Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Júnior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Projeto do programa "Na escola Pod" - Uma proposta de utilização de Podcasts de divulgação científica na escola.
Finalidade da aula: Propor a criação de um programa de divulgação científica chamado “Na escola Pod” (título sugerido) utilizando-se de podcasts para a divulgação de assuntos relacionados à ciência pesquisados e aprendidos pelos alunos dentro de sala de aula. Elaborar o roteiro da programação do programa, com a seleção de quais assuntos e entrevistas serão abordados no podcast, a sequência e o encadeamento das apresentações, possíveis efeitos sonoros e músicas que farão parte da gravação, a utilização de podcasts já gravados, etc.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Gênero: Podcasts de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção.
Prática de linguagem: Produção de textos.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP37
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.
Materiais necessários: Áudios de podcasts, matérias de jornais e revistas de divulgação científica, sites e vídeos de programas sobre ciência (TV e internet) e material científico escolhido e pesquisado pelos alunos, preferencialmente, envolvendo as demais disciplinas da turma. Cartazes, painéis, slides e anotações produzidas pelos alunos (em aulas anteriores) sobre temas diversos de divulgação científica. Professor, caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham pesquisado e produzido materiais que sintetizam ideias sobre temas científicos. Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na elaboração do roteiro e/ou na escolha e seleção dos assuntos que serão abordados no programa.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 18 jan. 2019.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 18 jan. 2019.