Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientações:
Organize a turma em duplas e entregue para cada uma régua e transferidor. Peça para que um dos alunos leia o conteúdo do balão de fala e dê alguns minutos para que os alunos façam a construção de cada ângulo solicitado. Caso algum aluno apresente dificuldade na manipulação do transferidor faça alguns exemplos junto com ele para familiarizá-lo com o posicionamento do transferidor.
Propósito:
Construir alguns ângulos usando transferidor e régua.
Discuta com a turma:
- Onde devemos posicionar o transferidor inicialmente? Em que posição devemos colocar a régua para traçar o primeiro lado do ângulo?
- A partir de qual número devemos iniciar a medição do ângulo? E qual deve ser o ponto final da medição do ângulo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)
Orientações:
Entregue para cada dupla uma folha com alguns polígonos regulares e solicite para que leiam as perguntas contidas no slide 5. Verifique se alguma dupla não compreendeu algum comando e esclareça se for necessário. O objetivo desta etapa da atividade é levar o aluno a determina o valor de cada ângulo interno de um polígono regular.
Assim que os alunos determinarem os ângulos de cada polígono regular, solicite que as duplas escrevam um roteiro para a construção de um dos polígonos regulares usando régua e transferidor. Os alunos deverão inserir no roteiro cada passo necessário para a construção do polígono desejado a partir da medida de seu ângulo interno. Depois disso convide os alunos a desenharem o polígono utilizando o roteiro produzido por eles próprios.
Propósito:
Calcular a medida do ângulo interno de um polígono regular e elaborar um roteiro para sua construção a partir da medida determinada.
Discuta com a turma:
- A partir de um vértice quantos triângulos você obteve em cada polígono?
- Se a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 180° qual foi a soma dos ângulos internos de cada polígono?
- Sabendo que os ângulos internos de um polígono regular são congruentes como devemos proceder para determiná-los sabendo a soma dos ângulos do polígono?
- Qual é o primeiro passo para necessário iniciar a construção do polígono regular?
- Depois que desenhamos o primeiro ângulo interno como devemos posicionar o transferidor para desenhar o próximo?
Materiais complementares:
Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6tjwzu2QBpdeWJ5NqjbhX7sYTw96k7YC2QpZmTQ6GkzVxrP7hfyYPeKwaBfT/atividade-principal-mat9-27geo04.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FAuBtSaKJNpZ9XB66tDG3X2JgwxPjAvUXqvtsErd7BXvbtJtQM7exah5Rzra/resolucao-das-atividades-mat9-27geo04.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)
Orientações:
Entregue para cada dupla uma folha com alguns polígonos regulares e solicite para que leiam as perguntas contidas no slide 5. Verifique se alguma dupla não compreendeu algum comando e esclareça se for necessário. O objetivo desta etapa da atividade é levar o aluno a determina o valor de cada ângulo interno de um polígono regular.
Assim que os alunos determinarem os ângulos de cada polígono regular, solicite que as duplas escrevam um roteiro para a construção de um dos polígonos regulares usando régua e transferidor. Os alunos deverão inserir no roteiro cada passo necessário para a construção do polígono desejado a partir da medida de seu ângulo interno. Depois disso convide os alunos a desenharem o polígono utilizando o roteiro produzido por eles próprios.
Propósito:
Calcular a medida do ângulo interno de um polígono regular e elaborar um roteiro para sua construção a partir da medida determinada.
Discuta com a turma:
- A partir de um vértice quantos triângulos você obteve em cada polígono?
- Se a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 180° qual foi a soma dos ângulos internos de cada polígono?
- Sabendo que os ângulos internos de um polígono regular são congruentes como devemos proceder para determiná-los sabendo a soma dos ângulos do polígono?
- Qual é o primeiro passo para necessário iniciar a construção do polígono regular?
- Depois que desenhamos o primeiro ângulo interno como devemos posicionar o transferidor para desenhar o próximo?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)
Orientações:
Escolha algumas produções (certas e erradas) para discutir com a turma sobre como eles determinaram cada ângulo interno dos polígonos regulares. Faça perguntas que conduzam os próprios alunos a compreender como determinar os ângulos internos como, por exemplo, sobre o número de triângulos obtidos a partir de um único vértice, como calcular a soma dos ângulos internos dos polígonos a partir da soma dos ângulos dos triângulos e, por último, como determina o valor de cada ângulo do polígono regular.
Em seguida peça para que os alunos expliquem como elaboraram o roteiro para a construção dos polígonos regulares a partir da medida de seu ângulo interno. Questione os alunos sobre como iniciaram o roteiro, qual a posição que o transferidor deve ser posicionado para continuar a construção e quantas vezes é necessário repetir o procedimento até obter o polígono desejado.
Propósito:
Discutir os procedimentos utilizados pelos alunos na elaboração do roteiro para a construção de um polígono regular.
Discuta com a turma:
- Por que é importante determinarmos o número de triângulos a partir de um único vértice?
- Somando as somas dos ângulos internos dos triângulos temos a soma dos ângulos internos dos polígonos? Por quê?
- O que você pode afirmar sobre a medida dos ângulos internos de um polígono regular? Como podemos utilizar esta informação para determinar a medida de cada ângulo interno?
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8RvyaMa6CQYajWPs9sqCW2tXxe3apDXpbUKCQub8V48yF6vrspceCmJfuty6/guia-de-intervencoes-mat9-27geo04.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FAuBtSaKJNpZ9XB66tDG3X2JgwxPjAvUXqvtsErd7BXvbtJtQM7exah5Rzra/resolucao-das-atividades-mat9-27geo04.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)
Orientações:
Escolha algumas produções (certas e erradas) para discutir com a turma sobre como eles determinaram cada ângulo interno dos polígonos regulares. Faça perguntas que conduzam os próprios alunos a compreender como determinar os ângulos internos como, por exemplo, sobre o número de triângulos obtidos a partir de um único vértice, como calcular a soma dos ângulos internos dos polígonos a partir da soma dos ângulos dos triângulos e, por último, como determina o valor de cada ângulo do polígono regular.
Em seguida peça para que os alunos expliquem como elaboraram o roteiro para a construção dos polígonos regulares a partir da medida de seu ângulo interno. Questione os alunos sobre como iniciaram o roteiro, qual a posição que o transferidor deve ser posicionado para continuar a construção e quantas vezes é necessário repetir o procedimento até obter o polígono desejado.
Propósito:
Discutir os procedimentos utilizados pelos alunos na elaboração do roteiro para a construção de um polígono regular.
Discuta com a turma:
- Por que é importante determinarmos o número de triângulos a partir de um único vértice?
- Somando as somas dos ângulos internos dos triângulos temos a soma dos ângulos internos dos polígonos? Por quê?
- O que você pode afirmar sobre a medida dos ângulos internos de um polígono regular? Como podemos utilizar esta informação para determinar a medida de cada ângulo interno?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Projete ou escreva no quadro o conteúdo do balão de fala do slide 9. Faça a leitura das etapas necessárias para a construção de um polígono regular a partir da medida de um de seus ângulos internos com o intuito de levar o aluno a refletir sobre os passos executados ao longo da aula. Durante a leitura sempre questione os alunos sobre a importância de cada uma das etapas desenvolvidas. Se julgar necessário peça para que os alunos anotem os resultados sintetizados por vocês e pergunte quando eles poderão utilizar este procedimento.
Propósito:
Levar o aluno a sintetizar os passos necessários para a elaboração de um roteiro para a construção de um polígono regular a partir da medida de um de seus ângulos internos.
Discuta com a turma:
- Como você explicaria o que aprendemos na aula de hoje?
- Quais foram as etapas utilizadas para construir o polígono regular? Todas elas eram importantes? Se mudássemos a ordem delas obteríamos o mesmo resultado final?
- Em quais condições podemos aplicar o roteiro elaborado nesta aula?