Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para embasar seu trabalho, acesse os materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item Para aprofundar e fique por dentro do funcionamento, das vantagens e desvantagens dos recursos físicos e digitais para pagamento.
Para se aprofundar
Para saber mais sobre meios de pagamentos digitais, acesse os sites abaixo:
Para saber sobre o dinheiro circulante atual (moedas e cédulas, inclusive as comemorativas), acesse:
Para saber como o brasileiro faz uso do dinheiro e de outros meios de pagamento, leia esta pesquisa publicada em 26 ago. 2019, O brasileiro e sua relação com o dinheiro - Pesquisa 2018
Para saber sobre direitos e deveres dos consumidores financeiros, acesse: Direitos e deveres dos consumidores financeiros
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido:
10 minutos.
Orientações
Imprima e recorte os cartões dos diferentes recursos para pagamento, digitais e físicos: Pix; cartão de crédito; cheque; transferência bancária (TED e DOC); links para pagamento; cédulas e moedas; boleto bancário; QR-code. Registre a pergunta disparadora no quadro e faça um levantamento prévio dos conhecimentos dos estudantes acerca dos recursos digitais que permitem novas formas de pagamento hoje em dia.
O que propor?
Pergunte:
- Além do dinheiro físico, quais outras formas de pagar e comprar vocês conhecem ou já ouviram falar?
Depois que os estudantes tiverem respondido, coloque os cartões virados, com a imagem para cima, dentro de uma caixa e passe-os pelos estudantes para que, um de cada vez, retire um cartão e mostre a imagem para a turma. Os outros estudantes devem dizer se conhecem ou não. Proceda dessa forma até que todos os cartões tenham sido retirados. Registre no quadro três colunas: CONHEÇO, NÃO CONHEÇO, JÁ OUVI FALAR. Enquanto eles falam, registre nas colunas correspondentes, de acordo com as respostas. Fale que com a evolução da tecnologia, os recursos digitais usados para pagamento vieram substituir, em grande parte, o dinheiro físico. Explique-lhes que, principalmente depois da pandemia, com o isolamento social, as pessoas ficaram cada vez mais digitais, comprando e pagando praticamente tudo on-line. Então, diga-lhes que nesta aula irão explorar mais as diferentes formas de pagamento usadas atualmente. Explique que os cartões ficarão disponíveis para consulta na hora da tarefa em grupos.
Sugestões de adequação
Peça aos estudantes traçarem as três colunas em seu caderno e registrarem o nome dos recursos digitais apresentados nos cartões, no local correspondente, de acordo com os que já conhecem, ouviram falar ou não conhecem.
Problematização
Tempo sugerido:
20 minutos.
Orientações
Distribua os estudantes em dois ou três grupos e conte-lhes a história a seguir. Trata-se de um senhor aposentado que é adepto das tecnologias, que lida bem com seu dinheiro, e controla tudo o que ganha e o que gasta.
Fabrício tem 65 anos, é aposentado e recebe do INSS um benefício mensal no valor de um salário mínimo. Ele tem um cachorro e mora nos fundos da casa de sua filha Eduarda. Fabrício sempre cuidou de sua saúde, gosta de ler, é consciente e responsável. Ele sempre trabalhou como marceneiro. Para ocupar seu tempo e complementar a renda mensal, ele faz alguns trabalhos manuais com madeira de demolição e vende para a loja de artesanato do bairro em que mora. Fabrício lida bem com a tecnologia, usa smartphone, possui conta bancária, controla seu dinheiro, pagando e recebendo por meio de diferentes formas. Normalmente, ele controla suas contas pelo aplicativo do banco, mas só dessa vez foi até a agência para pegar um comprovante impresso, pois precisou comprovar um pagamento realizado via on-line.
Depois de ter contado a história, diga aos estudantes para receberem a cópia do extrato bancário que Fabrício imprimiu do caixa eletrônico. Entregue uma cópia do Extrato bancário para cada grupo, e uma cópia da atividade de Atividade de análise do extrato bancário e formas de pagamento para cada estudante.
O que propor?
Peça aos grupos para observar a movimentação da conta corrente de Fabrício registrada no extrato bancário de um determinado período do mês. Questione-os se sabem o que representa o sinal de - (menos) diante dos valores. Ouça e depois esclareça que esse sinal representa o valor da saída de dinheiro da conta corrente, e os valores que não possuem esse sinal representam as entradas. Oriente-os a discutir as perguntas entre eles, fazer os registros, cada um em seu material, e, depois, conferir as respostas entre si. Peça-lhes para eleger um relator para depois apresentar as respostas do grupo. Deixe os cartões usados na Contextualização disponíveis em cima de uma carteira, e incentive os grupos a consultarem as informações sobre o funcionamento do recurso para pagamento, que está no verso de cada cartão. Enquanto os grupos conversam e exploram a atividade, caminhe entre eles e esclareça as dúvidas que possam ter com determinado recurso digital registrado no extrato bancário, de pagamento ou recebimento de conta, como, por exemplo, débito automático, pix, ou outro qualquer que seja desconhecido por eles. Oriente os estudantes quanto ao preenchimento da folha de cheque. Explique-lhes que elas já vêm com diversas informações, como nome do cliente, banco, agência, entre outras. Faça as intervenções que forem necessárias e valide as respostas dos grupos. Confira a Resolução da atividade.
Sugestões de adequação
Se preferir, projete o texto com a cópia do extrato bancário ou deixe-o escrito no quadro. Escreva as questões no quadro ou entregue apenas uma cópia para cada grupo, e peça a um integrante do grupo para fazer a leitura. Depois da discussão, cada estudante registra a resposta em seu caderno. Nesse caso, forneça impressa apenas a cópia da folha de cheque para os estudantes preencherem. Se tiver na turma algum estudante que está com dificuldade na escrita, forme dupla com outro estudante que esteja em nível mais avançado, para que ele possa apoiá-lo na hora do registro.
Sistematização
Tempo sugerido:
10 minutos.
Orientações
Promova o compartilhamento das aprendizagens em uma roda de conversa. Peça aos relatores para apresentar as conclusões do grupo acerca da discussão das questões orais. Enquanto eles apresentam as respostas, registre no quadro as formas de pagamento citadas pelos relatores e as respostas dos grupos sobre as vantagens do pagamento utilizando recursos digitais.
O que propor?
- De acordo com o extrato analisado, podemos afirmar que Fabrício utiliza mais dinheiro físico ou mais recursos digitais para fazer seus pagamentos?
- Quais as formas de pagamento utilizadas por Fabrício?
- Quais outros recursos digitais existem para pagamento e que não foram usados por Fabrício?
- Quais as vantagens que os recursos digitais trazem para o comércio e para os prestadores de serviços?
Aproveite as respostas dos estudantes e fale, caso eles não tenham dito, que os recursos digitais, além de oferecer maior segurança às pessoas, pois não é necessário andar com dinheiro na mão, também facilitam o dia a dia evitando o deslocamentos em horários comerciais para fazer ou receber pagamentos. Ressalte que o uso do dinheiro físico está cada vez mais incomum, que a sociedade evoluiu para fazer uso de recursos digitais que permitem diferentes formas de pagamento, desestimulando a produção de dinheiro físico em todo o mundo.
Sem entrar muito em detalhes, amplie a conversa sobre outras vantagens que os recursos digitais oferecem. Sobre o uso do cheque, explique-lhes que, apesar de mais raros, os talões de cheque continuam existindo. Para ter talões de cheques, o emissor precisa ter uma conta no banco e saldo na conta, para que a pessoa que receber o cheque possa sacar no banco. Um cheque funciona como um contrato, no qual a pessoa que vai receber precisa confiar no emissor, pois não há como comprovar no ato da compra se há saldo na conta para compensar o cheque. O cheque também é usado como pagamento pré-datado, isto é, a data da compensação pode ser acordada. Diga ainda que, os cheques são muito utilizados como caução, quando é preciso deixar o valor como uma garantia, como, por exemplo, em aluguel de carros e de imóvel. Os supermercados também costumam usar esse tipo de pagamento. O pagamento por cheque, quando comparado ao cartão de crédito, por exemplo, favorece as negociações, pois não tem o custo do uso das maquininhas de cartão. Já algumas pessoas usam o cheque ainda por não terem familiaridade com os recursos de pagamentos digitais.
Sobre o QR-code, explique que ele oferece muitas vantagens para as empresas, como facilidade de acesso, rapidez e gratuidade, sendo muito útil para pagamento de contas. Além de pagamento eletrônico, muitas pessoas criam o QR-code que leva a um link de promoções, descontos, propaganda, entre outras informações comerciais e de prestação de serviços. Existem várias plataformas na internet para a criação de um QR-code, em que qualquer pessoa pode gerar esse código.
Fale um pouco sobre o Pix, que, atualmente, está revolucionando os meios de pagamento no Brasil. Ele oferece muitas vantagens, pois o pagamento pode ser feito em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, é instantâneo e gratuito para a pessoa física (explique que pessoa física é a pessoa com CPF, diferente da jurídica, com CNPJ, que tem empresa).
Sobre o uso do cartão de crédito, diga-lhes que ele pode ser muito útil para as pessoas, porém é preciso ter controle dos gastos e pagá-lo na data certa, pois os juros são altos, já que se trata de um tipo de empréstimo. O cartão deve ser usado com moderação para não comprometer o orçamento familiar.
Fale sobre o link de pagamento, que, durante a pandemia, se tornou uma ótima opção para os vendedores físicos que precisavam continuar vendendo seus produtos, sem precisar manter uma página na internet. O link de pagamento possibilita ao comprador um pagamento rápido e prático, sem contato físico, além de mais seguro, pois não precisa fornecer seus dados pessoais e nem de seu cartão de crédito.
Fale um pouco sobre as transferências bancárias, a TED e o DOC. Explique-lhes que, para realizar uma transferência via TED ou DOC, é preciso ter em mãos alguns dados pessoais de quem vai receber o dinheiro para que a operação seja concluída. Em sua maioria, os bancos cobram tarifas para TED ou DOC para outros bancos. Sobre as cédulas e moedas em circulação, diga-lhes que também foram adaptadas à atualidade, são menores e oferecem mais segurança. Além disso, as novas cédulas trazem no canto uma marca tátil, sendo mais acessíveis aos portadores de deficiência visual.
Por fim, finalize dizendo que os recursos digitais vieram para facilitar a vida de todos e para expandir as oportunidades empresariais, comerciais e de serviços. Como exemplo, fale das empresas que antes vendiam apenas para o seu bairro ou cidade, hoje podem vender para qualquer lugar do Brasil ou do mundo. As pessoas que prestam serviços podem usufruir das plataformas digitais para fazer cobranças com muito mais facilidade e rapidez.
Sugestões de adequação
Permita que os relatores usem como apoio na hora da apresentação, os cartões dos recursos para pagamento. Dessa forma, além deles associarem mais facilmente o nome à função de cada recurso de pagamento, o momento pode ser usado para esclarecer possíveis dúvidas e fazer o levantamento coletivo das vantagens e uso de cada recurso.
O que aprendemos?
Tempo sugerido:
10 minutos.
Orientações
Proponha-lhes que registrem em uma folha o nome de um recurso digital para pagamento que aprenderam hoje e escrevam as vantagens que este recurso traz para o comércio ou a prestação de serviços, tanto para o comprador quanto para o fornecedor.
Depois, peça-lhes para exemplificar uma conta de sua casa que é ou que pode ser paga usando um recurso digital. Oriente-os a apresentar o valor da conta e a forma de pagamento. No caso da conta da casa, fale que se não sabem como os familiares efetuam o pagamento dela, eles podem fazer uma sugestão de como poderia ser paga utilizando um dos recursos digitais explorados hoje. No caso do valor, se não souberem, peça para levantarem uma hipótese do valor aproximado. Depois que todos tiverem respondido às questões, avalie o desempenho de cada um pelas respostas registradas.
O que propor?
- Escreva o nome de um recurso digital para pagamento que você aprendeu hoje. Quais as vantagens que esse recurso traz para o comprador e para o fornecedor?
- Dê um exemplo de uma conta de sua casa que pode ser paga utilizando um recurso digital. Registre o valor da conta e o recurso digital de pagamento.
Sugestões de adequação
Caso perceba que os estudantes não conhecem os valores de contas mensais básicas pagas pelos seus familiares, escreva no quadro alguns exemplos delas (água, luz, aluguel, mercado) com seus valores e peça-lhes para escolher uma delas e apresentar uma forma de pagamento utilizando o recurso digital. Caso os estudantes tenham acesso à internet, digite as questões em um formulário do Google e crie um QR-code para ele. Depois, encaminhe o QR-code aos estudantes e peça-lhes para acessar o formulário usando um celular. Neste caso, eles podem fazer a avaliação de casa envolvendo seus familiares.