Esta aula pode ser aplicada no contexto remoto de aulas síncronas com a mesma estrutura. Para um contexto remoto assíncrono, pode-se fazer uma adaptação para o uso de uma sequência didática a ser seguida com a mesma dinâmica da metodologia de sala de aula invertida, com os resultados sendo enviados pelo canal conveniente, servindo para um feedback sobre as aprendizagens.
1- Envie o link Opções de investimento além da Poupança - Anuário do Ceará (anuariodoceara.com.br) e pergunte qual é a opção preferida e quais são os principais motivos dessa opção, segundo o site. Peça que registrem em um documento de texto como o Word.
2- Indique o link do site do Banco Central (https://www.bcb.gov.br/estatisticas/remuneradepositospoupanca) e peça que leiam a parte que trata da remuneração da poupança no documento de texto que iniciou na etapa anterior.
3- Peça que realizem a atividade “Agora que sabem quais são as taxas, vamos pensar numa situação!” e ofereça a seguinte informação, com uma proposta de atividade atrelada a ela:
“Os economistas do mercado financeiro mantiveram a projeção da taxa SELIC em 2022 em 11,50% ao ano.” (Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2021/12/20/estimativas-do-focus-para-selic-seguem-em-1150-em-2022-e-em-800-em-2023.htm Acesso em 07 Jan. 2022).
“Considerando que a TR não possa ser desprezada neste ano por atingir patamares maiores que 8,5%, como se pode calcular quanto terá um cidadão que coloca 200 reais em fevereiro e o deixa lá rendendo até dezembro?”.
Oriente que registrem a resolução em vídeo ou mesmo no documento já aberto anteriormente.
4- Solicite que registrem em um parágrafo as respostas aos questionamentos: “Como se pode calcular esses valores mais rapidamente e fazer projeções como fazem nos bancos? Por exemplo, é possível ter uma fórmula que calcule esse valor mais rapidamente? Que padrão matemático pode ser visto nesse rendimento?”
5- Peça que pesquisem na internet se há uma fórmula que faça esse cálculo e registrem no documento já aberto.
6- Determine que, ao final do documento, registrem suas percepções de como rende o dinheiro e o envie pelos canais institucionais combinados.