Atividade para impressão - Pauta de revisão
Plano de Aula
Plano de aula: Texto argumentativo: o planejamento da escrita de editorial
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Notebook, datashow, quadro impresso com critérios de revisão textual.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Possivelmente surja a dificuldade de domínio da escrita padrão.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, Joaquim. Escribir textos argumentativos para mejorar su comprensión. In: CL&E: Comunicación, Lenguaje y Educación, 26: 65-77. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/tla/v51n2/a08v51n2.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2018.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.
GERALDI, João W. (Org.). O Texto na Sala de Aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Org.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas de Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art3>. Acesso em: 10 dez. 2018.
PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escrever. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/4928/um-decalogo-dolz-pasquier.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Essa aula pressupõe que a turma já tenha produzido o editorial em aulas anteriores. A aula de produção escrita de um editorial está disponível aqui.
- Apresente o tema da aula. Deixe explícito que nessa aula farão a revisão/ edição do editorial produzido anteriormente e que essa atividade está dividida em dois momentos: atuação coletiva com a turma e em pequenos grupos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Sugiro o tempo de 5 minutos para essa parte da introdução.
Orientações:
- Converse com a turma sobre o trabalho que é realizado após a primeira escrita de um texto. Explique que autores geralmente revisam e editam seus textos várias vezes, de modo a deixá-lo mais objetivos e coerentes. Diga que a revisão e a edição são etapas que compõem o processo de escrita e para as quais deve-se reservar um tempo. Explique que esse exercício de revisão/ edição/ formatação devem fazer parte da rotina de escrita de qualquer autor e das quais não estamos isentos.
- Explique, com apoio no slide (caso não disponha de projetor, amplie e transcreva em papel maior), de que trata e qual o propósito de cada uma dessas etapas.
- Explique que, das três etapas que acontecem depois da primeira produção, trataremos de apenas uma: a edição do texto editorial. Diga ainda que essa atividade requer o compromisso, responsabilidade e respeito para com o texto do outro.
- Use a pergunta no final do slide para instigá-los a refletir sobre o trabalho de edição que irão fazer. Anote as ideias no quadro.
Introdução
Tempo sugerido: Sugiro o tempo de 5 minutos para essa parte da introdução.
Orientações:
- Na sequência, apresente um trecho de uma conversa com Vanessa Ferrari, editora da Cia. das Letras desde 2009, publicada na Revista Nova Escola digital disponível aqui.
- Convide-os a delimitar o papel do editor e do autor com relação à edição do texto. Pergunte se perceberam como os papéis são delimitados e como há respeito àquilo que o editorialista diz.
- Como Vanessa Ferrari deixa explícito, o editor sugere questões pontuais (organização e encadeamento dos argumentos e contra-argumentos, uso de informações, estratégia argumentativa etc.) respeitando sempre a voz do autor e aquilo que ele quer dizer; o autor acata ou não as sugestões do editor.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Se possível, digite e imprima com antecedência os editoriais. O estranhamento ao ver o texto digitado, pode provocar um olhar mais minucioso.
- Organize a turma de duas em duas duplas de modo que as duplas leiam e sugiram a edição do editorial umas das outras.
- Apresente a proposta de critérios de edição do editorial, negocie os critérios, esclareça-os para que todos saibam de que tratam.
- Entregue a cópia da pauta de edição disponível para impressão aqui.
- Solicite que as duplas troquem os textos entre si. Diga que farão o papel de editores do texto dos colegas. Peça que façam uma primeira leitura e anotem as primeiras impressões do texto. Depois solicite um segunda leitura mais detalhada para verificar os critérios de edição da pauta.
- Finalmente, após uma terceira leitura, peça que façam as sugestões de acordo com as observações realizadas.
- Peça que devolvam o texto e a pauta de edição aos autores.
- Com o texto em mãos, as duplas deverão reler seus textos apoiados pela pauta de edição, acatando ou não as sugestões oferecidas pelos editores.
- Peça que reescrevam o texto, fazendo as edições que autorizaram.
Fechamento
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Para finalizar, proponha uma roda de leitura de alguns dos textos editados.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie o slide Introdução aos alunos, apresentando como funcionam todas as etapas de uma produção textual. Em um áudio, explique o gráfico e comente a importância da edição de textos.
Desenvolvimento
Envie aos alunos o link do vídeo do slide Desenvolvimento e, por áudio ou mensagem de texto, peça que assistam e anotem em seus cadernos a função de um editor de textos. Depois, envie um áudio deixando claro que o editor apenas sugere questões pontuais (organização e encadeamento dos argumentos e contra-argumentos, uso de informações, estratégia argumentativa etc.) respeitando sempre a voz do autor e aquilo que ele quer dizer. Oriente que os alunos retornem a suas duplas, conforme atividade da aula 14 desta sequência de atividade, para lerem e deixarem comentários nos textos produzidos pelos colegas. Os textos produzidos pelo Google Docs podem ser compartilhados com os colegas para a realização da edição: oriente que cada dupla comente e deixe sugestões de melhorias. Quando acabarem, peça que os textos sejam devolvidos e que as duplas façam a reescrita de seus textos.
Fechamento
Para encerrar, em um áudio ou mensagem de texto, peça aos alunos que apresentem os textos produzidos e editados, compartilhando-os com os colegas (e-mail, WhatsApp etc.). Oriente que todos leiam todos os editoriais.
Convite às famílias
Convide a família a ler os textos produzidos. Os familiares também podem deixar comentários, apontando sugestões para aprimorar a produção escrita.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ilcilene Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Texto argumentativo: o planejamento da escrita de editorial
Finalidade da aula: Revisar colaborativamente a escrita de textos argumentativos e sintetizar observações feitas na revisão, orientando a reescrita textual de forma adequada ao contexto de produção de acordo com a norma-padrão e o contexto de produção.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Editorial
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento de textos argumentativos e apreciativos
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF09LP04, EF69LP08
Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.