Atividade para impressão - Folha de produção
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo haicai - projeto “Árvore de haicai” - II
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de textos.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor. Papel, lápis e caneta. Cópia das folhas para produção. Para esta aula, os alunos deverão trazer de casa uma fotografia ou imagem de uma cena envolvendo a natureza. Esta imagem será o fato disparador para a produção de um dos haicais
Dificuldades antecipadas: Cuidado lexical, metrificação, capacidade de sintetizar.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em:
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance - Imagens poéticas - disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1 - acesso em: 18 out 2018
Revista Metamorfosis - “Introdução ao Haicai”. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
Seabra, C. in: https://cseabra.wordpress.com/haicais/ - acesso em 18 out 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete o slide e diga aos alunos que esta aula será dedicada à produção dos haicais.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete os haicais no quadro e peça para que um aluno os leia.
- Solicite aos alunos que relembrem quais são as características do gênero trabalhadas ao longo das aulas. Espera-se que eles digam que o haicai tem três versos, com 17 sílabas poéticas. Rima e título não são obrigatórios. Eles retratam uma cena vista pelo poeta, como se fosse uma fotografia.
Caso os alunos não abordem todas as características acima, faça questionamentos que os instiguem a lembrá-las: Ex. O haicai deve ter rima? Qual a sua temática principal? Quantas sílabas poéticas ele deve ter? Em quantos versos?
- Pergunte aos alunos se os versos do haicai são aleatórios. Espera-se que eles lembrem que os versos do haicai apresentam Situação - ação-transformação.
- Aponte como isso ocorre nos dois haicais projetados. Mostre que, no primeiro poema, os dois primeiros versos apresentam uma sequência de ações e o terceiro, a quebra dessa sequência, trazendo a referência ao tempo (kigô). Já no segundo poema, essa ordem se inverte: ele apresenta uma situação inicial isolada e a sequência de ações no segundo e terceiro versos.
- Peça para os alunos observarem que no haicai não há presença de sentimentos e subjetividade.
- Peça para eles observarem que o haicai não apresenta excesso de verbos e ações. No primeiro poema, há dois verbos que fazem referência a uma única ação. Já no segundo, um verbo apenas. Por isso, na produção, eles devem ficar atentos a essa característica construindo frases nominais, quando possível.
- Caso haja tempo disponível, projete o vídeo da Adriana Calcanhoto, disponível aqui: <https://www.youtube.com/watch?v=Koq4nUFxjDE>. Esse vídeo já foi projetado na aula 5 desta sequência. Sua função, aqui, é apenas relembrar características pertinentes ao haicai.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que este momento será dedicado à produção dos dois haicais.
- Diga que eles terão 30 minutos para a produção dos dois textos, sendo um deles um haicai que tenha relação com a imagem escolhida pelo aluno e o outro uma paródia de um contos de fadas, também de livre escolha dos alunos e decidida na aula anterior (aula 13).
- Peça aos alunos para separarem as fotos selecionadas e observarem-nas com calma.
- Entregue uma folha de produção para cada aluno.
- Oriente-os, antes da produção, a planejar e estruturar o texto. A técnica de “brainstorming” pode ser útil nesta etapa: colocar no papel todas as formas de retratar as imagens lidas, quais possíveis sequências que a imagem selecionada suscita. Como o final pode surpreender, quais os kigôs que podem ser usados na composição do poema? Que sensações a imagem traz e que podem ser abordadas pelo poema. Com todas as ideias no papel, eles podem organizar o texto, selecionando o que julgarem melhor.
- O mesmo deve ser feito com o outro haicai que irá parodiar o conto de fadas.
- Todas as orientações devem ser dadas antes da produção. Durante a produção, deixe-os trabalharem sozinhos, para desenvolver a autonomia do escritor. Circule pela sala para sanar as eventuais dúvidas que possam surgir, sempre incentivando-os a refletir acerca das próprias dúvidas. (Ex. se eles perguntarem se tal construção é válida, devolva a pergunta “por que você acha que seria/não seria?” “ você acredita que isso está de acordo com o que lemos e vimos sobre o haicai?”) Essa postura fará com que eles ativem o conhecimento adquirido ao longo da sequência. Caso seja necessário, intervenha e oriente o aluno.
Materiais complementares:
Para acessar a folha de produção, acesse aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a trocar as produções entre os colegas para um primeiro feedback e fazerem as alterações sugeridas.
- Ao terminarem, peça para que eles entreguem os textos a você.
- Pergunte quais foram as principais dificuldades que eles tiveram. Deixe que eles compartilhem as sensações e experiências da escrita. Nesse momento, um poderá auxiliar o outro a refletir sobre sua produção.
- Recolha os poemas para sua correção e entrega em momento futuro.
- Para correção, sugere-se grade em anexo e considere:
HAICAI 1
- Critério I - Apresenta 03 versos encadeados: verifique se os versos apresentam a construção: situação-ação-transformação
- Critério II - Apresenta kigô relacionado à imagem: o kigô deve fazer menção à estação do ano ou elemento da natureza, mas essa relação não precisa ser explícita. Ex. o aluno pode mencionar a cerejeira para falar da primavera.
- Critério III - Construção da cena é fiel à imagem escolhida: o texto consegue construir a cena vista, com concisão e síntese.
- Critério IV - A linguagem respeita a norma padrão. Apresenta síntese, não há marcas excessivas de primeira pessoa, há predomínio de formas nominais.
HAICAI 2: paródia de um conto de fadas.
- Critério I - Apresenta 03 versos encadeados: verifique se os versos apresentam a construção: situação-ação-transformação
- Critério II - Apresenta elementos do conto original: o leitor consegue, ao ler o texto, perceber qual é o conto parodiado.
- Critério III - Atende ao conceito de paródia: o texto não é uma reescrita do conto, ele apresenta uma alteração do texto original, preferencialmente, carregada de humor.
- Critério IV - Linguagem adequada ao gênero: A linguagem respeita a norma padrão. Apresenta síntese, não há marcas excessivas de primeira pessoa e há predomínio de formas nominais.
Material complementar:
Para acessar a grade de correção do haicai, acesse aqui:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
No mesmo vídeo, leia os haicais do slide Introdução e peça que os alunos digam características desse gênero textual. Peça que, de forma breve e sucinta, eles respondam a essa questão por meio de mensagem de texto, via WhastApp da turma. Quando acabarem, em um novo áudio, complemente o assunto dando outras características do haicais que não foram citadas pelos alunos.
Desenvolvimento
Em um um áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos iniciem a produção de seus haicais, que podem ser feitos no caderno ou em um documento do Google Docs. Avise que deverão produzir dois haicais: (i) um tradicional; (ii) outro parodiando um conto de fadas. Para isso, oriente os alunos conforme as instruções do plano de aula, que podem ser enviadas por áudio ou por escrito.
Fechamento
Disponibilize os critérios de avaliação disponíveis no último slide do plano de aula. Peça que os alunos troquem os seus haicais com outros colegas, enviando-os pelo WhatsApp ou por e-mail para que eles façam as revisões e sugiram alterações, de acordo com os critérios enviados a eles.
Convite às famílias
Convide as famílias a ler os haicais produzidos, auxiliando no processo de revisão dos textos. Trata-se de uma alternativa interessante para verificar se um leitor universal conseguiria entender o propósito comunicativo de um texto, bem como se os assuntos levantados estão coerentes, considerando as características do gênero em questão.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produzindo haicai - projeto “Árvore de haicai” - II
Finalidade da aula: Produzir 2 haicais, sendo um humorístico parodiando contos de fadas e outro que apresente a releitura de uma fotografia previamente selecionada.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Haicai
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção. Estratégia de produção: planejamento, textualização e revisão/edição.
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51
Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.