Resolução de atividade - Questões Introdução
Questões Introdução
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.
Dificuldades antecipadas: Diferenciar o registro formal do informal.
Referências sobre o assunto:
Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:
ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.
CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:
<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.
POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
Caso queira acessar a expectativa de resposta desta atividade, clique aqui.
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
A petição on-line que trata de políticos cassados está disponível neste link:
<https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=51445 >.
A petição on-line que trata da Educação humanitária está disponível neste link:
<https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=49554 >.
Para acessar os textos deste momento da aula e os comandos deste slide, clique aqui.
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Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
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Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos, por meio de áudio, as questões referentes ao slide Introdução, sobre variação linguística. Em seguida, oriente os alunos a enviarem (por áudio, se possível) as suas respostas iniciais para o WhatsApp da turma, iniciando uma rápida discussão.
Desenvolvimento
Em um áudio, oriente que os alunos leiam as duas petições e respondam aos comandos do slide Desenvolvimento (entregue a eles, por meio de e-mail e também pelo WhatsApp da turma, as petições e as comandas, disponíveis em materiais complementares). Oriente os alunos que anotem as respostas dos questionamentos feitos e peça que as compartilhem no grupo de WhatsApp da turma. Se puder, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, no qual os alunos possam apresentar as suas respostas e, assim, criar uma discussão.
Fechamento
Para fechar a aula, em um áudio, peça que os alunos enviem ao grupo de WhatsApp da turma, por mensagem de texto, as suas respostas à questão: “por que a linguagem da petição online precisa ser formal?” Peça que todos os alunos registrem as respostas dos colegas no caderno.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente das atividades desenvolvidas em sala, auxiliando as crianças durante o processo investigativo e observando a linguagem da petição online.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Título da aula: O grau de formalidade da petição on-line
Finalidade da aula: Identificar a linguagem utilizada na petição on-line a fim de reconhecer o sentido produzido pela escolha de registro empregado. Ano:9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Petição on-line
Objeto(s) do conhecimento: Análise de textos legais / normativos, propositivos reivindicatórios.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP27
Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.
Dificuldades antecipadas: Diferenciar o registro formal do informal.
Referências sobre o assunto:
Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:
ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.
CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:
<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.
POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
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