Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.
Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.
Discuta com a turma:
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente os casos aos estudantes. Ressalte que o foco da aula é o trabalho com potência e com isso perceber o padrão presente nos casos.
Propósito: Rever propriedades de potência com expoente fracionário.
Discuta com a turma:
- A base na potência é importante para aplicar as propriedades?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).
Orientação: Divida a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Discuta com os estudantes as regras e forma de pontuação.
Propósito: Apresentar as regras e pontuação do jogo.
Discuta com a turma:
- Quem pontua mais, o que termina em menos ou mais tempo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).
Orientação: Lembre aos estudantes que o tempo é importante na pontuação. Peça aos estudantes que lembre propriedades de potência. Ande pela sala verificando se estão aplicando corretamente as propriedades.
Propósito: Resolver os casos 1 e 2.
Discuta com a turma:
- Quais as propriedades de radiciação e potenciação podem ser utilizadas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).
Orientação: Lembre aos estudantes que o tempo é importante na pontuação. Peça aos estudantes que lembre propriedades de potência. Ande pela sala verificando se estão aplicando corretamente as propriedades.
Propósito: Resolver os casos 3 e 4.
Discuta com a turma:
- Quais as propriedades de radiciação e potenciação podem ser utilizadas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).
Orientação: Lembre aos estudantes que o tempo é importante na pontuação. Peça aos estudantes que lembre propriedades de potência. Ande pela sala verificando se estão aplicando corretamente as propriedades.
Propósito: Resolver os casos 5 e 6.
Discuta com a turma:
- Quais as propriedades de radiciação e potenciação podem ser utilizadas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).
Orientação: Lembre aos estudantes que o tempo é importante na pontuação. Peça aos estudantes que lembre propriedades de potência. Ande pela sala verificando se estão aplicando corretamente as propriedades.
Propósito: Resolver os casos 7 e 8.
Discuta com a turma:
- Quais as propriedades de radiciação e potenciação podem ser utilizadas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).
Orientação: Lembre aos estudantes que o tempo é importante na pontuação. Peça aos estudantes que lembre propriedades de potência. Ande pela sala verificando se estão aplicando corretamente as propriedades.
Propósito: Resolver os casos 9 e 10.
Discuta com a turma:
- Quais as propriedades de radiciação e potenciação podem ser utilizadas?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).
Orientação: Pergunte aos grupo se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide.
Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.
Discuta com a turma:
- Essa ideia poderia valer para outros índices?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).
Orientação: Pergunte aos grupos se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide.
Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.
Discuta com a turma:
- Essa ideia poderia valer para outros índices?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).
Orientação: Pergunte aos grupos se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide.
Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.
Discuta com a turma:
- Essa ideia poderia valer para outros índices?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).
Orientação: Pergunte aos grupos se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide.
Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.
Discuta com a turma:
- Essa ideia poderia valer para outros índices?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).
Orientação: Pergunte aos grupos se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide.
Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.
Discuta com a turma:
- Essa ideia poderia valer para outros índices?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).
Orientação: Pergunte aos grupos se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide. Para acessar o arquivo de resolução Clique Aqui.
Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.
Discuta com a turma:
- Essa ideia poderia valer para outros índices?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Discuta com os alunos uma forma de generalizar as propriedades vistas em sala.
Propósito: Sintetizar os conceitos da aula através de um quadro-resumo.
Discuta com a turma:
- Quais foram os padrões vistos em aula?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia com os estudantes o objetivo da aula. Questione quais foram as formas utilizadas em aula para alcançar o objetivo.
Propósito: Retomar o objetivo da aula no intuito de verificar se este foi atingido.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais assuntos tratados em sala?