de adequação
Para completar o assunto, você pode trazer manchetes atuais referentes ao assunto, para que possibilite uma comparação e/ou forneça outras informações relevantes para discussão com a turma. Sugestão: “Renda média dos brasileiros foi menor que o salário mínimo em 13 estados; confira lista”, disponível em: https://fdr.com.br/2021/03/01/renda-media-dos-brasileiros-foi-menor-que-o-salario-minimo-em-13-estados-confira-lista/. Acesso em 1 Nov. 2021.
Problematização
Tempo sugerido
20 minutos.
Orientações
Reforce aos estudantes que o salário mínimo tem o intuito de organizar a renda do brasileiro em um valor suficiente para as necessidades básicas dos indivíduos. Conte que em muitos países ainda não existe essa política, e que aqui no Brasil foi instituída por vários motivos, um dos quais o salário baixíssimo pago para mulheres e jovens, em comparação com os valores pagos aos homens.
Todos os anos acontece um reajuste no valor do salário mínimo e, a cada aumento, busca-se cobrir a inflação (o aumento do preço dos produtos no decorrer do tempo) e acrescentar algo a mais, para aumentar o poder aquisitivo dos brasileiros, o que nem sempre é possível com o valor dos reajustes determinados pelo governo.
O que propor?
Escreva no quadro e pergunte aos estudantes:
- Mas, afinal, qual o valor atual do salário mínimo brasileiro?
- Será que o valor é realmente suficiente para cobrir todas as necessidades básicas de uma pessoa ou família? Justifique.
Para justificarem a segunda pergunta, espera-se que os estudantes levantem diversas situações, partindo da realidade familiar deles.
Proponha que, em duplas, façam uma pesquisa para descobrir o valor atual do salário mínimo. Se for possível, possibilite que pesquisem na internet e peça que anotem o valor em seus cadernos. Caso não tenha disponibilidade de pesquisar na internet, você pode dispor de algumas reportagens impressas que tragam a informação do valor do salário mínimo para que os estudantes façam a leitura e analisem a informação solicitada. Em seguida, distribua folhetos de supermercado para as duplas, oriente que selecionem os produtos que consideram essenciais para as necessidades básicas das pessoas. Peça que organizem uma tabela com o nome do produto, a quantidade necessária para o mês e os valores unitário e total, como se fosse um carrinho imaginário. Ao final, as duplas devem calcular quanto teriam gasto somente com a compra no supermercado. Para que ocorra uma comparação viável, combine com a turma quantas pessoas farão parte da família criada (por exemplo, quatro pessoas, sendo duas adultas e duas crianças, e apenas um adulto possui renda no valor de um salário mínimo).
Sistematização
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Crie um painel de comparações com as tabelas criadas. Peça que cada dupla apresente seus resultados e responda à pergunta da etapa anterior da aula:
- Será que o valor do salário mínimo é realmente suficiente para cobrir todas as necessidades básicas de uma pessoa ou uma família?
O que propor?
Proponha uma comparação entre as tabelas criadas e, caso alguma apresente um valor muito diferente das demais, analisem o que foi considerado para chegar a esse valor. Permita que os estudantes tenham autonomia e voz para concordar ou discordar, até que juntos possam chegar a um consenso sobre um valor médio viável.
Ao analisarem as tabelas com os gastos somente com a compra no supermercado, aprofunde a discussão, trazendo questões para que os estudantes acrescentem nesse cálculo outros gastos mensais.
- O salário mínimo deve ser valor suficiente para moradia, alimentação, saúde, transporte, educação, vestuário, higiene e lazer. Se considerarmos que, somado ao valor gasto no supermercado, essa família também paga aluguel, água, luz e um convênio médico familiar, o valor do salário mínimo atual é adequado para todos esses gastos? Explique.
Comente com os estudantes que a instituição do salário mínimo é uma grande conquista social. Porém, no Brasil, a desigualdade de renda ainda é muito grande. Segundo dados do censo realizado pelo IBGE, grande parte dos brasileiros não recebe nem o mínimo estipulado por lei.
Sugestões de adequação
Você pode sugerir que, coletivamente, eles pensem em um valor provável para aluguel e gasto com água e luz. Esses valores podem ser criados por eles ou podem trazer valores reais de gastos de suas casas.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Promova uma avaliação escrita das duplas. Faça a leitura da situação-problema proposta e peça que, após a discussão realizada em sala, escrevam um pequeno texto sobre o que pensam a respeito.
O que propor?
Projete ou escreva no quadro a manchete e o lide da reportagem:
Os preços da cesta básica continuam subindo. Salário mínimo compra cada vez menos.
De janeiro a outubro, Dieese apura aumento nas 17 capitais pesquisadas. Quem ganha o piso nacional consome quase 60% da renda para adquirir os produtos.
Fonte: https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2021/11/precos-cesta-basica-subindo-salario-minimo-menos/. Acesso em 8 Nov. 2021.
Faça a leitura com os estudantes e peça que as duplas escrevam um pequeno texto sobre o que compreenderam da manchete, refletindo sobre tudo que discutiram durante a aula. É importante que os estudantes possam explicar o que compreenderam sobre a organização de salários no Brasil e refletir sobre como se constitui a renda de uma família e a organização financeira de boa parte da população brasileira. O registro das duplas pode ser realizado no caderno de um dos estudantes e entregue ao professor, para servir de evidência de aprendizagem.
Sugestões de adequação
Você pode sugerir que o texto seja criado de forma individual, considerando o que cada estudante aprendeu sobre o assunto.