Atividade para impressão - Pauta de planejamento
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de texto argumentativo: o editorial em foco
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Por: Ilcilene Silva
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Notebook, datashow, quadro com indicadores de qualidade impresso.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas e dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos tenham dificuldade para articular adequadamente os argumentos dentro do texto.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, Joaquim. Escribir textos argumentativos para mejorar su comprensión. In: CL&E: Comunicación, Lenguaje y Educación, 26: 65-77. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/tla/v51n2/a08v51n2.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2018.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.
GERALDI, João W. (Org.). O Texto na Sala de Aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Org.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas de Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art3>. Acesso em: 10 dez. 2018.
PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escrever. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/4928/um-decalogo-dolz-pasquier.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Essa aula pressupõe que os alunos já tenham tratado sobre o planejamento da escrita de um editorial. Acesse a aula referente ao plano de escrita disponível aqui.
- Converse com a turma sobre a proposta da aula. Explique que produzirão um editorial e que, para isso, precisarão lançar mão dos conhecimentos que possuem sobre o tema sugerido e sobre a composição do gênero, entre outros conhecimentos. Diga ainda que esse trabalho não se dará de forma solitária, pois a discussão com os colegas será fundamental para o fortalecimento da escrita argumentativa.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Essa aula pressupõe que os alunos já tenham planejado a produção do editorial e tenham em mãos o plano de escrita traçado com antecedência. Para visualizar a aula de planejamento do editorial clique aqui.
- Explique, para reforçar a importância do plano de produção, que quando se escreve geralmente tem-se muitas ideias na cabeça e que, dependendo do espaço de produção e do propósito do texto, deve-se selecionar as informações mais importantes e organizá-las de forma planejada para que, mesmo em poucas linhas, consiga se dizer aquilo que se pretende, servindo ao propósito do gênero escolhido para a expressão das ideias. Nesse sentido, o planejamento é uma etapa muito importante da escrita.
- Se você não trabalhou a aula de planejamento da escrita,com antecedência, peça aos alunos leiam a matéria disponível no link: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/no-brasil-75-das-adolescentes-que-tem-filhos-estao-fora-da-escola.html> e que planejem, em dupla, um editorial expressando a opinião de um jornal a respeito das consequências que o abandono dos estudos pode trazer para as jovens mães e seus filhos. Se julgar necessário, disponibilize o esquema para o esboço do plano de escrita disponível aqui.
- Em sala de aula, leia a matéria para que a turma ouça coletivamente.Essa leitura é necessária para a delimitação do contexto de escrita.
- Apresente, então, o contexto de produção do editorial. Se não tiver como projetá-lo, amplie-o em papel apropriado de modo que todos possam visualizá-lo.
- Peça que reflitam sobre o contexto de produção oferecido e confrontem com o plano de escrita elaborado previamente. Caso necessário, peça que revejam as anotações e façam os ajustes
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Definido o contexto de produção, organize os alunos em duplas, priorizando os pares que já trabalharam juntos no planejamento da produção. Encaminhe a escrita, orientando as duplas a fazer uso do plano que produziram com antecedência.
- Acompanhe o trabalho de escrita das duplas, pois a complexidade do gênero poderá suscitar algumas dúvidas. Ajude a dupla a resolvê-las, caso surjam, mas anote-as para trazer para a discussão depois.
- Sugerimos o que ofereça aos aprendizes o tempo de 20 minutos para a escrita.
- Encerrada a produção, os alunos receberão a pauta de escrita impressa para verificação da qualidade do editorial produzido. Acesse a pauta disponível para impressão aqui. Ressalte que a pauta de escrita apresenta alguns critérios necessários à qualidade do texto produzido. Peça que estejam atentos aos itens da pauta para verificar se estão sendo contemplados na escrita.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Encerrada a produção e verificação do texto segundo a pauta de qualidade, proponha uma “roda de leitura” dos editoriais produzidos. Nesse momento, a proposta é permitir que todos “conheçam” o texto de todos.
- Quando terminar, pergunte se os argumentos e contra-argumentos utilizados pelas duplas são semelhantes. É possível que sim. Então explique que, como a turma interagiu e teve acesso aos mesmos textos de apoio, é possível que alguns argumentos e contra-argumentos se assemelhem, pois as fontes onde alimentaram seus textos foram relativamente as mesmas, mas a forma de organizá-los, de escrevê-los e de relacioná-los tendem a ser diferentes, pois cada dupla tem linha de escrita distinta das demais, um estilo próprio.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online– como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou um vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema, de modo a explicar que eles irão produzir um editorial, considerando um planejamento prévio (veja o plano de aula de planejamento aqui).
Introdução
No mesmo vídeo, peça que os alunos releiam a notícia que serviu de mote para a elaboração do projeto de texto, disponível aqui – se possível, compartilhe o link com eles novamente. Ainda por meio do vídeo, apresente o contexto da produção do editorial lendo o slide Introdução. Depois, peça que eles revejam seus planos de textos elaborados anteriormente, para que verifiquem se está de acordo com a comanda da produção textual. Caso seja necessário, já indique, no final do vídeo, que alterem seus planos.
Desenvolvimento
No mesmo vídeo, peça que os alunos se organizem em duplas (preferencialmente, na mesmo dupla que criou o roteiro) e apresente a proposta de trabalho, conforme as orientações do Desenvolvimento, para produzir um editorial. Sugira, no áudio ou vídeo, que os alunos criem o texto no Google Docs, em que eles poderão deixar suas dúvidas em forma de comentário para o professor, e em que poderá ser acompanhada, em tempo real, a produção escrita. Oriente-os que, assim que acabarem a produção, sinalizem ao professor para que recebam, via e-mail ou WhatsApp, a rubrica de qualidade disponível no plano de aula, para avaliar o texto produzido (se necessário, aponte a necessidade de se fazer alterações).
Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, peça que um aluno de cada dupla, ao acabar a produção escrita, envie um áudio lendo o texto para todos da turma. Nesse momento de exposição, faça comentários e instigue os colegas a participarem, percebendo os argumentos e contra-argumentos utilizados por cada grupo, bem como o estilo de cada texto.
Convite às famílias
Convide a família a revisar os planos de textos produzidos pelos alunos, indicando se está coerente e se as informações escolhidas fazem sentido com o propósito comunicativo, respeitando os itens da rubrica de qualidade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ilcilene Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produção de texto argumentativo: o editorial em foco
Finalidade da aula: Escrever um editorial a partir de um planejamento prévio e encadear argumentos conforme o movimento argumentativo escolhido, respeitando o contexto de produção do gênero editorial.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Editorial
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento de textos argumentativos e apreciativos
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF09LP03
Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.