Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para o desenvolvimento dessa aula é importante que os estudantes já tenham intimidade com cálculos de porcentagem. Certifique-se de que há um bom nível de desenvolvimento no tema. Caso contrário, retome com a turma o plano de aula “A importância de se planejar para gastos e aquisição de bens” antes de desenvolver esta aula. Apesar de se tratar de um plano de aula direcionado para o 7º ano, ele trata de aspectos fundamentais para a ampliação deste tema neste momento de trabalho com o 9º ano.
Caso verifique certa dificuldade no trabalho com porcentagem, reveja os planos de aula apontados na seção Para se aprofundar.
Antes de iniciar esta aula, proponha aos estudantes que façam uma breve pesquisa, indicando que a coleta de informações seja de fontes diversas, sobre fundo de reserva pessoal (também chamado de reserva de emergência). Solicite que registrem as impressões sobre o tema, para que possam discutir com o restante da turma no momento do Contexto. Você pode propor que essa socialização das descobertas aconteça com algum suporte digital, como apresentações de slides via Google Apresentações, cujos links possam ser socializados posteriormente. O registro dos estudantes deve estar pautado em dois aspectos:
- O que é fundo de reserva pessoal?
- Para que serve ou pode servir esse fundo?
Espera-se que os estudantes apresentem registros que remetem à ideia de suprir financeiramente alguma situação que não estava planejada, reforçando a ideia de planejamento financeiro.
Para se aprofundar
O trabalho com reserva de emergência é importante e deve ser explorado em aula. Deixamos aqui algumas referências para reflexão antes de levar essa discussão para o trabalho com os estudantes:
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Aparelhos eletrônicos para que os estudantes possam acessar a internet para pesquisa.
Contexto
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Inicie a aula retomando a pesquisa feita pelos estudantes sobre reserva de emergência (ou fundo de reserva pessoal). Peça que socializem as descobertas e conduza a discussão a partir da pergunta-chave que será colocada no quadro.
O que propor?
Permita que os estudantes troquem as pesquisas com os colegas de turma sobre o fundo de reserva pessoal (a reserva de emergência) e, na sequência, organize a turma para uma roda de conversa. Coloque a seguinte questão no quadro:
Onde você armazenaria sua reserva emergencial? Por quê?
Espera-se que, ao analisar a situação, eles percebam como essa reserva não precisa ser apenas um dinheiro guardado ao longo do tempo, mas que possa render algum valor enquanto a reserva for sendo construída quando investida em um local ideal. Lembre-se de conduzir a roda de conversa a partir de questionamentos que levem a turma a refletir sobre o tema.
Em seguida, organize a turma em duplas para que a próxima etapa possa ser desenvolvida.
Sugestões de adequação
Caso não seja possível disponibilizar aparelhos eletrônicos que permitam o acesso à internet, os estudantes podem socializar com os colegas as pesquisas no formato físico. Porém, para otimizar o tempo, organize a turma antecipadamente em duplas para que possam ler a pesquisa um do outro antes de abrir para a roda de conversa.
Problematização
Tempo sugerido
30 minutos.
Orientações
Nesta etapa os estudantes vão analisar uma situação emergencial em determinado contexto e buscar alternativas para a situação. Em seguida, serão estimulados a pensar sobre um cenário diferente, caso houvesse uma reserva emergencial maior do que a indicada.
O que propor?
Usando um projetor em sala ou folhas impressas, proponha que as duplas analisem a seguinte situação:
Thiago conseguiu organizar uma reserva emergencial para ele e a família em um montante de R$ 1750,00 desde o último ano, até o momento. Entretanto, a geladeira da casa de Thiago queimou por conta de uma descarga elétrica decorrente de uma forte chuva ocorrida na região em que mora. Por se tratar de um item importante para a organização da família, Thiago precisa agir rápido e adquirir uma nova geladeira. Após pagar todas as contas mensais, Thiago e sua esposa Fernanda conseguem ficar com um valor de R$ 350,00 por mês para gastos supérfluos (desnecessários). A tarefa de vocês é auxiliar Thiago e Fernanda na aquisição da geladeira nova diante da situação financeira familiar. Para isso, vocês devem apresentar uma proposta de compra de uma geladeira nova (modelo simples, porta única) que consiga suprir esta emergência. |
Permita que os estudantes utilizem planilhas eletrônicas para a construção dessa organização. Eles terão 20 minutos para realizar esta etapa.
Incentive que as duplas pesquisem um mesmo produto em diferentes sites de lojas de eletrodomésticos. Sites de compras de diferentes lojas deixam essas condições explicadas quando são pesquisados determinados produtos. Pesquisar o mesmo produto em lojas diferentes é importante para que os estudantes verifiquem essa oportunidade ao realizarem isso no cotidiano deles, com qualquer tipo de produto, reforçando a cultura da pesquisa de preço.
Em seguida, promova um momento de apresentação das estratégias de compra da geladeira encontradas pelas duplas. Questione oralmente à turma o que aconteceria se Thiago tivesse uma reserva emergencial um pouco maior, com cerca de R$ 2000,00, considerando que a família de Thiago necessita deixar uma reserva financeira por ainda estar no início do mês.
Espera-se que os estudantes compreendam que, quanto maior a reserva emergencial, maiores são as possibilidades de uso. É importante que eles também percebam que, após a aquisição de bens de uso cotidiano, antes de realizar algum sonho com troca sem necessidade emergencial, é importante construir esse fundo de reserva, já que ele permite que os indivíduos e suas famílias possam estar preparados para qualquer dificuldade que apareça.
Sugestões de adequação
Caso não seja possível disponibilizar aparelhos eletrônicos que permitam o acesso à internet, os estudantes podem trabalhar com as informações pesquisadas previamente ou com valores e condições de pagamento que o professor traga para sala de aula. Nesse sentido, sugerimos apresentar situações reais e possíveis para sua localidade, pensando em taxas de entrega e parcelamento do produto.
Sistematização
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
Ainda organizados em duplas, este é o momento em que os estudantes devem sintetizar as ideias discutidas ao longo da aula. Sugira o uso constante do caderno para registro de insights e conceitos compreendidos ao longo das atividades.
O que propor?
Após as discussões com a turma ao final da etapa de Problematização, solicite que cada dupla organize uma breve apresentação de uma página em slide (usando o Google Apresentações, por exemplo), em que elas consigam apontar argumentos de convencimento para a construção de uma reserva de emergência. Você pode criar um espaço digital para que os estudantes consigam acessar os links das apresentações dos demais para leitura.
Sugestões de adequação
Caso não tenham acesso aos recursos digitais, você pode solicitar o registro físico das informações de cada dupla, porém com cada estudante anotando em seu caderno, para que eles possam consultar posteriormente.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
Solicitar o registro das aprendizagens no caderno e uma atividade de sistematização após a aula.
O que propor?
Faça os seguintes questionamentos de maneira oral:
- Diante do que estudamos nesta aula, qual é a importância da reserva de emergência para o planejamento financeiro?
- Sua família já passou por alguma situação em que uma reserva de emergência poderia ter auxiliado?
Peça que os estudantes registrem no caderno suas impressões. Além disso, solicite que, como tarefa para a aula seguinte, eles construam com seus familiares um plano de ação para construção de uma reserva emergencial.
Sugestões de adequação
Caso haja tempo, amplie este momento para que o planejamento de construção da reserva emergencial seja socializado e discutido com toda a turma.