Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Semelhança em Todo Lugar
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Semelhança de figuras planas e transformações no espaço.
Por: Eduardo Post
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eduardo Post
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
Relacionada a EF09MA12 - Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
Objetivos específicos
- Reconhecer figuras semelhantes e transformações geométricas.
- Identificar/calcular a razão de semelhança.
- Perceber a utilidade da razão de semelhança para obter medidas desconhecidas.
Conceito-chave
Razão de semelhança em retângulos e triângulos.
Recursos necessários
Atividades impressas, Lápis, Borracha e Régua.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer figuras semelhantes e transformações geométricas.
- Identificar/calcular a razão de semelhança.
- Perceber a utilidade da razão de semelhança para obter medidas desconhecidas.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO