Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que, antes de iniciar esta aula, problematize o trabalho processual dos produtores culturais e artistas. Compartilhe com os estudantes imagens de obras de arte, produções/eventos artísticos e culturais e questione: Quanto custa a realização dessa produção artística? Ao adquirirem um “produto” vocês consideram todo o processo anterior à própria obra? Discuta e apresente aos estudantes desde a pré-produção até a produção de uma obra ou evento e finalize com a seguinte pergunta: De onde vem o financiamento para a produção/consumo da arte? (Responder à questão realizando as propostas do plano estruturado).
Para se aprofundar
Contexto
Tempo sugerido:
5 minutos.
Orientações
Para que os estudantes sejam apresentados ao tema da aula, faça uma chuva de ideias a partir da seguinte pergunta: Vocês sabem o que são produtos piratas? Já compraram algum? Quais? Liste no quadro os produtos verbalizados pelos estudantes para facilitar na visualização e na sequência, compartilhe a Lei nº 10.695/2003, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.695.htm. Acesso em: 06 out. 2021.
O que propor?
Peça aos estudantes para observarem e lerem a lei contra a violação de direitos autorais e identificarem no texto informações como os níveis de violação e punição. Na sequência, realize as seguintes perguntas:
- Para você, o que é pirataria?
- O que essa lei diz?
- Você concorda ou discorda dos pontos dessa lei? Justifique.
- Por que essa lei precisa existir?
- Você sabia que os produtos pirateados são prejudiciais para o consumo e a produção de bens artísticos e culturais?
Por fim, conclua esse momento da aula tecendo comentários a partir das respostas verbalizadas pelos estudantes.
Problematização
Tempo sugerido:
30 minutos.
Orientações
Após o levantamento de hipóteses, pergunte para a turma se alguém tem conhecimento sobre a forma de renda e como é comercializada a produção artística, escute as hipóteses dos estudantes e, na sequência, lance as perguntas disparadoras: Quais outros meios e estratégias o artista que autoproduz o seu trabalho tem para comercializar e sobreviver?
Divida a turma em grupos, para o trabalho posterior. Cada grupo deverá pensar, elaborar e planejar um protótipo de uma produção cultural, como festival, sarau, ou uma produção artística, como grafite, encenação teatral, mostra de dança ou composição/interpretação musical. Neste momento, peça sugestões para os estudantes, assim surgirão ideias conforme a área de interesse deles. A ideia central é que os estudantes sejam os artistas que discutam e proponham como será esse evento/produção. Para isso, eles já podem calcular o quanto deverão investir financeiramente para a realização do protótipo.
O que propor?
Em grupos, os estudantes irão ler e discutir o artigo “Qual é a realidade do incentivo à cultura no Brasil?”, comparando-o com o trecho do texto “The German Arts Funding Model” (ambos os textos podem ser encontrados nos materiais complementares deste plano). Logo após terem contato com o artigo em português, desenvolva as seguintes atividades com os estudantes para facilitar a compreensão do texto em inglês. Você pode conduzi-las oralmente:
1- Observem o título. Quais são as palavras cognatas nele presentes?
Resposta: Arts; model.
2- A palavra German designa nacionalidade. Sobre qual país teremos mais informações ao lermos o texto?
Resposta: Alemanha.
Após a análise do título, peça aos estudantes para lerem o texto. Oriente-os a procurarem palavras cognatas durante a leitura e a inferir o significado das demais a partir delas. Deixe claro que não é preciso decodificar cada palavra, mas sim entender o sentido geral do trecho em questão. Depois, leia as informações a seguir e diga aos estudantes para classificá-las como verdadeiras ou falsas conforme as informações do texto. Eles podem responder oralmente:
- Pouca verba é destinada às instituições culturais administradas pelos municípios.
Resposta: Falso. A maior parte da verba é destinada às instituições culturais administradas pelos municípios (“The vast majority of the funding goes to the cultural institutions the cities own and operate [...]”).
- Uma pequena parte da verba é reservada para artistas independentes.
Resposta: Verdadeiro (“[...] a smaller fund is also reserved for independent artists [...]”).
- Os ministérios das artes são os responsáveis por distribuir a verba entre as instituições e os artistas.
Resposta: Verdadeiro ([...] Each city government has an arts ministry that distributes the funding for the local institutions and artists [...]”).
- Os ministérios geralmente não possuem especialistas em diferentes áreas das artes.
Resposta: Falso. Os ministérios geralmente possuem especialistas em diferentes áreas das artes (“[...] They usually have a staff of specialists for each genre, such as music, theater, dance, film and photography [...]”).
- Os artistas independentes não precisam se candidatar caso desejem receber incentivos financeiros do governo.
Resposta: Falso. Os artistas independentes precisam se candidatar caso desejem receber incentivos financeiros do governo ([...] The independent artists make applications for funding [...]”).
Em seguida, dê início à discussão. Medie a atividade a partir das perguntas: De que forma o consumo de produtos pirateados prejudica o incentivo à cultura no Brasil? Quais outros meios de incentivo poderiam existir no Brasil, comparado com o modelo de financiamento de artes alemãs?
Após a leitura e as discussões, cada grupo deverá prototipar um produto artístico e cultural, em que os estudantes deverão discutir e sistematizar a proposta do evento/produção artística e cultural que acontecerá no colégio. Os estudantes poderão pesquisar no laboratório de informática os valores dos materiais, o cachê dos artistas, a prestação de serviço terceirizado, a locação do espaço/som/luz, precificando o custo dessa produção. Caso não seja possível a utilização desses recursos de pesquisa, os estudantes podem estimar esses valores e pesquisá-los posteriormente, perguntando a artistas acostumados a realizar esse tipo de cotação de preços na cidade onde vivem e comparando com o valor estimado inicialmente.
Por fim, peça aos estudantes para produzirem uma propaganda para a apresentação da proposta para os demais da turma, estimulando os colegas a consumirem seu produto artístico.
Sistematização
Tempo sugerido:
10 minutos.
Orientações
Nesse momento os estudantes deverão sistematizar a proposta do evento/produção artística e cultural e mostrar uns para os outros. A ideia é propagandear o protótipo da produção cultural, apresentando a proposta e o valor a ser cobrado pelo evento/produção.
O que propor?
Peça aos estudantes para sistematizarem a proposta em um papel sulfite A4 e, na sequência, cada grupo deverá eleger um colega para apresentar/propagandear para os demais da turma a proposta.
Após a finalização das apresentações, reflita com os estudantes a partir das seguintes problemáticas:
- Vocês consideram que o preço cobrado é justo?
- O valor do ingresso custeia todas as despesas envolvidas na produção do evento? Há riscos, quais?
- Por que os produtos/eventos artísticos e culturais precisam ser cobrados?
- De que forma os eventos/produções artísticos e culturais podem ser barateados ou gratuitos?
Escute as hipóteses e discuta, a partir das respostas levantadas pelos estudantes.
O que aprendemos?
Tempo sugerido:
5 minutos.
Orientações
Proponha uma avaliação entre grupos. É importante fomentar que a produção artística e cultural incentiva a prática da produção coletiva, nesse sentido é importante que os demais façam uma avaliação dos demais grupos, frente ao desafio proposto.
O que propor?
Entregue uma folha para cada um dos grupos responder às seguintes questões:
- De que forma o grupo demonstrou respeito e participação ao escutar as propostas dos outros grupos?
- Quais dos grupos conseguiu contemplar a proposta da atividade? Justifique.
- Se fosse ajustar uma proposta, qual delas seria? Escreva sugestões.
Respondidas as questões, recolha as folhas e analise as respostas. Em outra aula, você pode ler as respostas mais relevantes para a turma e analisar a viabilidade do projeto.