Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que, antes desta aula, os estudantes já tenham trabalhado como verificar a precificação de produtos, o valor das cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro e como elaborar problemas matemáticos. Providencie, também, encartes promocionais de lojas de eletrodoméstico ou móveis antecipadamente.
Para se aprofundar
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Computador (se houver).
- Projetor (se houver).
- Folhas de cartolina (uma por grupo).
- Encartes com ofertas de lojas de eletrodoméstico ou móveis.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido:
10 minutos.
Orientações
Organize a turma em quatro grupos. Inicie uma discussão sobre o que os estudantes sabem sobre compra à vista e a prazo. Caso perceba que algum estudante ainda não conhece os termos, explique-lhes que, ao realizar a compra de um determinado produto, o consumidor pode escolher pelo pagamento à vista, ou seja, efetuar o pagamento do valor total do produto ou parcelado, dividindo o valor em parcelas mensais.
Questione-os sobre como suas famílias costumam efetuar o pagamento ao adquirir um produto ou bem. Diga-lhes que a venda a prazo é uma opção para quem não pode desembolsar o valor total, dessa forma ele é dividido em parcelas. Questione-os se essa opção de pagamento é vantajosa ao consumidor se não for muito bem analisada?
O que propor?
Projete ou escreva no quadro a seguinte situação.
“A mãe de Roberta resolveu comprar uma televisão de LCD. Em uma das lojas pesquisadas, o valor da TV é de R$ 1.800,00 na opção de pagamento à vista. Ela resolveu pagar em 5 parcelas de R$396,00. Qual valor será pago no produto ao término das prestações?”
Peça aos grupos para resolver o problema e discutir sobre o que observaram:
- Com a compra a prazo, o valor total do produto teve alteração?
- Se sim, a mãe de Roberta vai pagar um valor maior ou menor no produto?
- Na sua opinião, foi vantajosa essa forma de pagamento para a mãe de Roberta? Por quê?
Sugestões de adequação
A sugestão é que no 4º ano seja trabalhado problemas apenas com valores monetários, porém no 5º ano, como já se acrescenta a ideia de porcentagem, o problema pode ser adaptado, acrescentando o cálculo do percentual de desconto ou acréscimo.
Para isso, é possível acrescentar uma pergunta na discussão, como: Supondo que a compra seja a prazo, qual o percentual de acréscimo no valor do produto?
Problematização
Tempo sugerido:
20 minutos.
Orientações
Distribua para cada grupo uma folha de cartolina e um encarte de promoções de lojas de eletrodoméstico ou móveis.
O que propor?
Proponha a cada grupo que monte um cartaz com um problema a ser resolvido pelos colegas. Nesse cartaz deve haver a imagem do produto com seus respectivos preços. Os estudantes devem escrever um problema para que os demais grupos possam resolver e analisar os possíveis acréscimos ou descontos para aquisição daqueles produtos. É importante que tenha valores de pagamentos à vista e a prazo. Circule pelos grupos e faça as mediações necessárias. Incentive os estudantes a compreender e colocar em suas produções o conceito de receber desconto em pagamentos à vista e haver acréscimos em compras feitas a prazo. Após elaborado os problemas, troque os cartazes entre os grupos e peça-lhes para solucionar e refletir as possíveis vantagens e desvantagens na aquisição do produto.
Sugestões de adequação
Caso não seja possível ter os encartes, os estudantes podem desenhar e criar um valor fictício para seus produtos. Vale uma conversa para refletirem quais produtos ou bens são comumente vendidos com opções de pagamento à vista e a prazo.
Sistematização
Tempo sugerido:
10 minutos.
Orientações
Organize a exposição dos cartazes e peça a cada grupo para apresentar o problema e sua respectiva solução.
O que propor?
A cada apresentação, proponha uma discussão para que juntos possam debater sobre cada situação. Verifique com os demais grupos se todos concordam com os problemas elaborados e suas soluções. Se achar pertinente, registre no quadro a discussão.
Algumas sugestões de perguntas que podem nortear a conversa:
- Qual é o preço à vista do produto?
- Se comprado a prazo, esse valor tem alteração?
- De quanto é a diferença entre o preço anunciado à vista e a prazo do produto?
- Se o pagamento for à vista, tem algum desconto na proposta?
- Qual é a forma mais vantajosa para o consumidor? O pagamento à vista ou a prazo?
O que aprendemos?
Tempo sugerido:
10 minutos.
Orientações
Registre no quadro ou leve impresso em uma folha para cada estudante as seguintes informações:
- Evandro
- Geladeira
- R$ 2.100,00
- R$ 315,00 de desconto
- R$ 420,00 de acréscimo.
O que propor?
Proponha que, individualmente, elaborem um problema e sua solução, utilizando as informações fornecidas. Reforce a importância do problema estar completo com a utilização dos termos de negociação na aquisição de um produto.
Sugestões de adequação
Assim como em todas as etapas deste plano, se aplicado para turmas do 5º ano, a proposta pode ser com a ideia de porcentagem a ser calculada nos valores de desconto e de acréscimos do produto.
Por exemplo:
- Evandro
- Geladeira
- R$ 2.100,00
- 15% de desconto.
- 20% de acréscimo no valor total do produto.