Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para essa aula é importante que os estudantes saibam o que é aposentadoria. Você pode propor que eles busquem informações sobre o tema ou conversem com familiares e conhecidos e verifiquem suas percepções. Para otimizar o tempo, é possível solicitar um registro prévio dessas discussões com familiares e conhecidos, usando algum recurso virtual que se enquadre nessas características, como, por exemplo. Padlet, Mentimeter ou até mesmo solicitando que os estudantes insiram as informações em slides de um documento do Google Apresentações. Caso o recurso tecnológico não esteja disponível, você pode solicitar que eles socializem previamente com um colega da turma o que descobriram sobre aposentadoria.
Após a organização das informações colhidas pelos estudantes, peça que eles registrem no caderno (ou usando algum recurso digital de sua preferência, estabelecido como padrão para toda a turma) a resposta para a seguinte pergunta: Como você planeja se preparar para sua aposentadoria? Estes registros serão o ponto de partida para nosso plano de aula.
Peça também que investiguem e tragam para esta aula o valor médio salarial de profissão que possivelmente faz parte de seu projeto de vida ou solicite que busquem essa informação conversando sobre a profissão de um membro da família.
Para se aprofundar
Para aprofundamento e como material de pesquisa para as atividades propostas neste plano de aula, os estudantes poderão acessar a página da internet da Previdência Social mantida pelo governo federal, disponível no link: Previdência Social (INSS), acesso em 07 Fev. 2022. Nela é possível conhecer um pouco mais sobre as regras vigentes para aposentadoria e sobre as diferentes situações englobadas pela reforma da previdência mais recente.
Outra referência interessante para esse trabalho está na página da Escola Virtual do Programa de Educação Previdenciária, disponível no link: Escola PEP, acesso em 07 Fev. 2022. A página oferece cursos gratuitos sobre previdência, dando a oportunidade de aprofundamento sobre o tema em diferentes formatos.
Para saber mais sobre planilha eletrônica, acesse:
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Aparelhos tecnológicos (computador, notebook, tablet ou smartphone) para que os estudantes possam acessar a internet.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
Inicie a aula, retomando com os estudantes as respostas sobre os planos de cada um para aposentadoria. Verifique quais respostas fazem referência às regras vigentes da aposentadoria indicada na página da Previdência Social. É bem provável que eles não tenham conhecimento do funcionamento da Previdência Social e apresentem respostas que envolvam outras fontes de renda, como o empreendedorismo, o acúmulo de bens para locação ou venda futura, a retenção de dinheiro a ser aplicado na poupança, ou até mesmo o investimento financeiro em produtos ofertados pelos bancos, como é o caso da previdência privada.
O que propor?
Apresente para os estudantes a matéria disponível no seguinte link: Dois anos depois, saiba quais foram os efeitos da Reforma da Previdência (acesso em 07 Fev. 2022). Inicialmente, peça que os estudantes leiam o conteúdo da matéria e tentem identificar em qual situação previdenciária eles se enquadram no momento da aula. Espera-se que os estudantes que ainda não trabalham percebam que não fazem parte do processo de transição da reforma da Previdência.
Assim, sugerimos que eles verifiquem as informações contidas na matéria, busquem a média salarial solicitada previamente e discutam em grupos sobre a situação previdenciária atual. Nesse período, proponha que façam os cálculos indicados, considerando a média salarial, e verifiquem o valor de sua aposentadoria conforme as regras atuais.
Sugestões de adequação
Caso não seja possível disponibilizar aparelhos tecnológicos que permitam o acesso à internet, os estudantes podem fazer a leitura de uma cópia impressa entregue aos grupos ou de uma projeção do texto por meio de um datashow ou smart TV.
Problematização
Tempo sugerido
20 minutos.
Orientações
A proposta nesta etapa da aula é que, em duplas, os estudantes consigam calcular o valor da aposentadoria de uma mulher que cumpriu somente a idade mínima para aposentadoria, com médias salariais distintas e pesquisadas previamente por eles, de acordo com as profissões que mais empregam no Brasil (peça que cada dupla faça o cálculo para as médias salariais das funções pesquisadas pelos dois estudantes).
Lembre-se de mediar as discussões entre as duplas, circulando entre elas, sempre com perguntas que promovam a reflexão sobre os cálculos realizados e vinculadas ao contexto social em que vivem esses estudantes.
O que propor?
Solicite que as duplas calculem o valor da aposentadoria para uma mulher, nas profissões que empregam no Brasil pesquisadas por eles, com a média salarial indicada em cada uma delas. Disponibilize a matéria sobre aposentadoria, presente no link Está planejando a aposentadoria do INSS? Veja quais são as regras em 2021, para consulta.
Solicite que as duplas respondam às questões sobre os seus dados:
- Caso essa mulher tenha contribuído por 5 anos com um salário de R$ 5.000,00 e os demais anos com a média salarial pesquisada por vocês, a aposentadoria dela aumenta ou diminui? Por quê?
- Quanto tempo a mais essa mulher precisaria trabalhar para se aposentar com 100% da média salarial? Qual o impacto social disso?
- Qual plano você considera ideal para se aposentar com 100% da média salarial dentro do seu planejamento de projeto de vida?
Sugestões de adequação
Caso não seja possível disponibilizar aparelhos tecnológicos que permitam o acesso à internet, os estudantes podem fazer a leitura de uma cópia impressa ou de uma projeção do material de consulta proposto.
Sistematização
Tempo sugerido
20 minutos.
Orientações
Organize uma breve roda de conversa sobre os diferentes valores encontrados e sobre as regras da Previdência Social vigentes no país. Dê a oportunidade para que os estudantes apresentem seus cálculos e promova um painel de solução. Enquanto uma dupla está demonstrando sua ideia no quadro, os outros estudantes deverão fazer o processo de avaliação sobre a proposta descrita no painel.
Espera-se que consigam perceber que o aumento no tempo de contribuição implica diretamente o aumento do valor da aposentadoria, graças aos dois pontos percentuais para cada ano adicional para além do tempo mínimo, e tragam a discussão sobre se essa regra é a ideal ou não.
O que propor?
Depois de debater sobre o tempo de contribuição e sobre as regras vigentes em relação ao cálculo do valor da aposentadoria, socialize um exemplo (conforme indicado nas orientações) com toda a turma. A partir dele, faça problematizações, como, por exemplo:
- O que aconteceria se essa mulher trabalhasse apenas 3 anos além do tempo mínimo? Como ficaria a aposentadoria dela?
- E o que aconteceria com essa aposentadoria se ela contribuísse por 37 anos para a Previdência?
- Qual seria um ano ideal para ela se aposentar, considerando sua contribuição mensal?
Em seguida, solicite que cada dupla organize em uma planilha eletrônica os dados das mulheres nas funções indicadas previamente, com suas respectivas médias salariais. Nessa planilha as duplas devem anotar o tempo de contribuição e a variação da aposentadoria, ano a ano para a contribuição, do tempo mínimo (60% da média salarial) até atingir o valor máximo possível.
Sugestões de adequação
Caso não tenham acesso aos recursos digitais, os estudantes podem construir a planilha no papel para efetuar os cálculos necessários.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
Finalizar a aula com uma roda de conversa sobre o que mudou e o que os estudantes mantêm em relação às suas expectativas sobre a aposentadoria no início da aula.
O que propor?
Faça o seguinte questionamento de maneira oral:
Diante do que estudamos nesta aula e do que vocês trouxeram previamente sobre as intenções e anseios em relação à aposentadoria de vocês, o que mudou?
Permita que os estudantes exponham livremente suas opiniões. Não há uma resposta fechada para essa questão. Utilize esse momento para verificar, por meio da exposição deles, as aprendizagens geradas. Caso verifique equívocos, retome os registros efetuados em sala para que os próprios estudantes consigam verificar quais foram as colocações equivocadas.
Sugestões de adequação
Caso haja tempo, as respostas dos estudantes podem ser registradas e avaliadas. Isso pode ser feito com recursos digitais ou físicos.