Plano de aula: 3 Rs e o consumo consciente

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades de Geografia e podem ser ampliados para as de Ciências, Língua Portuguesa e Matemática.

Apresentamos a ideia dos 3Rs e das ações que podem ser planejadas na escola, contribuindo com o consumo consciente e a mitigação de danos causados pelo consumismo desenfreado e pela exploração dos recursos naturais como fontes inesgotáveis de matéria-prima. A investigação dos diferentes espaços, ressignificando seu uso e suas escolhas de modo sensível, torna-se ferramenta essencial de sensibilização, capaz de minimizar muitos impactos de ordem ambiental, social e econômica, pilares da sustentabilidade que fundamentam esse trabalho.

Para ampliar essas discussões, você pode trabalhar também o plano Consumo Consciente. Ele aborda a questão do consumo consciente e do quanto nossas escolhas interferem em tudo que está à nossa volta.

Objeto de conhecimento

•  Impactos ambientais.
  •  Recursos naturais.
  •  Transformação da matéria.
  •  3Rs.

Objetivos de aprendizagem

•  Identificar os impactos ambientais existentes em diferentes espaços.
  •  Identificar os impactos ambientais em seu local de vivência.
  •  Discutir sobre alternativas sustentáveis para melhoria dos espaços e preservação do meio.
  •  Planejar o uso consciente de produtos e serviços presentes nos espaços escolares e em seu entorno.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação