Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Elaborando o produto final
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Planejamento e realização de pesquisa estatística
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cláudia Flora Degrava
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.
Conceito-chave
Gráficos, tabelas, conclusão de pesquisa.
Objetivos específicos
Elaborar gráficos, analisando-os à luz das medidas de tendência central para produzir conclusões.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis, borracha e caneta.
- Transferidor e compasso (opcional)
- Projetor
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Elaborar gráficos, analisando-os à luz das medidas de tendência central para produzir conclusões.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.
Discuta com a turma: Comente sobre o que irão fazer na aula evidenciando que se trata de etapas finais de uma pesquisa estatística.
Material complementar:
Retomada
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 3 a 8)
Orientação: Apresente o título da aula e eleja dois estudantes para representarem as falas dos personagens. Peça que encenem a situação dirigindo as questões para a turma. Em seguida projete ou apenas leia as falas originais comparando com as respostas.
Propósito: Retomar etapas de pesquisa (análise e conclusão).
Discuta com a turma:
- Temos mais formas de comunicar a conclusão de um pesquisa?
- Vocês percebem uma forte relação da etapa de comunicação com as aulas de Língua Portuguesa?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Apresente o título da aula e eleja dois estudantes para representarem as falas dos personagens. Peça que encenem a situação dirigindo as questões para a turma. Em seguida projete ou apenas leia as falas originais comparando com as respostas.
Ao final deste slide reforce com os estudantes que estamos cumprindo etapas de ANÁLISE DE DADOS e CONCLUSÃO.
Propósito: Retomar etapas de pesquisa (análise e conclusão).
Discuta com a turma:
- Temos mais formas de comunicar a conclusão de um pesquisa?
- Vocês percebem uma forte relação das etapas de análise e comunicação com as aulas de Língua Portuguesa?
- Vocês se recordam como calculamos a média?
- O que vem a ser a moda e a mediana?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).
Orientação: Esta atividade será baseada na análise de dados, interpretação e comunicação dos resultados. Se a aula MAT9_25PES03 e/ou MAT9_25PES04 foi realizada, seus dados já coletados poderão utilizados e a conclusão será do problema inicial. Outra opção é a transposição destas tabelas para planilhas eletrônicas e realização das construções gráficas em softwares apropriados.
Inicie-a formando grupos de aproximadamente três alunos. Outra possibilidade é apenas a projeção do slide.
A decisão pelo trabalho em grupos deverá ser feita de forma produtiva. Nesta atividade é importante que se agrupe estudantes de forma heterogênea a fim de desenvolver uma mentalidade de crescimento. Distribuir papéis é uma forma de manter a coesão e eficiência do trabalho. Segue uma sugestão de papéis: organizador ou facilitador (aquele que mantém o grupo coeso certificando-se de que não tenha conversa para além da tarefa, garantindo que a leitura seja feita por todos e solicitando a presença do professor quando perceber necessidade); registrador (anota todas as ideias apresentadas para facilitar a socialização e reflexões); Relator (mediante as anotações, compartilha e comunica os resultados para a turma e sempre se comunica com o professor)
Propósito: Analisar dados agrupados.
Discuta com a turma:
- Você percebe que as idades foram agrupadas? Por que você acha que se optou por esta forma de registro?
- Além de uma tabela, qual seria uma outra forma de representar os dados tabulados?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).
Orientação: Percorra os grupos para verificar o andamento das atividades.
Oriente os grupos a produzirem gráficos de no mínimo duas formas diferentes para cada tabela.
Propósito: Produzir gráficos.
Discuta com a turma:
- Gráficos de pontos seria uma boa opção para os dados agrupados (idades)?
- Qual é a diferença de um histograma e um gráfico de colunas? Qual seria a melhor opção para dados contínuos?
- Caso se opte por gráfico de setores, precisamos de algum instrumento? Quais cálculos serão auxiliares?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).
Orientação: Continue percorrendo os grupos e verificando a compreensão dos estudantes pelas medidas de tendência central. Nestas análises os estudantes deverão perceber que a classe modal (onde mais aparecem respostas) é de adultos. Caso fosse de adolescentes ou jovens a resposta da segunda questão poderia sofrer alteração. Acreditamos que os jovens se preocupam com o modismo, diferente dos adultos que votaram no preço do produto. Ou ainda, idades mais avançadas fariam com que a localização do estabelecimento fosse o mais importante.
Propósito: Analisar dados à luz das medidas de tendência central.
Discuta com a turma:
- Se desejássemos uma outra classe modal, onde você sugere que a pesquisa deveria ser feita?
- Isso faria com que as respostas por escolhas de estabelecimentos sofressem alterações? Dê exemplos.
- Faz sentido falar em média de idade dentro deste contexto?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).
Orientação: Verifique a compreensão final dos estudantes. A pesquisa levam à percepção de que as escolhas podem ser influenciadas pela idade. Reorganizar esta tabela é fundamental para a conclusão de pesquisa. Ao final estimule-os a elaborar um parágrafo de conclusão englobando IDADE, ESTABELECIMENTO, PRODUTO.
Propósito: Reorganizar dados e elaborar a conclusão da pesquisa.
Discuta com a turma:
- Existe algum problema quando é usado perguntas abertas em uma pesquisa de levantamento de dados? O que sería benéfico neste tipo de pergunta?
- Um gráfico com estas respostas da tabela auxiliaria ou não na interpretação?
- Poderíamos fazer algo antes para facilitar a interpretação?
- É possível encontrar respostas semelhantes na tabela apresentada?
- Quantas palavras resumiria estas respostas?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).
Orientação: Verifique a compreensão final dos estudantes. A pesquisa levam à percepção de que as escolhas podem ser influenciadas pela idade. Reorganizar esta tabela é fundamental para a conclusão de pesquisa. Ao final estimule-os a elaborar um parágrafo de conclusão englobando IDADE, ESTABELECIMENTO, PRODUTO.
Propósito: Reorganizar dados e elaborar a conclusão da pesquisa.
Discuta com a turma:
- Existe algum problema quando é usado perguntas abertas em uma pesquisa de levantamento de dados? O que sería benéfico neste tipo de pergunta?
- Um gráfico com estas respostas da tabela auxiliaria ou não na interpretação?
- Poderíamos fazer algo antes para facilitar a interpretação?
- É possível encontrar respostas semelhantes na tabela apresentada?
- Quantas palavras resumiria estas respostas?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 10 a 12).
Orientação: Esta etapa refere-se ao momento de compartilhar as resoluções e discussões dos grupos e os slides são apenas auxiliares. Apresente-os ao final da discussão, se achar necessário.
No decorrer das resoluções, ao percorrer os grupos, selecione o que pretende socializar. Por exemplo: diferentes tipos de gráficos e agrupamentos da tabela. Não deixe de apresentar os erros, estes são importantes para a construção do conhecimentos. No entanto, combine previamente com os grupos para que não haja constrangimento. Ouça também a conclusão. Escolha uma delas ao passar pelos grupos e peça que os demais apenas acrescentes ou discordem de informações.
Propósito: Compartilhar as análise e produções.
Discuta com a turma:
- Quais características possuem tal gráfico facilitando a visualização?
- Qual gráfico o grupo não escolheria?
- Analisando a terceira tabela, era possível concluir? O que foi preciso?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 10 a 12).
Orientação: Esta etapa refere-se ao momento de compartilhar as resoluções e discussões dos grupos e os slides são apenas auxiliares. Apresente-os ao final da discussão, se achar necessário.
No decorrer das resoluções, ao percorrer os grupos, selecione o que pretende socializar. Por exemplo: diferentes tipos de gráficos e agrupamentos da tabela. Não deixe de apresentar os erros, estes são importantes para a construção do conhecimentos. No entanto, combine previamente com os grupos para que não haja constrangimento. Ouça também a conclusão. Escolha uma delas ao passar pelos grupos e peça que os demais apenas acrescentes ou discordem de informações.
Propósito: Compartilhar as análise e produções.
Discuta com a turma:
- Quais características possuem tal gráfico facilitando a visualização?
- Qual gráfico o grupo não escolheria?
- Analisando a terceira tabela, era possível concluir? O que foi preciso?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 10 a 12).
Orientação: Esta etapa refere-se ao momento de compartilhar as resoluções e discussões dos grupos e os slides são apenas auxiliares. Apresente-os ao final da discussão, se achar necessário.
No decorrer das resoluções, ao percorrer os grupos, selecione o que pretende socializar. Por exemplo: diferentes tipos de gráficos e agrupamentos da tabela. Não deixe de apresentar os erros, estes são importantes para a construção do conhecimentos. No entanto, combine previamente com os grupos para que não haja constrangimento. Ouça também a conclusão. Escolha uma delas ao passar pelos grupos e peça que os demais apenas acrescentes ou discordem de informações.
Propósito: Compartilhar as análise e produções.
Discuta com a turma:
- Quais características possuem tal gráfico facilitando a visualização?
- Qual gráfico o grupo não escolheria?
- Analisando a terceira tabela, era possível concluir? O que foi preciso?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome com os estudantes o que foi realizado nesta aula. Aproveite para recordar todas as etapas de pesquisa. Leia o slide e discuta sobre possíveis hipóteses de problemáticas para os dados analisados.
Propósito: Refletir sobre o trabalho realizado.
Discuta com a turma:
- Por que devemos analisar dados de uma pesquisa?
- Nossa atividade cumpriu com o objetivo esperado?
- Para uma maior eficácia da comunicação, quais gêneros poderíamos utilizar?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os estudantes leiam e respondam a atividade. Para isso entregue-lhes a atividade impressa.
Propósito: Avaliar a aprendizagem
Discuta com a turma:
- Quais ideias de gráfico vocês tiverem?
- Alguém fez algo diferentes, em relação aos eixos do gráfico?
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_25PES05)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
Pela rede social escolhida, faça um breve quizz para que se lembrem das etapas de uma pesquisa, mas gaste um pouco de tempo para que possa explicar, mediante cada resposta sobre as etapas da pesquisa, sobre as intenções de cada etapa e como realizá-la de maneira mais coerente possível e obter respostas e inferências mais honestas e condizentes com a análise dos dados.
Atividade principal, sistematização, discussão das soluções e encerramento
Novamente, essa atividade pode ser adaptada como um trabalho para ser entregue numa data posterior combinada. Incentive a pensarem em temas atuais e dentro do cotidiano no lugar do que está proposto no plano original devido à situação excepcional que estamos vivendo.
Mas, conforme as próprias orientações do plano original, se as aulas MAT9_25PES03 e/ou MAT9_25PES04 foram realizadas, seus dados poderão utilizados e a conclusão será sobre o problema inicial.
Outra opção é disponibilizar estas tabelas em pdf ou impressas e disponíveis na unidade escolar para fazerem planilhas eletrônicas e construções gráficas em softwares apropriados com o Excel.
Incentive que realizem essa tarefa coletivamente e destacando que separar os papéis de cada um é um passo importante para organizar essa coletividade e melhorar a realização da pesquisa.
Novamente, essa atividade precisa ser compartilhada para discussões em tempo real, logo, no retorno das pesquisas, abra uma sala de reuniões no Google Meet e coordene as apresentações. Incentive o uso de planilhas mais usuais que permitem a confecção de gráfico como o Excel ou ainda a construção de tabelas próprias para essa apresentação.
De posse de todas as medidas de tendência central e dos gráficos, solicite que enviem por meio eletrônico, de preferência, um relatório com todas as informações possíveis de suas pesquisas, inclusive com as explicações sobre as escolhas de qual medida de tendência foi a mais adequada para as suas conclusões, para entregarem em uma outra data combinada.
Dessa forma, não vimos necessidade de realizar o Raio X.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, nos debates sobre os temas escolhidos e resultados dos relatórios.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cláudia Flora Degrava
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.
Conceito-chave
Gráficos, tabelas, conclusão de pesquisa.
Objetivos específicos
Elaborar gráficos, analisando-os à luz das medidas de tendência central para produzir conclusões.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis, borracha e caneta.
- Transferidor e compasso (opcional)
- Projetor