Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para o desenvolvimento dessa aula é importante que os estudantes já tenham intimidade com cálculos envolvendo porcentagem e com a análise de gráficos, principalmente de gráficos de linhas. Trabalhe o plano de aula “Como o dinheiro rende?” antes de desenvolver esta aula, para que os estudantes possam compreender melhor como rendem as aplicações financeiras que não dependem imediatamente das variações do mercado financeiro.
É importante que sejam propostas pesquisas prévias sobre o funcionamento dos investimentos no mercado financeiro, objetivando quebrar paradigmas e construir uma relação de compreensão com o universo do mercado financeiro, e não de distanciamento, como verificamos em muitas situações. Quanto mais o estudante conhece, mais fácil fica compreender como funciona o sistema socioeconômico em que estamos inseridos e quais os impactos do mesmo em nossa vida cotidiana.
Você pode propor que eles façam registros das descobertas realizadas no material de apoio do estudante. É possível otimizar o tempo, solicitando que a turma socialize as descobertas por meio de recursos virtuais, como, por exemplo, o Padlet, ou criando um painel em sala para que os estudantes deixem seus registros físicos fixados nele.
Após a organização das informações colhidas pelos estudantes, você pode organizar tópicos com os principais temas apontados por eles. Essa lista de tópicos servirá como ponto de discussão na introdução da aula e dará oportunidade de a turma se expressar sobre o assunto estudado.
Para se aprofundar
Para aprofundamento e como material de pesquisa para atividades propostas neste plano de aula, os estudantes poderão acessar a página da Olimpíada Brasileira de Investimentos, disponível no link: OBInvest (acesso em 08 Fev. 2022). Na página é possível conhecer um pouco mais sobre a olimpíada e sobre as possibilidades de estudo para a realização da mesma, introduzindo termos e linguagem específicos, além de gerar interesse na participação a partir do ano seguinte (Ensino Médio).
Outra referência interessante para esse trabalho está no Portal do Investidor, mantido pelo governo federal, disponível em: Portal do Investidor (acesso em 08 Fev. 2022).
Segue uma lista de leituras para ampliar os horizontes sobre o tema:
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Aparelhos eletrônicos para que os estudantes possam acessar a internet para pesquisa.
Contexto
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Inicie a aula retomando os tópicos sobre as impressões e os conhecimentos prévios dos estudantes sobre os investimentos no mercado financeiro. Aproximar os estudantes do mercado de ações parte inicialmente do princípio de que todo mundo pode investir, mesmo que não tenha informações sobre isso.
O que propor?
Coloque no quadro os tópicos identificados por você sobre as impressões iniciais dos estudantes acerca dos investimentos no mercado financeiro.
Em seguida explique do que tratam estes tópicos e peça para que a turma tente pensar em breves explicações para os temas levantados. Caso algum tema não consiga ser respondido de imediato, solicite uma pesquisa mais aprofundada para a próxima aula. Essa pesquisa pode ter suas descobertas registradas de maneira virtual, em um Google Documentos colaborativo, por exemplo. Não se esqueça de estabelecer critérios para essa pesquisa, de modo que o estudante apresente boas referências de consulta e não se perca em possíveis informações falsas.
Em seguida, organize a turma em grupos com três ou quatro integrantes. Proponha que eles inicialmente falem, de acordo com o seu conhecimento, duas empresas com capital aberto na bolsa de valores, o que estas empresas produzem e qual o valor atual de uma ação da empresa em questão. Em caso de dúvida quanto ao significado de capital aberto, indique o uso de internet para pesquisa. Solicite, ainda, a verificação das empresas indicadas para verificar se elas fazem parte do grupo de capital aberto ou não. Em seguida, cada grupo deve socializar suas descobertas para toda a turma oralmente. O professor registra no quadro os nomes das empresas (o nome da ação no mercado financeiro e o código alfanumérico) e o valor encontrado pelo grupo para aquela ação.
Sugestões de adequação
Caso não seja possível disponibilizar aparelhos eletrônicos que permitam o acesso à internet, os estudantes podem fazer a pesquisa proposta previamente e individualmente, aproveitando o momento do Contexto para cada grupo escolher em quais ativos eles pretendem investir.
Problematização
Tempo sugerido
18 minutos.
Orientações
A proposta nesta etapa da aula é que os grupos formados anteriormente organizem uma possibilidade de investimentos, com registros de informações sobre os ativos indicados pelo grupo, justificando a escolha dos investimentos.
Lembre-se de conduzir e mediar as discussões, circulando entre os grupos, promovendo a reflexão sobre as escolhas e questionando as decisões tomadas, com problematizações envolvendo o tema e dando a oportunidade para que eles falem.
O que propor?
Você deve propor a seguinte questão:
Cada grupo, hipoteticamente, terá R$ 1.000,00 para investimento financeiro no mercado brasileiro. O desafio de vocês será organizar o investimento indicado a partir dos dados pesquisados pela turma e justificar o porquê das escolhas em investimento.
Permita que os estudantes realizem pesquisas na internet, considerando-as satisfatórias enquanto definem qual será o padrão de investimento.
Enquanto media essa atividade, faça perguntas para os grupos. Por exemplo:
- O que vocês farão com o dinheiro que sobrar do investimento feito (caso sobre algum valor)? Qual estratégia financeira utilizarão? Por quê?
- Vocês pesquisaram sobre a empresa na qual estão investindo? O que chamou a atenção nesta pesquisa? Vocês acreditam na proposta dela?
- Vocês acham que o Brasil é o melhor local do mundo para o que essa empresa propõe? Por quê?
- Você comparou se os mesmos produtos da carteira de investimentos dessa empresa são oferecidos por alguma outra do mesmo ramo?
Com base na questão proposta inicialmente e nos questionamentos provocadores, espera-se que os estudantes percebam como a diversificação da carteira de investimentos pode garantir uma segurança nos investimentos. Além disso, espera-se que eles reflitam sobre a origem das empresas com capital na bolsa de valores e a origem do que é produzido por elas, analisando os aspectos históricos e geográficos que influenciam o valor das ações.
Sugestões de adequação
Caso não seja possível disponibilizar aparelhos eletrônicos que permitam o acesso à internet, os estudantes podem trabalhar com as informações pesquisadas previamente por eles, ampliando o painel sobre os investimentos em mercado financeiro como recurso para consulta.
Sistematização
Tempo sugerido
17 minutos.
Orientações
Após a proposta de investimento dos grupos, disponibilize no quadro (projetando a tela do site) as cotações do dia, disponíveis em: Valor Investe (acesso em 08 Fev. 2022).
Depois que os grupos verificarem as perdas e os ganhos e socializarem suas informações, organize-os em uma roda de conversa.
Espera-se que os estudantes consigam perceber as possibilidades de ganhos e de perdas em um curto período (prazo de um dia) com investimento em ações.
O que propor?
Apresente para a turma o quadro das ações com a cotação do dia apresentada no link da página do Valor Investe. Solicite que cada grupo calcule quanto perdeu e quanto ganho nos investimentos realizados. Faça provocações após a apresentação dos ganhos e perdas dos grupos, solicitando que respondam oralmente. Por exemplo:
- O que aconteceria se o investimento fosse todo realizado em uma única empresa? Quais seriam os riscos?
- Qual o sentido de fazer uma análise histórica da empresa vinculada à ação antes de investir? E sobre os recursos naturais envolvidos para a produção ou o funcionamento da empresa em questão? Qual a relação com as ações da empresa?
Abra uma roda de conversa sobre os investimentos realizados e sobre os aprendizados. A ideia aqui é consolidar o que já foi trazido na etapa de Problematização e ampliar estas percepções.
É importante salientar para a turma, após a discussão, que estamos tratando de um único dia de investimento e esse movimento precisa ser feito cautelosamente, no médio e longo prazo, o que requer mais estudo e análise do mercado, do histórico de constituição da empresa, do potencial financeiro dela, da origem dos produtos, do impacto da economia internacional na mesma, entre outros fatores.
Sugestões de adequação
Caso não tenham acesso aos recursos digitais, você pode apresentar os índices da bolsa de valores da página indicada em folha impressa, solicitando que eles trabalhem com aqueles valores como se fossem do dia do investimento simulado.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
Solicitar o registro das aprendizagens no caderno ou uma atividade de sistematização após a aula.
O que propor?
Faça o seguinte questionamento de maneira oral aos estudantes:
- Diante do que estudamos nesta aula, o que podemos entender sobre investimento no mercado financeiro? Quais as melhores opções?
Peça que os estudantes registrem no caderno suas impressões. Além disso, solicite que, como tarefa para a aula seguinte, os estudantes pesquisem outras formas de investimento que não o mercado de ações (imóveis, produtos financeiros bancários, criptomoedas etc.), indicando as vantagens e desvantagens das respectivas aplicações.
Sugestões de adequação
Caso haja tempo, amplie este momento para que as pesquisas sejam realizadas em sala e para que sejam entregues por escrito, além de fomentar um momento de socialização das descobertas entre os estudantes.