Resolução de atividade - Slides 5 a 8
Plano de Aula
Plano de aula: Sequências descritivas e argumentativas no gênero resenha
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Datashow, texto impresso, marcadores vermelho e azul (caneta ou lápis de cor).
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não saber analisar as sequências descritivas e argumentativas; caso isso ocorra, retome a diferença entre fato e opinião.
Referência sobre o assunto:
CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção de texto. São Paulo: FTD, 2013.
KÖCHE, Vanilda Salton. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014
__________. Atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para a classe e pergunte aos alunos a diferença entre informação e opinião.
- Auxilie-os na diferenciação, se necessário, relacionando o termo “informação” a fatos e “argumentação”, a opiniões.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO