Este plano foi escrito visando o trabalho com as habilidades de Ciências e História do 7º e 8º anos. Compreender o valor do dinheiro é um desafio num cenário em que o comércio internacionalizado está cada vez mais presente. Este plano foi pensado para que o estudante conheça algumas das mudanças no valor do dinheiro com o passar do tempo e analise a forma contemporânea de valorização e conversão de moedas.
Discutir e avaliar as mudanças no valor do dinheiro após a Revolução Industrial.
Conhecer alguns índices de valorização e conversão de moedas.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que antes desta aula a turma já tenha trabalhado com habilidades da BNCC relacionadas à unidade temática “Lógicas comerciais e mercantis na Modernidade”, de História, e “Matéria e energia”, de Ciências da Natureza. Caso essas unidades ainda não tenham sido contempladas em seu planejamento, faça uma breve introdução. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos no item Para se aprofundare embasar seu trabalho.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações
Inicie essa aula retomando alguns conhecimentos da turma sobre os sistemas econômicos. Organize a turma em grupos (de preferência em número par para serem mantidos na próxima etapa) e retome o esquema com os conceitos de mercantilismo e capitalismo.
O que propor?
Retome com os estudantes a leitura do esquema e busque as informações mais relevantes expostas pelo grupo. A partir da retomada da leitura do esquema, faça a seguinte pergunta e peça aos estudantes para registrar suas considerações:
Como a riqueza é medida em cada um desses momentos?
Estimule para que a turma registre todas as possíveis respostas. O mais importante nessa etapa é acionar os conhecimentos prévios sobre o mercantilismo e a Revolução Industrial. Circule pela sala e auxilie-os.
O renascimento comercial europeu reativa a circulação de moedas no continente, nesse momento o dinheiro tem um valor de troca.
Com a industrialização o valor da moeda inclui o custo de produção dos bens manufaturados.
A moeda ressurge por seu valor de troca e passa a ter um valor simbólico com a industrialização.
Sugestões de adequação
Você pode fazer esse esquema em um grande grupo, retomando os conceitos oralmente e usando o quadro para registrar as respostas da turma. Nesse caso, fique atento para que todos tenham oportunidade de se manifestar e respeitem o turno de fala.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações
Nessa etapa os estudantes farão duas leituras sobre o valor do dinheiro e a importância do dólar no mercado internacional.
Mantenha a turma organizada em grupos, distribua os textos de modo intercalado: os grupos 1 e 3 recebem o texto 1, os grupos 2 e 4 recebem o texto 2. Explique-lhes que ao final de 7 minutos os textos serão trocados, de modo que todos os grupos leiam os dois textos para realizar a tarefa.
O que propor?
Apresente ao grupo as seguintes questões:
Qual o valor do dinheiro?
Por que o dólar se tornou a principal moeda no mercado internacional?
Explique que cada grupo receberá textos para apoiá-los nas respostas e que deverão discuti-los e elaborar um mapa mental que também responda à seguinte questão:
É correto afirmar que o fortalecimento da indústria e do comércio internacional é uma das principais razões para a valorização do dólar frente às outras moedas no mundo? Justifique.
Espera-se que os grupos identifiquem que a afirmação está correta, indicando que o fato dos EUA terem tido condições de recuperar sua produção industrial mais rapidamente do que as principais potências industriais no pós-guerra fez com que as principais negociações comerciais tivessem o dólar como moeda principal.
É importante que os estudantes relacionem a industrialização e o comércio internacional pós-guerra ao fortalecimento da moeda estadunidense.
Após as rodas de leitura, organize para que os grupos compartilhem com os demais colegas seus mapas mentais e as respostas ao desafio.
Sugestões de adequação
Você pode dividir os textos para cada dupla ler apenas um texto e compartilhar suas análises com os demais orientando que todos façam registros das informações.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações
Para finalizar, nesta etapa a turma deve relacionar a discussão da Problematização às análises do índice Big Mac (índice Big Mac Real, Euro, Iene, Peso) a ser feita aqui. Você deverá conduzir alguns questionamentos para que os estudantes compreendam como o dólar hoje é considerado uma moeda de referência mundial.
O que propor?
Para finalizar essa aula, questione a turma:
Como podemos saber qual o valor do nosso dinheiro no mercado internacional?
Ouça as hipóteses da turma e registre no quadro. Espera-se que os estudantes mencionem a compra de diferentes produtos, principalmente eletrônicos (videogame, telefone etc.), caso não cheguem a essas conclusões, use esses produtos como exemplos.
Explique-lhes que o poder de compra é o que indica a capacidade das pessoas de uma região ou país adquirir um conjunto de produtos e serviços, e esse cálculo determina o valor do dinheiro que utilizamos. Pergunte à turma:
Existe algum produto que poderia ser utilizado para medir esse poder de compra? Algo que possa ser encontrado no mundo todo?
Acolha as diferentes hipóteses da turma e discuta sobre elas. Diga-lhes que, entre as maneiras de medir esse poder de compra, usaremos o índice Big Mac. É importante que, mesmo sendo uma proposta do professor, os estudantes devem sentir que suas hipóteses foram acolhidas.
Informe-lhes de que uma revista inglesa especializada em economia utiliza o Big Mac, sanduíche da rede de fast-food McDonalds, para calcular o poder de compra do dólar no mundo todo.
O chamado índice Big Mac (Big Mac Index) foi criado em 1986 pela revista The Economist para explicar um conceito econômico chamado “paridade de poder de compra”, e é calculado sobre o preço do Big Mac em mais de cem países. Segundo a teoria da “paridade de poder de compra”, a longo prazo o mercado de câmbio deveria se ajustar para que o valor de um dólar fosse equivalente em qualquer país. O princípio da metodologia de cálculo desse índice é que o Big Mac é feito com os mesmos ingredientes e quantidade de produtos em quase todos os lugares pesquisados, e, por isso, havendo paridade, o preço de um Big Mac deveria ser o mesmo em todo o mundo em dólares. Por exemplo: se um sanduíche em determinado país for mais barato do que nos Estados Unidos, a moeda está desvalorizada em relação ao dólar. Caso contrário, se o sanduíche for mais caro que nos Estados Unidos, a moeda está valorizada. O índice Big Mac é muito utilizado para fazer comparações internacionais, porque relaciona o poder aquisitivo de um cidadão com o custo de vida local.
Você pode expor essas informações oralmente, utilizando o quadro ou projetando. Caso você tenha disponível equipamento para reproduzir vídeo, pode usar o vídeo do Canal Meu Cascalho:
Após a conversa sobre o índice Big Mac, acesse o site de divulgação do índice e apresente à turma (ou distribua as informações impressas). Neste momento, chame atenção para o gráfico da página e trabalhe o significado das cores nele presentes com as atividades a seguir. Você pode copiá-las no quadro.
Para inserção em aula com inglês/interdisciplinar
1- As cores azul e vermelha são comumente utilizadas para designar situação financeira. Sabendo que o gráfico apresenta informações sobre moedas ao redor do mundo, infira o significado das seguintes palavras em inglês:
Overvalued
Resposta: por estar escrita em azul, espera-se que os estudantes inferem que a palavra overvalued se refere a uma moeda que é mais valorizada que outra.
Undervalued
Resposta: por estar escrita em vermelho, espera-se que os estudantes inferem que a palavra undervalued se refere a uma moeda que é menos valorizada que outra.
2- Agora, relacione os prefixos aos símbolos que melhor lhes representam. Há dois símbolos extras.
Over-
Under-
[ b ]. -
[ ]. =
[ a ]. +
[ ]. %
No site, é possível selecionar a moeda na coluna da esquerda e observar o gráfico do índice Big Mac à direita. Selecione a moeda brasileira e analise os dados apresentados no site (ou impressos), peça-lhes para indicar se a moeda está valorizada ou desvalorizada frente ao dólar.
Organize as participações de modo que todos tenham suas hipóteses respeitadas, e destaque que os dados de 2021 indicam uma desvalorização de 22,8% do Real frente ao dólar.
Caso você não disponha de acesso à internet, disponibilize o gráfico da moeda impresso: Indice Big Mac Real.
O que aprendemos?
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações
Mantenha os grupos e organize-os para compartilhar suas análises sobre os dados utilizados nessa aula.
O que propor?
Peça a cada grupo para retomar o mapa mental feito na Problematização e relacionar os dados do índice Big Mac para responder a seguinte questão:
Qual o valor do Real frente ao dólar?
Espera-se que os estudantes indiquem que o índice Big Mac mostra o Real desvalorizado frente ao dólar, demonstrando o baixo poder de compra de nossa moeda. Espera-se que os alunos percebam a importância de compreender o valor do dinheiro dentro do seu contexto de uso, e que utilizem os dados pesquisados para argumentar.
É importante destacar que na atualidade o real está muito desvalorizado frente ao dólar, mas em um cenário econômico futuro isso pode mudar.
Organize os grupos para compartilhar suas respostas e oriente-os a registrarem nos seus mapas mentais as conclusões a que chegaram.
Sugestões de adequação:
Em contexto remoto, essa etapa pode ser substituída pela produção de um vídeo curto de cada grupo expondo seus argumentos.
O esquema a ser produzido no Contexto pode ser realizado utilizando a ferramenta Jamboard. Crie um frame com as informações e compartilhe com a turma de modo que eles possam incluir informações.
Os textos a serem analisados na Problematização podem ser enviados por mensagem aos estudantes, e as análises compartilhadas em momento síncrono, ou de modo assíncrono com um documento compartilhado.
A análise de do índice Big Mac pode ser solicitada como pesquisa individual, e o compartilhamento das análises feito a partir da produção de um vídeo curto de cada estudantes expondo seus argumentos.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.