Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de educação financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Antes da aula, selecione uma região situada distante daquela em que você atua e investigue a produção de materiais que podem ser distribuídos para sua cidade ou estado. Por exemplo, se você mora em São Paulo, busque produtos que são transportados de Fortaleza para São Paulo e, então, organize uma lista para ser utilizada na problematização do seu plano. Você pode pedir que essa pesquisa seja realizada pelos estudantes e combinar uma discussão prévia para que escolham alguns produtos com maior destaque para abordar nesta aula. Amplie essas ideias, considerando a importação de produtos, que cresce cada vez mais em nosso país, e organize os dados a serem usados com os estudantes.
Separe as imagens disponíveis nos anexos. Se necessário, atualize as informações.
Para se aprofundar
Está caro ou está barato? Tudo depende do nosso ponto de vista e do valor que atribuímos às coisas. E atenção: valor é diferente de preço. Para saber um pouco mais sobre isso e aprofundar suas reflexões, ampliando as discussões com os estudantes, sugerimos a leitura da matéria disponível em https://dinheirama.com/caro-barato-ponto-vista/
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:
- Lista de produtos consumidos em seu local de vivência, mas produzidos em outros estados, além do preço com o qual são comercializados.
- Imagem disponível no anexo 1. Você pode providenciar uma cópia da imagem para cada grupo ou projetá-la para que as discussões sejam realizadas.
- Mapa do Brasil e mapa-múndi.
- Sugestão de tabela para registro disponível no anexo 2. Esse material é apenas uma sugestão para a etapa de contextualização, que também pode ser registrada livremente no caderno.
- Esquema para elaboração do ciclo de um produto, disponível no anexo 3.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Para otimizar o tempo da aula, organize os estudantes em grupos e distribua a lista com os produtos, previamente elaborada. Coloque o mapa do Brasil e o mapa-múndi em local visível e acessível para toda a turma. Caso a escola não disponha de um mapa, você pode projetá-lo ou distribuir cópias para os grupos, ou, ainda, explorar o livro didático.
Analise previamente a necessidade de usar a tabela disponível no anexo 2 para esse momento. Ela é apenas uma sugestão, tendo em vista que a proposta inicial é que o registro seja feito no caderno dos estudantes.
O que propor?
Antes de propor a atividade de análise de produtos, pergunte ao grupo sobre os conceitos de caro e barato. Você pode exemplificar com algum objeto ou produto, perguntando sobre as percepções dos estudantes em relação a esse objeto ou produto ser caro ou barato. Explique aos estudantes que esse conceito será explorado ao longo do plano.
Solicite que identifiquem no mapa do Brasil ou no mapa-múndi os locais de onde os produtos, previamente selecionados, vieram. Em grupos, os estudantes devem explorar os mapas e registrar suas descobertas na lista que receberam.
Em seguida questione:
- Como esses produtos chegaram aqui?
- Quanto tempo será que demorou?
- Qual o meio de transporte utilizado?
- Para ser produzido, que recurso natural foi utilizado?
Possibilite que os estudantes expressem suas considerações e cuide para que consigam registrar as ideias iniciais no caderno.
Sugestões de adequação
De acordo com as especificidades da sua turma e, como forma de facilitar o registro, você pode organizar as informações em uma tabela, considerando: produto-local de produção-transporte-recurso natural. Deixamos disponível uma sugestão no anexo 2.
Problematização
Tempo sugerido
25 minutos.
Orientações
Nessa etapa, os estudantes devem construir o ciclo de produção de um dos produtos da lista previamente preparada e usada na etapa anterior. Para isso, utilizarão o esquema sugerido no anexo 3. Você pode adaptá-lo de acordo com as necessidades da sua turma, acrescentar mais etapas ou, ainda, deixar essa elaboração livre.
Solicite que cada grupo escolha o produto que será usado no ciclo de produção e separe os papéis que irão desempenhar nessa produção. Você pode pedir, por exemplo, que cada estudante seja responsável:
- pelo preenchimento das informações no esquema;
- pela organização dos materiais do grupo;
- por estimar o custo de cada etapa;
- pelo compartilhamento das ideias.
O que propor?
O(a) professor(a) pode perguntar: Como esse produto chegou até você? E assim iniciar com a turma a problematização.
Entregue o esquema, disponível no anexo 3, para os grupos, indique qual é o produto de cada um e oriente-os quanto à organização das funções e das etapas do processo produtivo.
No primeiro momento eles precisam identificar o recurso natural usado nessa produção e explicar como essa extração é feita.
Em seguida, pensar como esse material é transformado, o local onde isso acontece, as pessoas envolvidas nessa produção e o custo que tudo isso possui. O custo deve ser indicado por $, $$, $$$, $$$$ ou $$$$$.
Explique que devem considerar, também, possíveis embalagens e rótulos utilizados antes da distribuição ao consumidor final.
Na sequência, com o produto pronto para ser comercializado, devem explicar como ele é transportado até lojas, mercados ou outros centros de distribuição.
Certifique-se que compreenderam o preenchimento e circule entre os grupos, apoiando a produção. Terminada essa etapa, possibilite que cada grupo compartilhe o que fez.
Sugestões de adequação
Você pode construir o esquema do anexo 3 na lousa, escolher apenas um produto que seja mais comum em sua região e preencher coletivamente, discutindo cada etapa.
Sistematização
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
Os estudantes devem comparar os esquemas elaborados pelos grupos e analisar se o preço dos produtos tem relação com todo o processo de produção.
Retome a discussão apresentada na contextualização, a análise das distâncias, e conduza sua mediação para que a turma perceba que o custo de um produto depende de muitos fatores.
Amplie as discussões com a apresentação das imagens do anexo 1.
O que propor?
Após apresentações de todos os grupos, proponha os seguintes questionamentos:
- O que nos faz comprar esse produto? Uma necessidade ou uma vontade?
- Isso interfere no ciclo de produção?
- Será que o produto fica mais caro ou mais barato de acordo com esses critérios?
Identifique o produto considerado mais caro pelos grupos e compare com o preço investigado previamente por você.
Apresente o resultado para os grupos e compare com os resultados compartilhados por eles.
Nesse momento, a mediação das discussões deve possibilitar que os estudantes compreendam que as diferenças decorrem de todo o processo produtivo, desde a exploração do recurso até o consumidor final. Explore mais uma vez os esquemas, o transporte, o gasto com combustível, com funcionários, com embalagens e oriente-os a avaliar que tudo isso impacta o preço final.
Entregue aos grupos a imagem disponível no anexo 1 e possibilite que explorem as informações.
Nesse momento, diferencie o que é importação de exportação, para que possam ampliar as reflexões sobre os dados apresentados na imagem.
Sugestões de adequação
A imagem disponível no anexo pode ser projetada para todos os grupos.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
A partir da imagem disponível no anexo 1, explore os questionamentos apresentados.
O que propor?
- De acordo com os gráficos, a maior parte dos produtos importados (vindos de outros países) vem da China. Que impactos isso pode trazer para o preço dos produtos que serão comercializados aqui no Brasil?
- Que motivos fazem o estado de São Paulo ser o maior importador de produtos?
- O consumo de produtos locais interfere no preço final?
Solicite que os grupos discutam entre si e apresentem suas considerações. A partir dos argumentos expostos por eles, construa um texto coletivo que sistematize as principais aprendizagens construídas após a aula.
Sugestões de adequação
As questões podem ser impressas com antecedência, recolhidas e retomadas na aula seguinte, usando um exemplo de produto importado com baixa durabilidade e preço, aprofundando as reflexões sobre o assunto. O texto coletivo pode ser retomado na aula posterior e ampliado, caso alguma informação significativa não tenha sido contemplada.