Plano de Aula

Plano de aula: Vlog como corpus para identificação de estrangeirismos incorporados ao léxico da língua portuguesa

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Estrangeirismos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar o estrangeirismo no fala do brasileiro no gênero vlog como uma marca textual da influência cultural e social de outras realidades linguísticas.

Materiais necessários: O professor precisará de equipamento de multimídia (computador, caixa de som e retroprojetor/data-show), internet para acessar o vlog Stalkear Não É Legal! no YouTube; e cópias da atividade.

Dificuldades antecipadas:

  • Os alunos podem ser resistentes em compreender que algumas palavras comuns na fala do brasileiro sejam estrangeirismos.
  • Alguns alunos podem ainda apresentar certa dificuldade em identificar palavras estrangeiras que tenham sofrido “adaptação” a nossa fala/ortografia.
  • Os alunos podem, ainda, ter dificuldades em compreender o processo de derivação que os estrangeirismos sofrem ao serem incorporados ao léxico da língua portuguesa.

Referências sobre o assunto:

- ARCARI, V. D.; COLAÇO, S. F.. "Os estrangeirismos na linguagem do cotidiano". Disponível em: http://www.ufsm.br/gpforma/1senafe/bibliocon/osestrangeirismos.rtf

- CORUJA, P.. “Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário”. In: Comunicologia: Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília. V. 10, N. 1, JAN./JUN., 2017. Disponível em: https://bdtd.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8128

- FARACO, C. A. (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno das línguas. São

Paulo: Parábola, 2001.

- FURTADO, S. R.. Léxico e identidade linguística: formação do vocabulário do português-brasileiro pelos estrangeirismos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2008. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14502/1/Suzana%20Ramalho%20Furtado.pdf.

- LIMA, F.; LUNA, R.P. Pensando o vlog como gênero textual aplicado ao ensino. In: III Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais - III SINALGE, 2012, Campina Grande. Linguagens, gêneros e discursos. João Pessoa: Ideia, 2012. v. 1. p. 638-649.

- OLIVEIRA, A. M.. O estrangeirismo. Monografia disponível em: https://pt.slideshare.net/BPJCA/o-estrangeirismo

- SOUSA, G. M. R. de. "O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula". SINALGE - IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais. Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID25_14032017175639.pdf

- https://tecnoblog.net/75082/tweet-significado-dicionario/

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Fale para a turma a proposta da aula do dia: revisar o conceito de estrangeirismo e observar como ele se comporta quando incorporado ao idioma.
  • Organize a turma em duplas para a realização da atividade.
  • Informe que, nesta aula, eles irão assistir a um vlog e responder a uma atividade sobre ele. Nesse momento, é importante não se prolongar em muitas explicações porque isso pode baixar a expectativa do aluno.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO