Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de modo interdisciplinar. Nele será abordada a ideia do custo de oportunidade. Pretende-se mostrar que a escolha de um produto envolve muitos fatores, não somente os aspectos financeiros relacionados ao preço do produto. Este plano de aula terá como base o trabalho com custo-benefício, envolvendo o componente curricular de Geografia.
Identificar qual custo de oportunidade envolve dimensões um pouco mais amplas do que simplesmente fazer escolhas que englobam também noções de tempo, renúncia e escassez.
Relacionar as escolhas que dizem respeito às finanças pessoais e/ou familiares com as consequências no cotidiano das famílias.
Relacionar o conceito de custo de oportunidade ao estabelecimento de metas para conquistas de objetivos e sonhos.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Caso sua escola não disponha de internet, faça o download com antecedência dos vídeos que deverão ser utilizados durante a aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Retroprojetor, notebook ou tablet, tela, cortina ou parede para projeção de vídeos.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações
Apresente o tema para a turma e assistam ao vídeo do poema “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles, ou escreva no quadro e peça aos estudantes para ler em voz alta. Em seguida, pergunte-lhes sobre o que trata o poema.Espera-se que eles reconheçam que o poema fala sobre ESCOLHAS! Este é o ponto de partida para se entender o conceito de custo de oportunidade. Todos fazemos escolhas. Algumas simples e de baixo impacto futuro; outras, mais complexas, com maiores riscos e que demandam mais análise e planejamento. Tempo, prioridade e escolhas podem ajudar a realizar sonhos. Um dos objetivos de abordar o tema gestão de finanças pessoais é justamente refletir e possibilitar o alcance de nossos sonhos e metas, por isso, os estudantes devem ser levados a entender que a realização desses sonhos só é possível por meio de escolhas.
O que propor?
Assista com a turma ao vídeo que apresenta o poema “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles:
Em seguida, faça as perguntas:
Do que trata o poema?
Você sabe o que é custo de oportunidade? E custo-benefício?
Deixe os estudantes responderem para valorizar o conhecimento prévio deles. Indague-os se percebem relação entre o tema do poema e custo de oportunidades e benefícios. Espera-se que eles reconheçam que o poema fala sobre escolhas, pois este é o ponto de partida para que compreendam o conceito de custo de oportunidade. Esse debate deve esclarecer que todos nós fazemos escolhas: algumas simples e de baixo impacto futuro; outras, mais complexas, com maiores riscos e que demandam mais análise e planejamento. Tempo, prioridade e escolhas podem ajudar a realizar sonhos.
Um dos objetivos de se tratar do tema gestão de finanças pessoais é justamente refletir e possibilitar o alcance de nossos sonhos e metas, por isso, o estudante deve ser levado a refletir e entender que a realização desses sonhos só é possível por meio de escolhas. Esclareça-lhes que os conceitos de custo de oportunidade de custo-benefício serão apresentados na sequência da aula.
Sugestões de adequação
Você poderá utilizar exemplos que fazem parte do contexto socioeconômico dos estudantes para exemplificar a importância de fazer boas escolhas, e que não podemos ter tudo o que queremos, porque não dispomos de recursos infinitos.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações
O vídeo “Eu vou levar” mostra dois jovens, de condições socioeconômicas semelhantes, comprando tênis em uma loja.
O texto 1 trabalha o conceito de custo-benefício, esclarecendo que uma compra é boa quando os benefícios são maiores que os custos envolvidos, e os custos podem envolver outras variáveis além do dinheiro.
O texto 2 trabalha o conceito de custo de oportunidade, como aquilo que deixamos de ganhar quando escolhemos uma coisa e, por isso, abrimos mão de outras.
O que propor?
Mostre o vídeo “Eu vou levar” sobre dois jovens, de condições socioeconômicas semelhantes, comprando tênis em uma loja. A postura de cada um deles denota estratégias de compra bastante distintas. Na cena, fica evidenciada a necessidade de refletir e ponderar sobre as consequências das nossas decisões. Em seguida, divida a turma em equipes de três ou quatro pessoas e compartilhe os textos 1 e 2: “O que é custo-benefício” e “O que é custo de oportunidade” com as equipes. Os estudantes devem responder as seguintes perguntas:
No vídeo, a relação custo-benefício na compra de um tênis é igual para os dois jovens? Justifique a resposta.
Qual dos dois jovens levou em consideração as relações de custo-benefício e custo de oportunidade?
Todos nós temos sonhos. E muitos dos nossos sonhos têm custos, certo? O que você está fazendo para tornar seu sonho realidade? De que está abrindo mão?
Auxilie as equipes durante as respostas e esclareça as possíveis dúvidas que possam surgir nas respostas
Espera-se que os estudantes identifiquem que a relação custo-benefício não é igual para os dois jovens: enquanto um deles pretende comprar um tênis, porque precisa usar na prática de atividade física, o outro pretende comprá-lo, porque é um lançamento e ele não tem um igual.
Aquele que comprou o tênis à vista, porque percebeu que, se parcelasse sua compra, pagaria um valor maior do que o preço inicial do tênis, e pagando à vista, teria um bom desconto.
Resposta pessoal. Lembre-os de que todo sonho tem seu valor para quem o deseja, então ele nunca é inferior a nenhum outro. Todos os sonhos devem ser respeitados. Estimule os estudantes a pensar nos benefícios de realizar um sonho com planejamento adequado, mesmo que seja necessário abrir mão de algumas coisas para alcançá-lo.
Sugestões de adequação
Debata com os estudantes os conceitos de custo-benefício e custo de oportunidade, utilizando exemplos locais de consumo e/ou produção.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações
Ainda em grupos, estimule-os a apresentar suas respostas sobre seus sonhos e o custo de oportunidade presentes nas coisas de que estão dispostos a abrir mão para tornar seu sonho realidade. Aproveite o momento para encorajá-los a planejar suas ações para escolhas futuras.
O que propor?
A partir do seu sonho de consumo, crie um tutorial de como fazer uma boa compra: quais passos você deve seguir para conseguir realizar seu sonho e alcançar seu objetivo. Ao final, compartilhe seu tutorial com a turma.
Sugestões de adequação
Proponha a criação de um jogo em que, para avançar casas , o jogador precisa estabelecer as melhores relações de compra ou de produção, de acordo com a realidade da região e/ou de onde a escola está inserida.
O que aprendemos?
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações
Cada equipe deve apresentar seu tutorial, e a turma poderá avaliar, sugerindo alterações ou acrescentando novas informações.
O que propor?
Compartilhe seu tutorial para a turma. Permita-lhes fazer alterações e acréscimos, caso julguem necessário. Ao final, compare seu tutorial original com o modificado e veja se há muitas diferenças, se ficou melhor e se ele pode ser aplicado em uma compra para você ou sua família.
Sugestões de adequação
Faça um jogo, em que, para avançar casas, é necessário fazer a melhor escolha na aquisição ou produção de um bem. A cada boa aquisição ou produção, o jogador fica mais próximo da vitória. Os desafios de compra e produção devem ser feitos de acordo com a realidade da região onde a escola se localiza.
Você pode compartilhar, via WhatsApp, o vídeo do poema “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles, encontrado no linkhttps://www.youtube.com/watch?v=ehTHEZlWyvk, e o vídeo “Eu vou levar”, acessado no link https://www.youtube.com/watch?v=FdTip4SdWMw, bem como os textos in box sobre custo-benefício e custo de oportunidade. A atividade do tutorial também pode ser entregue via WhatsApp ou pelo compartilhamento da tela, durante a aula, na formato de slides.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.