Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para o desenvolvimento dessa aula é importante que os estudantes já tenham trabalhado com o plano de aula “Planilha eletrônica no planejamento familiar”. Caso isso não tenha acontecido, é importante planejar uma sequência de aulas que atenda o trabalho com esses dois planos.
Antes de iniciar esta aula, proponha aos estudantes que criem um modelo de planilha orçamentária familiar e tragam os seus modelos para uso durante a aula. Caso algum estudante não tenha realizado essa tarefa previamente, forneça o Modelo 1 e o Modelo 2 de orçamentos para que seja utilizado, porém reforce o pedido de um modelo, principalmente pela experiência de produção do planejamento financeiro familiar.
Outro conceito importante para o desenvolvimento deste plano de aula, além da leitura de gráficos e tabelas, será o de média aritmética. Verifique os planos de aula disponíveis na seção Para se aprofundar referentes a estes temas e que podem auxiliar na construção dessas ideias. Para isso, solicite que os estudantes tragam para a sala de aula as contas de água e de energia elétrica (ou cópias delas - que podem estar disponíveis digitalmente e facilitam as análises posteriores) dos últimos 6 meses.
Reforce para a turma a importância de trazer os materiais solicitados, a fim de que a aula possa ser desenvolvida com o máximo aproveitamento possível.
Para se aprofundar
Para que o trabalho de planejamento financeiro familiar tenha sentido, é importante conhecer as dores e as necessidades do grupo com o qual você desenvolverá este plano de aula. Seguem algumas dicas para refletir sobre as possibilidades de planejamento financeiro que podem ajudar na construção da aula:
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Aparelhos eletrônicos para que os estudantes possam acessar a internet para pesquisa.
Contexto
Tempo sugerido
12 minutos.
Orientações
Inicie a aula projetando a planilha modelo no quadro ou entregando-a em folha impressa para análise da turma.
O que propor?
Projete a Planilha modelo - Planilhando gastos da nossa casa disponível para esta aula ou entregue-a em folha impressa para a turma. Garanta que a projeção/impressão contenha também o gráfico presente na planilha disponibilizada. Em seguida, solicite que cada estudante registre no caderno suas impressões gerais sobre a organização financeira proposta, verificando o que mais chamou a atenção deles como algo bem importante na planilha. Oriente-os oralmente para que prossigam a análise. Use questionamentos para conduzir essas reflexões iniciais sobre o tema:
- Qual a diferença entre o seu planejamento financeiro e o apresentado para a turma?
- Quais as vantagens e desvantagens do seu planejamento frente ao planejamento apresentado?
- O que você mudaria em seu planejamento após verificar este que foi apresentado para a turma?
- O que podemos afirmar sobre o planejamento apresentado para a turma, com base no gráfico que o acompanha? Esse gráfico é essencial para a compreensão do planejamento financeiro em questão?
Espera-se que, ao comparar os planejamentos financeiros, os estudantes possam identificar características prioritárias e essenciais para que o planejamento tenha maior eficácia em seu uso e possível elaboração de um planejamento essencial para a visão da turma.
Abra a discussão entre todos os estudantes para verificar se há consenso sobre a organização e os itens indispensáveis no planejamento financeiro familiar. Não deixe a discussão enaltecer ou desqualificar algum modelo, mas peça que os estudantes argumentem sobre as escolhas feitas em termos de estrutura das planilhas eletrônicas. Caso seja possível, proponha à turma que, em conjunto, construa um modelo de orçamento familiar que atenda o anseio desses estudantes sobre o controle financeiro.
Sugestões de adequação
Caso não seja possível disponibilizar aparelhos eletrônicos que permitam o acesso à internet, os estudantes podem socializar com os colegas as pesquisas no formato físico. Porém, para otimizar o tempo, organize-os antecipadamente em duplas para que eles possam ler a pesquisa uns dos outros antes de abrir para a roda de conversa.
Problematização
Tempo sugerido
25 minutos.
Orientações
Nesta etapa os estudantes vão refletir sobre a importância de planejar o mês seguinte, observando o orçamento familiar. Para isso, eles deverão organizar e elaborar as possibilidades para esse planejamento.
O que propor?
Inicie essa etapa propondo para os estudantes a seguinte questão:
- Como podemos nos organizar financeiramente para as contas mensais variáveis, como as de água e energia elétrica, se o valor geralmente não é o mesmo do mês anterior?
Para que eles possam alimentar essa reflexão, peça que consultem suas próprias contas de água e de energia elétrica, verificando o ponto questionado no início desta etapa. É importante destacar que em alguns condomínios os valores de água e energia elétrica podem ser constantes, mas trata-se de casos mais raros e de localidades bem específicas. Caso aconteça de toda a turma apresentar esse tipo de situação, peça que os estudantes analisem locais em que isso não acontece, ou seja, investiguem como pode ser feito o planejamento por pessoas que possuem tais contas de consumo variáveis.
Espera-se que a turma apresente algumas hipóteses para a previsão: maior valor da conta nos últimos meses, o menor valor da conta nos últimos meses, ou ainda pode surgir a proposta de consumo médio, calculado a partir da média aritmética. Incentive os estudantes a refletir sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar com as diferentes hipóteses levantadas para essa estimativa.
A média aritmética permitirá uma aproximação interessante para que a previsão de gastos para o mês seguinte seja feita. Assim, solicite que a turma use a planilha eletrônica para lançar as informações das contas de água e energia elétrica, verificando a média dos valores de cada tipo de conta (água e energia elétrica) nos últimos 6 meses.
Após os estudantes realizarem esse cálculo, socialize as estratégias utilizadas a partir de uma breve roda de conversa, somente para verificar se todos entenderam as possibilidades proporcionadas pela planilha eletrônica de organização, facilitando o cálculo da média destes valores. Solicite, então, que a turma se organize em duplas e proponha que as duplas construam uma estratégia para solucionar a seguinte questão:
- Como podemos estabelecer uma média aritmética do valor das contas de consumo de água e energia elétrica se a cada mês elas variam?
Incentive as duplas para que construam estratégias para que o cálculo da média aritmética seja o mais atualizado possível. Os estudantes podem fazer o cálculo da média dos 6 ou 12 últimos meses, atualizando os valores mês a mês; ou, ainda, trabalhar com a média aritmética de todos os valores destas contas, atualizando este cálculo mês a mês. Após o cálculo das médias por parte das duplas, apresente outros questionamentos para que um novo debate aconteça:
- Qual deve ser a sua organização financeira quando for verificada uma conta muito superior à média aritmética das últimas contas? E quando ele for muito inferior?
Espera-se que os estudantes consigam compreender a média aritmética como uma previsão plausível e que possibilita um planejamento razoável, desde que bem utilizado.
No caso de um valor muito superior à média, é preciso ter cautela e observar atentamente para que esse consumo seja controlado, ou verificar se não está havendo desperdício de alguma maneira: uma lâmpada acesa 24 horas sem necessidade, ou algum vazamento de água que não tenha sido notado ainda, entre outras possibilidades. No caso de um valor muito inferior à média aritmética, é importante acompanhar atentamente os próximos meses para verificar se esse valor não irá distorcer a média aritmética analisada. Também é preciso uma análise criteriosa sobre o que pode ter havido naquele mês para que o consumo tenha sido mais baixo ou sobre uma redução de tarifa, entre outros motivos. Tudo deve ser analisado com cautela, pois estamos trabalhando com previsões financeiras e que impactam diretamente o nosso planejamento. Antes de encerrar esta etapa, proponha oralmente uma reflexão sobre quais outras contas poderiam se encaixar nesse modelo de previsão proposto. Solicite que os estudantes justifiquem o ponto de vista defendido por eles oralmente frente à turma e aceite a contraposição com o olhar e opinião de seus colegas.
Sugestões de adequação
Caso não seja possível disponibilizar aparelhos eletrônicos que permitam o acesso à internet ou às planilhas digitais para realização da atividade, proponha que a turma trabalhe com os registros no caderno e que tenham o auxílio de uma calculadora para efetivação dos cálculos propostos.
Sistematização
Tempo sugerido
8 minutos.
Orientações
Ainda organizados em duplas, este é o momento em que os estudantes devem sintetizar as aprendizagens ocorridas ao longo da aula. Sugira o uso constante do caderno para registro de ideias e conceitos compreendidos durante este período.
O que propor?
Após as reflexões construídas, analisadas e discutidas pela turma, solicite que os estudantes escrevam, no caderno ou usando recursos digitais, um breve parágrafo, exemplificando a função da média aritmética como recurso de suporte para o planejamento financeiro familiar do mês seguinte. Você pode criar um espaço digital para que os estudantes consigam acessar os links das planilhas de planejamento financeiro dos demais para leitura, refletindo mais uma vez sobre as estratégias de cálculo das médias adotadas por cada dupla.
Sugestões de adequação
Caso os estudantes não tenham acesso aos recursos digitais, você pode solicitar o registro físico das informações de cada dupla, porém com cada estudante anotando em seu caderno, para que eles possam consultar posteriormente.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
Solicitar o registro das aprendizagens no caderno.
O que propor?
Proponha que os estudantes respondam à seguinte questão no próprio caderno:
- Qual a função de ter o orçamento familiar planilhado, se não o usamos para planejar as ações futuras? Como isso pode ser feito?
Peça que os estudantes registrem no caderno suas impressões diante das discussões realizadas para esta aula, em que esperamos que eles identifiquem o uso da média aritmética como uma estratégia de planejamento financeiro frente às contas variáveis. É possível que alguns estudantes prefiram considerar o valor máximo verificado para a conta de consumo em questão (água ou energia elétrica) para poder terem uma margem. Entretanto, essa margem pode ser rompida e este estudante precisa saber como agir frente a isso, assim como quando os valores são superiores ou inferiores à média aritmética.
Sugestões de adequação
Caso haja tempo, amplie este momento propondo que cada estudante crie um modelo de planilha eletrônica em que seja possível usar dos cálculos de média aritmética como um parâmetro para o planejamento futuro (no caso, o mês seguinte).