Plano de Aula

Plano de aula: Quando os juros se tornam viáveis

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 9º ano do Ensino Fundamental, envolvendo o componente curricular Matemática.

Existem diferentes aspectos e implicações sobre porcentagem, um tema indicado pela BNCC para ser abordado desde o final dos anos iniciais e você observará que a habilidade em questão não será contemplada aqui em sua totalidade. Com este plano os estudantes terão a oportunidade de comparar a relação entre custo-benefício e necessidade imediata de aquisição de um produto, além de refletir sobre as vantagens de ter sempre um fundo de reserva para resolver esse tipo de situação.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Porcentagem.
  • Juros compostos.

Objetivos de aprendizagem

  • Análise de dados econômicos na história recente da economia brasileira.
  • Planejar investimentos financeiros futuros.
  • Identificar impactos de fatos históricos no mercado financeiro.
  • Identificar características geopolíticas que contextualizam o comportamento da economia local e nacional.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação