Plano de Aula

Plano de aula: O valor das coisas: precificando produtos e serviços

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos para 4º ou 5º anos do Ensino Fundamental, envolvendo o componente curricular de Geografia. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade. Além disso, a sequência trata de algumas competências gerais da Educação Básica também previstas na BNCC. As habilidades e as competências estão descritas no plano. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre como se dá o processo de precificação de produtos e serviços.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Formação do preço de produtos e serviços.
  • Custo de produtos.
  • Despesas (gastos) e lucro.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar o que compõe o preço de um produto ou serviço.
  • Relacionar o valor do produto ou serviço ao processo de produção e ao tipo de trabalho envolvido.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

10. Responsabilidade e cidadania

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Indica-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC proposta neste plano, abrangendo temas ou conceitos, como: lucro, gastos, impostos, matéria-prima, mão de obra, processos de produção e circulação de produtos diversos e diferenças nos tipos de trabalho. Caso não tenha trabalhado com eles esses temas, você pode realizar antes outros planos de aula relacionados a tais habilidades da BNCC. Sugere-se, também, que faça uma leitura e/ou converse com os estudantes sobre os assuntos. Você pode promover uma discussão, apresentando imagens ou figuras de produtos, serviços e diferentes formas de trabalho.

Seguem alguns links para você poder refletir e se aprofundar nos demais temas deste plano.

Para se aprofundar

Para sabe mais sobre a prática da precificação, acesse:

Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema do plano de aula, acesse:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Encartes de supermercado (um por grupo) ou a imagem de um encarte num cartaz ou projetada para a turma.
  • Cada grupo deverá receber a cópia de uma das atividades ou uma cópia da mesma atividade por  estudante.

Se sua turma formar mais de quatro grupos, dois recebem a atividade 1, dois recebem a atividade 2, e assim por diante.

  • Folhas pautadas avulsas.
  • Quadro, folhas de cartolina ou papel pardo (se preferir, equipamento para projeção - computador e projetor).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Veja outros planos que exploram a habilidade EF04GE08 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS