Atividade para impressão - Pauta de planejamento
Plano de Aula
Plano de aula: Revisão de escrita argumentativa: o editorial
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Notebook, datashow, textos impressos, esquema para esboço da escrita (impresso e ampliado), canetas coloridas.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas e dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Pouco repertório linguístico e cultural para a construção dos argumentos.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, Joaquim. Escribir textos argumentativos para mejorar su comprensión. In: CL&E: Comunicación, Lenguaje y Educación, 26: 65-77. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/tla/v51n2/a08v51n2.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2018.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.
GERALDI, João W. (Org.). O Texto na Sala de Aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Org.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas de Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art3>. Acesso em: 10 dez. 2018.
PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escrever. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/4928/um-decalogo-dolz-pasquier.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula, explicando que trabalharão a produção de um plano de escrita de um editorial a partir de um tema oferecido. Diga que precisarão se posicionar sobre a questão e defender esse posicionamento por meio de argumentos.
- No módulo de oralidade desse plano de 15 aulas foi debatida a questão da gravidez precoce. Recomenda-se a aplicação das aulas de oralidade para a fomentação de argumentos sobre a temática. No entanto, essa aplicação não é imprescindível para a presente aula.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Apresente o texto motivador que se encontra disponível no link <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/no-brasil-75-das-adolescentes-que-tem-filhos-estao-fora-da-escola.html>. Nesse link há a matéria sobre a gravidez precoce e a consequência disso para a continuidade dos estudos das jovens e vídeos com depoimentos de mães que abandonaram a escola por causa da maternidade. Seria interessante que os alunos tivessem acesso aos dois textos (matérias e vídeos depoimentos), se possível.
- Se não tiver data show disponível, anote a manchete no quadro. Peça que leiam o título da matéria e conversem com a dupla o que pensam a respeito da questão. Peça que levantem hipóteses sobre as causas que levam as jovens mães a abandonarem a escola. Depois peça que, para cada causa, apontem possíveis ações para solucionar o problema. Anote-as no quadro.
- Caso não seja possível usar o datashow para projeção da matéria, imprima e distribua o texto entre os alunos. Antes disso, organize-os em duplas.
- Em seguida, leia com eles e peça que apontem informações importantes para a discussão sobre o problema, destacando-as no texto.
- Explique que, diante da notícia, é necessário que a dupla se posicione, analisando o fato e opinando sobre a relação entre a gravidez precoce e o abandono dos estudos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Mantenha a organização em duplas. Opta-se pelo trabalho em dupla pelo fato de que o editorial é um gênero pouco familiar e com maior grau de complexidade, exigindo, numa turma de 9º ano, um trabalho com os pares. Além disso, o trabalho em dupla (e depois em grupo) permite aos alunos debaterem as ideias e negociarem os argumentos, estimulando a habilidade argumentativa necessária à produção.
- Apresente, então, as condições de produção: colocar-se na condição de editorialista para planejar um editorial expressando a opinião de um jornal a respeito das consequências que o abandono dos estudos pode trazer para as jovens mães e seus filhos.
- Entregue para cada dupla a proposta de esboço do plano de escrita. Imprima o esquema/esboço disponível aqui.
- Ofereça o tempo de 20 minutos para desenvolverem o esboço a partir do esquema que têm em mãos.
- Depois retome a turma e organize as duplas em dois grupos. No grupo, cada dupla apresentará seu plano de escrita, compartilhando o esboço preparado.
- O grupo deverá apresentar sugestões, compartilhar informações que possam ajudar os colegas a fundamentarem melhor seus argumentos de modo a aprimorar o esboço da escrita.
- Cada dupla poderá anotar as dúvidas e sugestões no próprio plano para que, depois, a dupla possa revê-lo e, caso necessário, fazer ajustes no sentido de aprimorar o plano de escrita.
- Reserve o tempo de 15 minutos para esses olhares sobre o texto, para a troca de ideias entre a dupla e o grupo e para a revisão do esboço..
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete a pergunta ou anote-a no quadro, direcionando a reflexão sobre esse momento de diálogo como grupo e a importância disso para o enriquecimento do plano.
- Para finalizar converse com a turma sobre a necessidade do planejamento de escrita para que se produza um texto de qualidade, pois é importante que se organize as ideias antes de expressá-las, e que esse plano pode ser aprimorado de modo a direcionar melhor o momento da escrita, propriamente dita, do editorial.
- Explique que o olhar do outro sobre o texto também é importante, porque são leitores e críticos que podem auxiliar no projeto de escrita, visto que promovem essa revisão antes da produção.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema, de modo a explicar que eles irão planejar a produção de um editorial.
Introdução
Por meio de um grupo de WhatsApp com todos os alunos (ou pelo meio mais acessível a todos), envie o link do texto motivador indicado no slide Introdução e peça que os alunos se organizem em duplas para discutir as atividades em algum aplicativo de mensagens ou conversa (SMS, WhatsApp, Instagram, Messenger etc.) Oriente que os alunos leiam o título do texto enviado a eles e levantem, em suas duplas, hipóteses sobre o texto, enviando suas respostas ao grupo de WhatsApp da turma, em que todos poderão acessá-las. Em seguida, peça que as duplas leiam o texto integralmente e se posicionem sobre o assunto abordado (gravidez na adolescência e o abandono dos estudos), enviando um novo áudio ou mensagem de texto, como é solicitado no plano de aula.
Desenvolvimento
Envie para as duplas (via WhatsApp, em um grupo com todos da classe), um novo vídeo apresentando a proposta de trabalho, conforme as orientações do Desenvolvimento, para planejar a produção de um editorial que argumente sobre as consequências do abandono dos estudos decorrente da gravidez precoce. Para isso, envie o esboço do plano de estudo disponível como material complementar, e peça que eles construam o projeto de texto deles, em conjunto, elencando informações e argumentos pertinentes à defesa do ponto de vista. Depois disso, peça que as duplas exponham, pelo WhatsApp, os seus projetos de texto (por foto do esquema), relatando brevemente as escolhas feitas e pedindo sugestões aos colegas de outros grupos (promova, neste momento, uma interação). Caso seja viável, crie um momento síncrono com os alunos (via Zoom ou Google Meets) para que eles compartilhem os seus planejamentos e troquem sugestões com os colegas. Instigue a participação de todos para rever os planejamentos.
Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, pergunte se os alunos pensaram em fazer algumas mudanças depois de observar os comentários dos colegas sobre os planos de textos realizados previamente. Peça, ainda por meio do vídeo, que eles respondam no grupo de WhatsApp, em que todos poderão participar (determine um tempo para que eles respondam). No final do vídeo, diga que a revisão de um planejamento é muito importante para a realização das etapas futuras de uma produção textual, organizando as ideias, a estrutura e a função do texto a ser produzido.
Convite às famílias
Convide a família a revisar os planos de textos produzidos pelos alunos, indicando se está coerente e se as informações escolhidas fazem sentido para o propósito comunicativo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ilcilene Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Revisão de escrita argumentativa: o editorial
Finalidade da aula: Elaborar um plano de escrita e escolher um percurso argumentativo, apontando a tese, os argumentos e a conclusão que se organizam em função do movimento argumentativo, e observando os elementos envolvidos na produção (contexto, tema, público-alvo, etc.)
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Editorial
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento de textos argumentativos e apreciativos
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP10
Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.