Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.
Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.
Discuta com a turma:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Propósito: Rever os padrões relacionados à multiplicação e divisão de radicais com mesmo índice.
Orientação: Este é um momento bastante oportuno para perceber as dúvidas dos alunos, para isso faça perguntas de como eles procederiam para justificar as sentenças. Passe entre os alunos e certifique-se que todos estão justificando as respostas.
Discuta com a turma:
- Quais os padrões relacionados com a multiplicação e divisão de radicais?
- Os índices poderiam ser diferentes?
Atividade de Aquecimento
Resolução da Atividade de Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: É aconselhado que o professor construa os dados previamente, e se possível disponibilize a tabela de números para cada grupo de alunos. Para acessar a versão para impressão Clique Aqui.
Propósito: Apresentar o jogo que será utilizado na aula.
Discuta com a turma:
- Quais os comportamentos adequados para se jogar um jogo e aprendermos com ele?
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 4 e 5).
Orientação: Apresente as regras aos estudantes, certifique-se que todos compreenderam. É importante perceber a importância do último passo, pois é nesse passo que os estudantes demonstrarão durante os exercícios se perceberam a relação entre os índices e as potências dos radicais, e também, se estão compreendendo o princípio da multiplicação e divisão com radicais.
Propósito: Apresentar as regras do jogo para os estudantes. Se necessário, veja um exemplo de jogada clicando no link acima.
Discuta com a turma:
- Existem padrões nos números a serem escolhidos?
- Qual seria a motivação para alguém trocar as raízes?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).
Orientação: Este slide mostra como as oportunidades extras de sortear as raízes pode influenciar na resolução. Isso pode facilitar ou dificultar as contas.
Propósito: Mostrar aos estudantes os procedimentos do jogo.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre os radicandos e o índice das raízes?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).
Propósito: Mostrar como calcular multiplicação com índices distintos das raízes.
Orientação: Enfatize aos estudantes que este é um exemplo, que o interessante é que os estudantes busquem entender os passos, pois existem padrões para resolver esta operação.
Discuta com a turma:
- Como podemos descobrir o valor de cada raiz??
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).
Propósito: Mostrar outra forma de resolução de multiplicação de raízes com índices distintos.
Orientação: Discuta com a turma, questionando se os estudantes estudantes conseguem pensar outras formas de calcular a multiplicação.
Discuta com a turma:
- Seria possível transformar os índices para que fiquem iguais e possam ser operados?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).
Propósito: Terminar a resolução do exemplo iniciado no slide anterior.
Orientação: Termine com os alunos para que estes possam iniciar o jogo. Diga que o processo de divisão seguem passos análogos.
Discuta com a turma:
- Pensem bem nas jogadas que podem ser feitas como vocês podem pontuar mais.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).
Propósito: Socializar as experiências vividas pelos estudantes no jogo.
Orientação: Crie um momento de discussão, levantando pontos sobre os padrões que os alunos encontraram, suas dificuldades e como lidaram com situações inesperadas.
Discuta com a turma:
- Existem jogadas que propiciam maior ou menor pontuação?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Rever o objetivo da aula e destacar os principais pontos da aula.
Orientação: Discuta os pontos com os alunos.
Discuta com a turma:
- Pergunte se algum aluno gostaria de acrescentar alguma consideração.