Resolução de Atividade - Sugestão de respostas - LP09_02SQA01
Plano de Aula
Plano de aula: Soneto e outros poemas
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Abertura.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas, e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Materiais necessários: Poemas impressos, projetor ou quadro digital (podem ser também tablets ou um notebook), cartolinas.
Dificuldades antecipadas: Falta de familiaridade com o gênero. Preconceito com o gênero ao considerá-lo ultrapassado. Dificuldades interpretativas por falta de contato com uma linguagem pouco usual.
- Falta de familiaridade/preconceito com o gênero: a apreciação dos textos impressos e dos livros disponibilizados no início da aula favorece um primeiro contato. Peça aos alunos que mantenham a mente aberta e contextualize a criação dos poemas, falando um pouco sobre sua época de criação e meios de circulação.
- Dificuldades interpretativas: peça que os alunos anotem as palavras cujo significado não compreendem e sugira o uso do dicionário ou um de buscador online (se tiver disponível) para facilitar a interpretação do soneto. Outra possibilidade é criar um glossário com as palavras menos usuais encontradas e já compartilhar com os alunos.
Referências sobre o assunto:
“Amor é fogo que arde sem se ver” by Luís de Camões, patzlanify. dISPONÍVEL EM: <https://www.youtube.com/watch?v=LexbT5SVF3Y>. Acesso em: 12 ago. 2018.
BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
“Legião Urbana - Monte Castelo”, Paty Soares - RuivaM. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ctAWPmcHoF8>. Acesso em: 12 ago. 2018.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos. Escreva no quadro ou projete a apresentação.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO