Plano de Aula

Plano de aula: O estrangeirismo no gênero vlog

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Estrangeirismos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar o estrangeirismo no fala do brasileiro no gênero vlog como uma marca textual da influência cultural e social de outras realidades linguísticas.

Materiais necessários: Equipamento de multimídia (computador, caixa de som e retroprojetor/data-show), internet para acessar o vlog Chuva de likes no YouTube, cartolinas (ou material similar, como folhas A3) e canetinhas.

Dificuldades antecipadas:

  • Não compreender o uso de termos estrangeiros como parte do repertório vocabular do brasileiro, uma vez que o vlog apresentado pode não estar refletindo a sua realidade.
  • Inicialmente, compreender a influência estrangeira muito associada ao comportamento e às marcas de roupa e acessórios utilizadas;
  • Compreender como marcas de cultura estrangeira na fala apenas termos que ainda não foram aportuguesados ou que não entraram para o vocabulário comum, como “like”.
  • Sentir certa dificuldade em identificar palavras estrangeiras, quando estas já estiverem incorporadas à fala do brasileiro ou quando já estiverem com a ortografia “aportuguesada”.
  • Sentir dificuldade em escrever as palavras estrangeiras faladas no vlog, por desconhecer a estrutura da língua de origem.

Referências sobre o assunto:

Tema da Aula
Tema da Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Fale para a turma a proposta da aula do dia: identificar as marcas da influência estrangeira na nossa fala.
  • Peça que os alunos se organizem em grupos de 4 alunos.
  • Informe que, nessa aula, será exibido para eles um vlog como corpus para a o desenvolvimento da atividade.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO