Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Juros simples com o uso de tecnologia
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas envolvendo o cálculo de juros simples utilizando a tecnologia.
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para turma.
Propósito: Resolver situações-problemas do dia a dia envolvendo o cálculo de juros simples.
Discuta com a Turma:
- Alguém sabe explicar em quais situações pagamos juros?
- O que vocês entendem por juros simples?
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Escreva o exercício no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Incentive os alunos a calcular as porcentagens mentalmente, achando primeiro 10% e depois 1%. Inicie fazendo os questionamentos abaixo.
Quanto a organização da sala, agrupe os alunos em duplas ou trios. Deixe que os alunos se familiarizem com a atividade por alguns instantes, nesse momento, circule pela sala para verificar como os grupos estão resolvendo o problema.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como calcular taxas de juros mentalmente.
Discuta com a Turma:
- Como podemos encontrar 10% mentalmente?
- Após encontrar 10%, como podemos achar 5%? E 2,5%? E 12,5%?
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: No momento da correção, deixe os alunos resolverem a questão, convide um deles para resolver no quadro, e verifique se alguém resolveu diferente, convide este aluno para ir ao quadro, chame também outros alunos que resolveram só uma parte, ou que resolveram errado. Deixe que os alunos percebam e validem as respostas dos colegas, analisando qual resolução é mais vantajosa. Se os alunos não resolverem o problema, leve-os a identificar a dificuldade.
Propósito: Explorar várias estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Que conta precisamos fazer para justificar o cálculo da padaria?
- Se a primeira parcela foi paga no ato da compra, o que devemos fazer primeiro?
- Tem juro embutido da primeira parcela? E na segunda?
- Como saber em qual parcela o juro está embutido?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 min (slides 5 e 11)
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Organize os alunos em duplas ou trios e peça para eles resolverem a situação problema na sala de informática utilizando uma planilha eletrônica (pode ser o excel, ou uma planilha do google). Antes dos alunos resolverem explique algumas ferramentas da planilha, ou seja, mostre que a planilha é um recurso em que podemos utilizar diversas operações tal como somar e multiplicar células.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros simples para tentar solucionar o problema dado.
Discuta com a turma:
- O que é montante?
- Como encontramos o montante?
- Como calcular em regime de juros simples?
- O que devemos calcular primeiro?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10 e 12 a 14)
Orientações: Você pode usar a planilha Google disponível no drive do google ou utilizar a planilha do excel. Antes dos alunos tentarem resolver esse problema vá mostrando o passo a passo de como utilizar uma planilha eletrônica, mostre alguns comandos de somar e fazer operações com as células e deixe eles resolverem sozinhos o problema utilizando a planilha, deixe que eles descubram as fórmulas para solucionar o problema (no final está disponível um anexo do passo a passo para resolver esse problema, mas somente para você professor). Convide os grupos para apresentar para a sala como pensaram e quais fórmulas utilizaram na planilha que ajudaram a resolver o problema. Após resolverem esse problema peça para os alunos criarem outros problemas para os colegas resolverem usando a planilha. É importante você professor experimentar resolver o problema utilizando planilha para entender as possíveis dificuldades que os alunos podem encontrar e perguntas que podem fazer durante a aula.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem para que serve uma planilha eletrônica?
- Alguém já usou uma planilha eletrônica?
- Como montar uma tabela na planilha?
- Vamos precisar de quantas colunas na tabela?
- Quais os nomes de cada coluna?
- Quais números devemos digitar na segunda linha da tabela que criamos?
- Quais fórmulas utilizaremos para calcular o tempo, o juros e o montante?
- Porque na coluna do montante vamos colocar o valor do capital inicial?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10 e 12 a 14)
Orientações: Quando voltar para a sala de aula incentive os alunos a resolver o problema de outras maneiras, verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a turma:
- O que devemos fazer primeiro?
- Podemos achar a taxa de juros mentalmente? Como?
- Como podemos encontrar 1% mentalmente? E 0,5%?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10 e 12 a 14)
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, verifique se um aluno fez geometricamente e gostaria de fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a turma:
- O que devemos fazer primeiro?
- Quem saberia fazer um desenho representando essa situação?
- Qual a diferença do segundo mês para o primeiro mês?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10 e 12 a 14)
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, verifique se um aluno fez geometricamente e gostaria de fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a turma:
- O que devemos fazer primeiro?
- Quem saberia fazer um desenho representando essa situação?
- Qual a diferença do segundo mês para o primeiro mês?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10 e 12 a 14)
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, verifique se algum aluno resolveu o problema utilizando as fórmulas, chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a turma:
- Qual é a fórmula para encontrar o juros? E o montante?
- Após achar o primeiro montante como vamos achar os próximos?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 min (slides 5 e 11)
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Organize os alunos em duplas ou trios e peça para eles resolverem a situação problema na sala de informática utilizando uma planilha eletrônica, deixe os alunos perceber quais as fórmulas deverão ser modificadas e quais os números deverão ser trocados na planilha anterior.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros simples para tentar solucionar o problema dado.
Discuta com a turma:
- Como obtemos o montante?
- Sem saber o capital inicial é possível calcular o juros?
- Quais são os dados conhecidos do problema?
- O que devemos modificar na planilha?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10 e 12 a 14)
Orientações: Primeiro peça para os alunos mudar algumas fórmulas na planilha da atividade anterior, incentive eles a criarem fórmulas diferentes, em seguida, peça para os alunos descobrirem uma maneira de achar a solução correta do problema utilizando a planilha, convide os grupos para apresentar para a sala como pensaram e quais fórmulas utilizaram na planilha que ajudaram a resolver o problema. Peça também para os alunos criarem outros problemas para os colegas resolverem usando a planilha.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a turma:
- Qual fórmula devemos mudar na planilha?
- Como podemos achar o capital inicial?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10 e 12 a 14)
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, chame um aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a turma:
- O que precisamos conhecer para encontrar o montante?
- Qual desenho representa um montante?
- A taxa de juros é calculada sobre qual valor?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10 e 12 a 14)
Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, chame um aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa.
Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.
Discuta com a turma:
- Quais são as fórmulas utilizadas para calcular juros e montante?
- Quais são os valores conhecidos?
- Como utilizar as fórmulas se não conheço todos os valores?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o slide ou escreva na lousa encerrando a atividade.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens.
Discuta com a turma:
Discuta com a turma:
Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:
- Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
- Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
- Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?
Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.
Essas perguntas e outras ideias relacionadas a mentalidades matemáticas de crescimento você pode encontrar no livro Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.
Raio X
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão respondendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldade de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do cálculo de juros simples.
Acesse aqui a resolução dessa atividade.
Discuta com a turma:
- Em quais situações pagamos o juros simples?
- O que fazer para não pagar juros?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
Propósito:
Orientações: Você pode usar a planilha Google disponível no drive google ou utilizar a planilha do excel.
Orientações:
Propósito: Explicação de como usar a planilha Google disponível no drive google ou utilizar a planilha do excel.
Orientações:
Propósito: Explicação de como usar a planilha Google disponível no drive google ou utilizar a planilha do excel.
Propósito:
Explicação de como usar a planilha Google disponível no drive google ou utilizar a planilha do excel.Propósito:
Explicação de como usar a planilha Google disponível no drive google ou utilizar a planilha do excel.Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Malta de Sousa
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF09MA05) . Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.
Objetivos específicos
Resolver problemas envolvendo o cálculo de juros simples utilizando a tecnologia.
Conceito-chave
Juros simples, montante e capital.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Calculadora.
- Planilha eletrônica