Plano de Aula

Plano de aula: Recursos multissemióticos em vlogs

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Datashow, caixas de som, texto impresso.

Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.

Dificuldades antecipadas: Alguns estudantes podem não atentar aos recursos extralinguísticos como constituintes da progressão temática desse gênero; nesse caso, tecer comentários referentes a esse aspecto durante a exibição do vídeo que servirá de suporte para as análises propostas.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018.

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro. O Gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino da Língua Portuguesa: Uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID25_14032017175639.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula e esclareça aos alunos que, nesta etapa, eles deverão analisar recursos como entonação, pausas, expressões corporais de vloggers, cenário, ambientação, iluminação, para compreender a importância desses aspectos na interação com o público.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos