Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 1min
Orientação: leia ou projete.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 min (slides 3 e 4)
Orientação: A ideia é você desenvolver uma discussão inicial sobre meios de comunicação, tais como televisão, jornais, etc. Questione aos alunos se eles têm o costume de assistir jornais ou lê-los, e onde eles visualizam um número maior de informações. A resposta mais esperada é que eles acessam a grande maioria de notícias pelo “Facebook” ou redes sociais. Posteriormente, apresente a pergunta aqui descrita. Espera-se como resposta o uso de gráficos, caso não consigam chegar a essa conclusão acesse o guia de intervenções, para possíveis perguntas norteadoras. É importante ressaltar que essa parte do aquecimento é uma atividade exploratória, não tendo como importância respostas corretas e fechadas.
Propósito: Discutir formas de representação de dados e informações em massa.
Discuta com a turma:
- Qual meio de comunicação vocês costumam ver notícias?
- Qual o maior meio de comunicação em massa que vocês conhecem?
- Como representar dados de forma mais visivel?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 min (slides 3 e 4)
Orientação: Deixe que eles respondam e em seguida distribua para classe o texto informativo. Em seguida peça-os para que leiam em duplas e que discutam o que entenderam sobre o texto. É importante você questionar aos alunos que tipo de texto é esse que está sendo utilizado (gênero textual) que enquadra-se como texto informativo.
Propósito: Discutir formas de representação de dados e informações em massa.
Discuta com a turma:
- O que é inflação e o que ela pode influenciar?
- Qual é o tipo de texto que você está lendo?
- Exemplos de materiais que podem subir ou diminuir de preço.
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 min (slide 5-8)
Orientação: Realizada essa discussão sobre inflação, mostre aos alunos a situação problema aqui apresentada e dê um tempo para eles responderem, não esqueça de pedir que justifiquem suas respostas.
Propósito: Discutir sobre erros contidos em gráficos apresentados pela mídia.
Discuta com a turma
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 min (slide 5-8)
Orientação: Projete o gráfico ou entregue o impresso. A matéria está disponível em:
Propósito: Mostrar o gráfico publicado pela Folha de São Paulo intitulado “Contra inflação, consumidor retoma 'compra de mês' em supermercado“
Discuta com a turma:
- Que tipo de gráfico é esse apresentado?
- O que podemos observar quanto a esse gráfico? Qual o título? O que ele contém?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 min (slide 5-8)
Orientação: Projete ou entregue impresso.
Propósito: Apresentar um gráfico retirado de um programa de jornalismo que mostra a variação da inflação ao longo de 4 anos.
Discuta com a turma:
- Pergunte aos alunos que tipo de gráfico é esse.
- O que podemos observar quanto a esse gráfico? Qual o título? O que ele contém?
- Ele é diferente do anterior? Em que aspecto?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 min (slide 5-8)
Orientação: Peça para que os alunos discutam entre si suas propostas de intervenção para com Maria, construindo argumentos baseando-se nos gráficos e no texto lido.
Propósito: Levantar uma discussão acerca dos gráficos apresentados.
Discuta com a turma:
- Os gráficos representam bem as propostas?
- Maria está certa em suas conclusões?
- O que o texto tem em comum com os gráficos?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 min
Orientação: Antes de iniciar esses possíveis questionamentos, peça aos alunos que apresentem seus argumentos. É importante observar que o primeiro gráfico relata que irá apresentar itens que deveriam estar em um supermercado, no entanto a maioria não se encontra em uma prateleira de supermercado. Questione então por que os alunos acreditam que essa informação está incoerente, peça para que citem exemplos e não esqueça de perguntar como eles explicariam para Maria. Já no segundo gráfico, o que há de errado? Espera-se que os alunos comparem os valores com o erro de proporção, uma vez que 2013 não teve um percentual maior apesar da barra ser maior, isso se dá devido ao uso incorreto de proporcionalidade. Observe com os alunos que o crescimento não é linear e ordenado, lembre-se, também, de questionar como eles explicariam para Maria. Espera-se que os alunos respondam que a diferença está no fato de cada um representar um objeto, no entanto tratando do mesmo assunto. O primeiro relata sobre os itens que são influenciados pela inflação e o segundo mostra o crescimento ou decrescimento como um todo, ou seja, no que cada um representa. Observe que o primeiro gráfico está incoerente uma vez que na notícia está dizendo que ele reflete compras de supermercado, no entanto traz itens que vão além do supermercado, como por exemplo, passagens de avião, combustível, etc.
Propósito: Discutir quais são os equívocos apresentados pelos gráficos.
Discuta com a turma:
- Qual a diferença entre os gráficos?
- O que cada um representa?
- Eles estão coerentes com o título?
- Quais itens você acredita que validam ou não validam o título do primeiro gráfico?
- Maria está correta em dizer que 2013 teve o maior percentual de inflação? Porque
- Você consegue identificar uma ordenação no crescimento da inflação, proposta por Maria? Por que?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Leia ou projete, em seguida discuta com a turma quais atitudes ou cuidados devemos tomar ao fazer a leitura de gráficos, tais como, analisar a fonte, verificar se os dados estão coerentes, verificar se as proporções estão corretas, se o título condiz com o informado, se o tipo de gráfico é adequado para aquela notícia.
Propósito: Formalizar o que foi discutido na atividade principal, isto é, compreender erros apresentados em gráficos realizados por mídias.
Discuta com a turma:
- Quais cuidados devemos tomar ao fazer a leitura de um gráfico?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Leia ou projete.
Propósito: Sintetizar sobre possíveis impactos de erros em gráficos de mídias no leitor.
Discuta com a turma:
- Questione se ficou algum tipo de dúvida.
Raio X
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Deixe que os alunos discutam entre si as informações, para posteriormente solicitar que exponham para classe.
Propósito: Aplicar os conhecimentos sobre erros em gráficos de mídias, além de ler e interpretar gráficos de mídias em busca de possíveis erros.
Discuta com a turma:
- Qual tipo de gráfico estamos trabalhando?
- Eles são coerentes com o título?
- Qual o objetivo dos gráficos?
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar