Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Antes da aula, solicite aos estudantes realizar a entrevista disponível no Anexo 01 - Roteiro de Entrevista. Em seguida, elabore os gráficos que contemplem a sistematização das informações de toda turma. Você pode explorar essa etapa em parceria com o componente curricular de Matemática.
Separe algumas imagens que mostrem espaços com grande quantidade de resíduos sólidos descartados irregularmente. Para essa escolha, considere o local de vivência das crianças e as situações reais presentes no entorno. Imagens com muitas garrafas pet e sacolinhas plásticas são mais fáceis para o reconhecimento da criança, pois exploraremos os produtos acondicionados em cada embalagem e a possibilidade de reutilização, por exemplo.
Organize também uma lista de compras com as crianças. Você pode fazer isso em parceria com o componente de Língua Portuguesa. Nessa lista é importante que insiram o produto e o preço de cada item, mesmo que seja um valor aproximado. Você pode usar encartes de supermercados para organizar essa produção.
Para se aprofundar
Você já ouviu falar em “Ecocidadania” ou ainda “Ecocidadão”? Quando se trata de comportamento e mudança de atitude, são termos muito usados, tendo em vista que é muito difícil falar de mudança se a reflexão sobre a necessidade de mudar não fizer parte do nosso dia a dia antes. Para saber mais sobre o assunto, acesse o caderno de educação ambiental Ecocidadão e disponível em https://www.ufjf.br/analiseambiental/files/2010/12/ecocidadao.pdf
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Entrevista.
Lista de compras.
Imagens que mostrem o descarte, preferencialmente no local de vivência dos estudantes.
Roteiro de entrevista disponível no Anexo 01 - Roteiro de Entrevista.
Documento para sistematização das ideias disponível no Anexo 02 - Sistematizando aprendizagens. Esse material é apenas uma sugestão que você pode adaptar, ou se inspirar, considerando as abordagens que desenvolveu durante a aula.
Documento para registro da problematização disponível no Anexo 03 - Registro etapa de problematização.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações
Nessa etapa você deve apresentar as imagens separadas previamente aos estudantes e questioná-los sobre os tipos de resíduos que identificam. Na mediação, é importante que evidencie o tipo de material (plástico, papel, metal, vidro, entre outros) descartado e os prejuízos decorrente desse descarte.
O que propor?
Apresente a imagem para a turma e, se for algo presente no local de vivência dos estudantes, pergunte-lhes se reconhecem o local. Caso não seja, questione-os sobre os tipos de resíduos que identificam na imagem.
Você pode usar questionamentos como:
- Quais materiais estão em maior quantidade?
- Do que eles são formados?
- É possível saber para o que foram usados? O que estaria armazenado neles?
- Serem descartados dessa forma causa algum prejuízo?
- O que você, ou sua família, já comprou que possuía esse tipo de embalagem?
Na mediação, evidencie a quantidade de materiais, do que são formados, e busque a reflexão sobre os prejuízos causados por esse acúmulo.
Possibilite aos estudantes expressarem suas considerações livremente, sem correções quanto à necessidade de descarte adequado ou reutilização desse material. Essa não é uma aprendizagem esperada para esse momento da aula.
Sugestões de adequação
De acordo com as especificidades da sua turma e como modo de facilitar o registro, você pode organizar as informações na lousa, deixando visível juntamente com a imagem. Caso sinta necessidade, você pode organizar um documento prévio com a imagem e um espaço para que os estudantes registrem as informações discutidas nessa primeira etapa.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações
Nessa etapa, os estudantes devem analisar a lista de compras preparada previamente e registrar:
- Embalagens utilizadas para armazenar cada produto, identificando a matéria-prima necessária para sua produção.
- Quanto se paga pelas embalagens, considerando o preço de cada produto.
- O valor da lista com as embalagens e sem as embalagens.
- A possibilidade de reúso, reciclagem ou redução no consumo de cada produto.
Como sugestão para esse registro, propomos o Anexo 03 - Registro etapa de problematização.
O que propor?
Organize os estudantes em grupos com as listas de compras e o documento para registro. Cada criança pode analisar sua lista, no entanto, o momento em grupo permite a troca de ideias e a comparação das informações.
Solicite-lhes analisar a lista de compras e separar as informações conforme pedido no Anexo 03 - Registro etapa de problematização.
Auxilie-os no cálculo do custo de cada embalagem, instigue-os a pensar na matéria-prima usada para a produção, interferindo na durabilidade do produto e em todo seu ciclo produtivo.
Circule entre os grupos apoiando a discussão e o registro.
Após 15 minutos, peça aos estudantes para compartilhar suas percepções. Você pode usar perguntas como:
- O preço final da lista, com embalagens e sem embalagens, mudou?
- Onde essas embalagens ficam?
- O que temos nessa lista que poderia ser usado para outras coisas, já que pagamos por elas?
- O que temos nessa lista que poderíamos não consumir ou consumir menos?
- Há alguma substituição que possa ser feita?
- Poderíamos separar algo para reciclagem?
- Essas embalagens da lista poderiam ou estão presentes na imagem que apresentamos no início da aula?
A ideia não é analisar todos os itens da lista de compras, mas sim, possibilitar que percebam o quanto estamos descartando materiais inadequadamente, o custo que isso gera e os impactos causados por essas ações.
Após discussões, peça aos grupos para separar todos os produtos em que colocaram a proposta de reúso, os produtos que estão selecionados para reciclagem e aqueles que sinalizaram a possibilidade de diminuir o consumo.
Sugestões de adequação
Você pode construir o esquema do Anexo 03 - Registro etapa de problematização no quadro, escolher alguns produtos que tenham aparecido em todas as listas e explorar com mais detalhes.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações
Os estudantes devem refletir sobre os registros feitos até o momento, propondo uma alternativa que possibilite a diminuição do descarte desses materiais. Além disso, devem explorar o gráfico produzido a partir da entrevista, considerando-o no planejamento da ação.
O que propor?
Explique para a turma que eles vão iniciar o planejamento de uma ação que possa melhorar e minimizar os problemas causados pelo descarte inadequado dos resíduos.
Questione-os, por exemplo, se uma campanha de coleta seletiva poderia reduzir esse impacto, se as famílias participariam, se os resíduos que estão na lista estão presentes também no gráfico, representados em maior quantidade.
Para responderem esse questionamento, devem analisar o gráfico produzido a partir da entrevista. Identificando:
- Qual produto é descartado em maior quantidade?
- Para o produto em maior quantidade, a estratégia mais adequada é o reúso, diminuição do consumo (redução) ou reciclagem?
- Qual a aceitação das famílias para participarem de uma campanha?
- Essas informações são semelhantes às da lista de compras que analisaram? Qual a matéria-prima que aparece nos dois momentos em destaque?
Solicite o registro no caderno e, em seguida, oriente-os a discutir e escolher uma alternativa para diminuir esse impacto e promover o consumo consciente.
Sugestões de adequação
O gráfico pode ser projetado para toda turma ou entregue nos grupos, facilitando a comparação proposta na Sistematização.
O que aprendemos?
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações
Com as comparações feitas, disponibilize o Anexo 02 - Sistematizando aprendizagens para os grupos.
O que propor?
Explique aos estudantes que, a partir dos questionamentos e das imagens apresentadas no Anexo 02 - Sistematizando aprendizagens, eles devem preencher o documento propondo uma ação que possa ser executada na escola. A ideia é que as sugestões, correlacionadas às experimentações que tiveram durante a aula, possibilitem a criação de uma campanha mobilizando toda comunidade escolar.
Sugestões de adequação
A partir das respostas dos estudantes, é possível seguir com o planejamento da ação de melhoria. Sendo assim, retome as respostas na aula seguinte, alinhando a compreensão que tiveram sobre reúso, redução, reciclagem e impactos sociais, ambientais e econômicos decorrentes desse descarte.