Plano de Aula
Plano de aula: Revendo as figuras de linguagem (ironia, eufemismo, hipérbole) em tirinhas
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: ironia, eufemismo, hipérbole
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer as palavras que dão o efeito de sentido de ironia, eufemismo e hipérbole na tirinha.
Materiais necessários: Folha sulfite branca (ou folha do próprio caderno do aluno), caneta. De acordo com o seu contexto escolar, disponibilize tirinhas aos alunos (umas 10) recortadas de jornais (aqueles de fácil acesso) ou reúna algumas tirinhas em uma página, imprima-a e dê uma folha por grupo.
Dificuldades antecipadas: Como os alunos estarão trabalhando em grupo, pode ser que alguns se dispersem e não realizem a atividade de forma efetiva, por isso é importante a ação mediadora e constante do professor, do começo ao fim do jogo.
Referências bibliográficas sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em:
CEREJA, W.; COCHAR, T. Português Linguagens, 8. 8 ed. São Paulo: Atual Editora, 2014.
FIGURAS DE PENSAMENTO. Dicionário online Aulete, 31 ago. 2018. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap17-03-figuras_de_pensamento>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Explique aos alunos que o objetivo da aula é retomar o conteúdo de figuras de linguagem, mas tendo como recurso um jogo.
- Caso algum aluno pergunte o significado do tema da aula “H.E.I, qual é a tua?”, primeiro pergunte o que ele acha que é. Se o aluno acertar, concorde e o elogie, mas se não acertar diga o significado: H = Hipérbole, E = Eufemismo e I = Ironia e qual é a tua = “verdadeiro” sentido do discurso.
- Neste momento, prepare os alunos para explicar as regras do jogo.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO