Pensar o consumismo e seus impactos na vida das pessoas e da comunidade, como se propõe neste plano de aula, é dever de todos os cidadãos que habitam um planeta em estado de emergência ambiental e gigantesca desigualdade socioeconômica. De maneira simples e direta, busca-se refletir sobre o consumismo, objetivando criar condições para que o dinheiro seja gasto conscientemente proporcionar condições para o desenvolvimento socioeconômico individual e coletivo. Este plano pode acontecer no contexto de um único componente curricular ou combinar encontros envolvendo os componentes de Geografia, Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
Transformação das paisagens naturais e antrópicas.
Produção, circulação e consumo de mercadorias.
Apreciação e réplica. Relação entre gêneros e mídias.
Efeitos de sentido.
Objetivos de aprendizagem
Identificar a função dos anúncios publicitários.
Analisar o ciclo de vida de materiais.
Relacionar os impactos do consumismo na vida e na comunidade.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Os estudantes devem pesquisar previamente em jornais, revistas ou na internet anúncios publicitários de produtos que gostariam de comprar. Eles devem trazer para aula recortes desses anúncios ou fotografias digitais que possam ser apresentadas ao grupo. Caso isso não seja possível, o estudante deve descrever detalhadamente como era o anúncio pesquisado. Para otimizar o tempo da aula, seria interessante que a sala já estivesse dividida em grupos de quatro pessoas.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:
Computador com acesso à internet.
Livros, reportagens e outros materiais impressos que podem servir de fonte de pesquisa.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido:
7 minutos.
Orientações
Com a turma dividida em grupos de quatro estudantes apresente os seguintes materiais impressos, on-line ou projetando:
Eu, Etiqueta
[...] desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens,
letras falantes,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada. [...]
ANDRADE, Carlos Drummond. Eu, Etiqueta. Secretaria de Educação do Paraná, 2021. Disponível em: eu_etiqueta.pdf (seed.pr.gov.br). Acesso em: 13 out. 2021.
O que propor?
Propor que observem a imagem e o texto, discutam no grupo e respondam aos seguintes questionamentos:
Qual é a relação existente entre o texto e a imagem?
Espera-se que os estudantes respondam que o poema retrata as características de um anúncio publicitário e a imagem apresenta um anúncio.
Para que serve um anúncio?
Espera-se que os estudantes reconheçam que os anúncios servem para estimular a compra do produto que está sendo anunciado.
Por que o homem pode ser considerado um anúncio itinerante?
Espera-se que os estudantes respondam que usamos produtos com suas marcas aparentes em nosso vestuário e calçados.
Sugestões de adequação
Para essa etapa os estudantes podem compartilhar oralmente as respostas das perguntas com seu grupo. Caso não seja possível, proponha uma observação individual e que as respostas sejam escritas em seus cadernos. Outra possibilidade interessante é apresentar o texto “Eu, etiqueta” na íntegra, seja escrito ou por meio de um vídeo como o disponibilizado a seguir:
Problematização
Tempo sugerido:
23 minutos.
Orientações
Inicie essa etapa com uma roda de conversa. Comente com os estudantes que, como o poema “Eu, Etiqueta” menciona, os anúncios nos passam a ideia de indispensabilidade. Estimule-os a explicarem o que isso significa e a comentarem quando eles sentiram necessidade de comprar algo devido a um anúncio publicitário.
O que propor?
Solicite aos estudantes que, em grupos de quatro pessoas, façam uma lista dos produtos previamente pesquisados que gostariam muito de ter ou que já tenham comprado. Os estudantes deverão escolher um desses produtos, pesquisar em jornais, revistas ou na internet quais as matérias-primas são utilizadas em sua produção, quais os resíduos essa produção gera e em quais locais esses resíduos são descartados. Essas informações deverão estar sistematizadas no caderno dos estudantes seguindo o modelo:
Produto:
Matérias-primas:
Resíduos gerados:
Descarte comum dos resíduos:
Sistematização
Tempo sugerido:
10 minutos.
Orientações
A partir da sistematização das pesquisas realizadas pelo grupo, os estudantes deverão ser conduzidos a refletir nas consequências do consumo para a comunidade.
O que propor?
Solicite aos estudantes que, ainda nos grupos, construam por meio de um texto, uma tabela, um mapa conceitual a resposta para a seguinte pergunta: De que forma o consumo pode impactar a minha comunidade? Solicite aos grupos que compartilhem as respostas produzidas e escrevam no quadro as principais informações apresentadas.
Sugestões de adequação
Caso o tempo esteja apertado, proponha que essa etapa seja feita com a turma toda em vez de uma produção em grupos. Os estudantes podem expor oralmente suas ideias e um representante sintetizar as principais informações no quadro.
O que aprendemos?
Tempo sugerido:
10 minutos.
Orientações
Compartilhe com os estudantes, por cópia, eletronicamente ou em projeção, o fluxograma da imagem 2.
Primeiro, analise o título do fluxograma com os estudantes. Escreva a palavra consumerism no quadro e pergunte quais palavras em português vêm à mente quando eles olham para ela. Provavelmente, por razões de grafia semelhante, os estudantes irão mencionar palavras pertencentes ao universo do consumo. Anote as contribuições dos estudantes no quadro, puxando setas a partir da palavra em inglês. Em seguida, com base nas palavras mencionadas, peça para a turma levantar hipóteses sobre o conteúdo do fluxograma. As perguntas abaixo podem guiá-lo nesse momento. Faça-as oralmente:
1- O título do fluxograma é uma afirmação ou uma pergunta?
Resposta esperada: Uma pergunta.
2- Quando nos deparamos com uma pergunta em um texto, o que esperamos que apareça em seguida?
Resposta esperada: Uma resposta.
3- Por que você acha que a resposta está dividida em tópicos numerados?
Resposta esperada: Porque, dessa forma, podemos entender melhor cada fase do consumismo e a consequência de cada uma delas.
Por fim, peça aos estudantes para lerem o texto presente no fluxograma e correlacionarem as colunas abaixo. Escreva-as no quadro. Essa atividade irá ajudá-los a compreender o que está escrito, preparando-os para o momento da autoavaliação.
Brands [ ] Comportamento
Manipulative advertising [ ] Marcas
Behavior [ ] Lucros
Profits [ ] Publicidade manipuladora
Boost [ ] Impulsiona
Respostas: c - a - d - b - e
O que propor?
Solicite aos estudantes que comentem o que entenderam do fluxograma e depois façam uma autoavaliação sobre o que aprenderam ao longo da aula, escrevendo em seus cadernos um pequeno texto com o seguinte tema: como posso consumir causando menos prejuízos econômicos e ambientais para mim e para a minha comunidade?
Sugestões de adequação
Para essa etapa também é possível as reflexões serem compartilhadas oralmente pelos estudantes. Outra possibilidade interessante é que cada um escreva suas reflexões em um post-it a ser colocado em um quadro e compartilhado com toda a turma.
A pesquisa prévia poderá ser encomendada ao estudante por mensagem em redes sociais, grupos de WhatsApp ou em folha impressa. O material de contextualização pode ser compartilhado no mesmo documento da pesquisa prévia com as questões de interpretação sugeridas, para que o estudante responda virtualmente ou no papel.
Na etapa de problematização, na impossibilidade da formação de grupos virtuais, a proposta de atividade pode ser feita individualmente. Os links dos materiais de aprofundamento disponíveis no início deste plano podem ser compartilhados com os estudantes para facilitar o trabalho.
A proposta de sistematização e aprendizado também poderá ser feita individualmente e, além dos possíveis produtos descritos na seção “Sistematização” em meio físico (texto, tabela, mapas conceituais etc,), o estudante poderá apresentar a resposta para o questionamento pelo compartilhamento de uma gravação de voz ou em um pequeno vídeo.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.