Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Quais Questões Eu Consigo Resolver?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo problemas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cláudia Flora Degrava
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Não há.
Objetivos específicos
Selecionar e elaborar questões a partir de uma situação problema.
Conceito-chave
Resolução de problemas.
Recursos necessários
- Projeto de slide (opcional).
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis, borracha, caneta.
- Lousa e giz ou pincel.
- Calndário
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Selecionar e elaborar questões a partir de uma situação problema.
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, divida-os em agrupamentos produtivos. Para esta atividade é sugerido grupos heterogêneos de aproximadamente 4 alunos.
Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 5).
Orientações: Apresente o título da aula e peça aos estudantes, separados em grupos heterogêneos, que resolvam coletivamente a situação problema. Em seguida, projete e discuta as questões propostas no slide 4 e conclua com a leitura do slide 5.
Neste problema é esperado que além da resolução, os alunos fiquem preocupadas com a distância inicial entre Cintia e o carrinho. Dependendo da distância haverá implicação no ponto de parada após a sexta acionada. Com isso, se retoma a importância das informações e das etapas para se responder a um problema.
Propósito: Analisar a viabilidade de resolução de problema e resolvê-lo.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para determinar a resposta?
- Vocês procuraram por alguma informação que não foi encontrada?
- Existe alguma outra pergunta que deixaria a resposta mais precisa?
- Onde estava Cintia antes da partida do carrinho? E o carrinho? Isto implica algo na resposta?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 5).
Orientações: Apresente o título da aula e peça aos estudantes, separados em grupos heterogêneos, que resolvam coletivamente a situação problema. Em seguida, projete e discuta as questões propostas no slide 4 e conclua com a leitura do slide 5.
Neste problema é esperado que além da resolução, os alunos fiquem preocupadas com a distância inicial entre Cintia e o carrinho. Dependendo da distância haverá implicação no ponto de parada após a sexta acionada. Com isso, se retoma a importância das informações e das etapas para se responder a um problema.
Propósito: Analisar a viabilidade de resolução de problema e resolvê-lo.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para determinar a resposta?
- Vocês procuraram por alguma informação que não foi encontrada?
- Existe alguma outra pergunta que deixaria a resposta mais precisa?
- Onde estava Cintia antes da partida do carrinho? E o carrinho? Isto implica algo na resposta?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 5).
Orientações: Apresente o título da aula e peça aos estudantes, separados em grupos heterogêneos, que resolvam coletivamente a situação problema. Em seguida, projete e discuta as questões propostas no slide 4 e conclua com a leitura do slide 5.
Neste problema é esperado que além da resolução, os alunos fiquem preocupadas com a distância inicial entre Cintia e o carrinho. Dependendo da distância haverá implicação no ponto de parada após a sexta acionada. Com isso, se retoma a importância das informações e das etapas para se responder a um problema.
Propósito: Analisar a viabilidade de resolução de problema e resolvê-lo.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para determinar a resposta?
- Vocês procuraram por alguma informação que não foi encontrada?
- Existe alguma outra pergunta que deixaria a resposta mais precisa?
- Onde estava Cintia antes da partida do carrinho? E o carrinho? Isto implica algo na resposta?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 6 a 8).
Orientações: Distribua o problema para os grupos, solicite a leitura e peça que respondam a questão seguinte. Observe a interpretação dos grupos e encaminhe os questionamentos orais abaixo, se necessário.
Propósito: Ler e analisar a situações problema
Discuta com a turma:
- É possível responder outras perguntas com estes dados?
- Qual aparelho que mais consome por hora?
- Tem algum aparelho que poderia estar especificado por dia?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 6 a 8).
Orientações: Distribua o problema para os grupos, solicite a leitura e peça que respondam a questão seguinte. Observe a interpretação dos grupos e encaminhe os questionamentos orais abaixo, se necessário.
Propósito: Ler e analisar a situações problema
Discuta com a turma:
- É possível responder outras perguntas com estes dados?
- Qual aparelho que mais consome por hora?
- Tem algum aparelho que poderia estar especificado por dia?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 6 a 8).
Orientações: Para esta atividade os alunos deverão levantar hipóteses sobre o tempo gasto com os aparelhos. Percorra os grupos e verifique acertos e erros. Observe as resoluções para selecionar os alunos que irão participar da socialização na lousa.
Propósito: Elaborar questões para um problema e resolvê-las.
Discuta com a turma:
- O que é necessário conter nas questões elaboradas?
- Se acordo com os itens assinalados anteriormente, o que cada um tem de diferente do outro?
- Para um aumento no consumo mensal, qual fator pode interferir? Você seria capaz de listar outras influências?
- Aumento no preço do kWh pela companhia de eletricidade justifica um aumento de consumo mensal?
- Apresentando uma única situação de consumo é possível fazer uma comparação? O que é preciso para comparação?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Inicie solicitando exemplos de questões elaboradas. Escolhas estudantes para colocarem o registro na lousa. Em seguida peça a solução de acordo com a classificação que fizeram, ou seja, iniciando com a resolução que envolve a operação matemática mais simples até as mais difíceis. Sempre que um aluno apresentar uma solução, solicite outras maneiras de resolver. Procure selecionar alunos para a exposição que tenham resolvido de diferentes maneiras. Esta seleção deve ser feita no momento da resolução, ao circular na sala de aula e observar os grupos. Não deixe de compartilhar os erros, pois é por meio deles que se avançam nas aprendizagens.
Ao analisar as questões elaboradas, verifique se abordagem se refere a dados exatos ou aproximados
Propósito: Socializar as diversas maneiras de resolução.
Discuta com a turma:
- Existe uma maneira mais eficaz de se obter a resposta?
- É preciso se preocupar com a unidade de medida de tempo?
- Existem outras resoluções?
- O que devemos fazer quando temos mais de duas casas decimais com dinheiro? Podemos deixar todas?
- As questões elaboradas apresentarão respostas condizentes com os termos “em média” ou “aproximados” ou podemos garantir que serão exatas?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia e discuta os questionamentos com a turma. Se preciso retome o slide 5 sobre as etapas da resolução de problema.
Propósito: Discutir o trabalho realizado e abrir novas possibilidades.
Discuta com a turma:
- Estamos acostumados com problemas prontos. Foi possível elaborar questões?
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos. (slides de 13 a 15).
Orientações:
Distribua a atividade impressa para que seja resolvida e preenchida. Na impossibilidade, projete ou coloque na lousa. Na impossibilidade de impressão, elimine o preenchimento dos boleto. Faça apenas oralmente. Socialize uma questão com valor maior e outra menor. Pergunte o que fizeram de diferente. A utilização de um calendário pode facilitar a análise de datas.
Sugerimos a atualização da data do boleto sempre para o ano em vigor para facilitar a busca em calendários.
Propósito: Avaliar a aprendizagem
Discuta com a turma:
- Qual a vantagem de se comprar com boletos? Existe algum risco? Justifique.
- Existe a possibilidade de se resolver através de equação? Como seria?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos. (slides de 13 a 15).
Orientações:
Distribua a atividade impressa para que seja resolvida e preenchida. Na impossibilidade, projete ou coloque na lousa. Na impossibilidade de impressão, elimine o preenchimento dos boleto. Faça apenas oralmente. Socialize uma questão com valor maior e outra menor. Pergunte o que fizeram de diferente. A utilização de um calendário pode facilitar a análise de datas.
Sugerimos a atualização da data do boleto sempre para o ano em vigor para facilitar a busca em calendários.
Propósito: Avaliar a aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Qual a vantagem de se comprar com boletos? Existe algum risco? Justifique.
- Existe a possibilidade de se resolver através de equação? Como seria?
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos. (slides de 13 a 15).
Orientações:
Distribua a atividade impressa para que seja resolvida e preenchida. Na impossibilidade, projete ou coloque na lousa. Na impossibilidade de impressão, elimine o preenchimento dos boleto. Faça apenas oralmente. Socialize uma questão com valor maior e outra menor. Pergunte o que fizeram de diferente. A utilização de um calendário pode facilitar a análise de datas.
Sugerimos a atualização da data do boleto sempre para o ano em vigor para facilitar a busca em calendários.
Propósito: Avaliar a aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Qual a vantagem de se comprar com boletos? Existe algum risco? Justifique.
- Existe a possibilidade de se resolver através de equação? Como seria?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT9_26RDP01
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Zoom
- Padlet
- Jamboard
- Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Atividade Principal
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema. Envie uma foto do problema via WhatsApp e elabore um Painel de Soluções, com um exemplo, como mostrado na Tabela da resolução dessa Atividade, disponível para acesso no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FguCDkgYygjbQ4FtQ2UEr4h6hfcthV6PXd85PmYzUPbXhH8WstCd7QRkpbtR/resol-ativaula-mat9-26rdp01.pdf,
utilizando o Padlet ou o Jamboard, por exemplo, ou produzir um arquivo de forma que todos possam ter acesso. Essa Atividade favorece o trabalho em grupos colaborativos, com 3 ou 4 participantes, a interação pode ser feita via chamada de grupo pelo WhatsApp, Meet ou Zoom. Oriente os alunos para que leiam o problema, discutam sobre o que entenderam e elaborem suas resoluções através de um Diagrama, um esquema ou uma Tabela. Se o aluno apresentar dificuldades para compreender e explanar suas estratégias, oralmente ou através de registro (tabela ou esquema), sugiro que proponha a leitura e análise do artigo “Medindo a energia elétrica, o kWh”- Khan Academy disponível no link https://pt.khanacademy.org/science/8-ano/utilizando-a-energia-eletrica/transformacoes-da-energia/a/medindo-a-energia-eletrica-o-kwh (acesso em 22 de jul 2020).
Nesse artigo o aluno aprenderá como se mede o consumo da energia elétrica em aparelhos eletrodomésticos. Solicite aos que alunos que fotografem ou filmem suas estratégias e respostas, para compartilhar com a turma.
Discussão das soluções
Professor, verifique as orientações feitas na resolução dessa Atividade, disponível para acesso no link : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FguCDkgYygjbQ4FtQ2UEr4h6hfcthV6PXd85PmYzUPbXhH8WstCd7QRkpbtR/resol-ativaula-mat9-26rdp01.pdf ,
elas serão úteis na condução dessa discussão. Deixe que os alunos compartilhem sua respostas, seja por áudio, vídeo, ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, no Jamboard ou ainda em um arquivo de forma que todos possam ter acesso.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias para chegar às soluções inclusive, é possível fazer a associação de consumo de energia elétrica nos aparelhos utilizados pelas famílias, é um momento favorável para interação e troca de conhecimentos. Entretanto, é importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de reclusão podem estar envolvidos com outros afazeres.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cláudia Flora Degrava
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Não há.
Objetivos específicos
Selecionar e elaborar questões a partir de uma situação problema.
Conceito-chave
Resolução de problemas.
Recursos necessários
- Projeto de slide (opcional).
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis, borracha, caneta.
- Lousa e giz ou pincel.
- Calndário