Plano de aula: O que pode ser considerada uma boa compra?

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de modo interdisciplinar. Nele será abordada a ideia do custo de oportunidade. Pretende-se mostrar que a escolha de um produto envolve muitos fatores, não somente os aspectos financeiros relacionados ao preço do produto. Este plano de aula terá como base o trabalho com custo-benefício, envolvendo o componente curricular de Geografia.

Objeto de conhecimento

•  Consumo.

Objetivos de aprendizagem

• Identificar qual custo de oportunidade envolve dimensões um pouco mais amplas do que simplesmente fazer escolhas que englobam também noções de tempo, renúncia e escassez.
  • Relacionar as escolhas que dizem respeito às finanças pessoais e/ou familiares com as consequências no cotidiano das famílias.
  • Relacionar o conceito de custo de oportunidade ao estabelecimento de metas para conquistas de objetivos e sonhos.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida