Plano de Aula

Plano de aula: Consumo de arte e cultura: onde e como consumir?

Descrição

Este plano de aula foi estruturado para que o aluno reflita o consumo da arte, a partir do próprio repertório e gosto das produções artísticas, identificando produções em nível: local, regional, nacional e internacional. Os alunos serão conduzidos para uma visita ao museu virtual, relativizando seu repertório artístico, através de discussões promovidas, a partir do patrimônio cultural imaterial. O plano pode acontecer no contexto de um único componente curricular ou combinar encontros envolvendo os componentes de Artes e Língua Inglesa.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Espaços artísticos e culturais.
  • Visita ao museu virtual.
  • Curadoria e repertório pessoal.
  • Patrimônio cultural imaterial.
  • Consumo, cultura e identidade.

Objetivos de aprendizagem

  • Caracterizar o repertório pessoal de consumo de arte local, regional, nacional e internacional.
  • Identificar, através de pesquisa virtual, museus, teatros, cinemas, casas de show e espaços culturais da cidade.
  • Explicar o consumo das produções artísticas e culturais do patrimônio cultural (imaterial e material).

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania