Texto para impressão - Gráficos, Infográfico e Tabela
Gráficos, Infográfico e Tabela
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
Áudio de podcast de divulgação científica.
Informações adicionais sobre o podcast científico na forma de infográfico, tabela e gráficos.
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade na leitura de certas semioses, como tabelas, gráficos, ilustrações, esquemas, etc. e, principalmente, no reconhecimento de seus elementos composicionais.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: conhecer a disposição das informações científicas em gráficos, infográficos e tabelas e a forma como estas mesmas informações são usadas nos podcasts de divulgação científica através da análise, em grupos, de alguns exemplos selecionados.
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
(Espera-se que os alunos respondam vários gêneros textuais conhecidos por eles, como placas de rua ou outdoor, cartazes em ônibus ou metrô, jornais e revistas, sites ou vídeos da internet, programas de TV, etc.)
Materiais complementares: Para acessar a folha com os exemplos que serão entregues para cada grupo, clique aqui.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar o gabarito para esta atividade, clique aqui.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
(Espera-se que os alunos reconheçam algumas das informações dos dois primeiros exemplos analisados no trecho do áudio executado.)
(Os estudantes devem perceber o uso do primeiro gráfico e do infográfico.)
(É esperado que a turma note que foram selecionados somente alguns dados durante a explicação no podcast.)
(Espera-se que a turma perceba a inexistência de título, de legendas, em como as informações são ditas diretamente e de forma interpretativa, sem seguir uma sequência específica, com comentários, etc.)
Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um áudio, faça as perguntas presentes nas orientações do slide Introdução, sobre as formas de se expor os resultados de pesquisas. Oriente que os alunos respondam as perguntas enviando um áudio no WhatsApp da turma, onde todos podem dialogar. Em seguida, dê uma nova orientação: peça que eles se organizem em grupos, criando um grupo de WhatsApp para que todos interajam por lá. Diga que cada grupo receberá alguns exemplos de dados de pesquisa científica na forma de infográfico, tabela e gráficos, e que deverão analisar, entre os integrantes do grupo, as informações dispostas nos exemplos (envie aos alunos os textos disponíveis aqui).
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, as perguntas referentes aos textos recebidos, de acordo com as instruções do slide Desenvolvimento, e peça que os grupos as respondam de forma colaborativa. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para compartilhar com os demais, por áudio a ser enviado no grupo de WhatsApp da turma, as anotações feitas pelo grupo. Se possível, nesse momento, faça uma atividade síncrona, via Zoom ou Google Meet, na qual os alunos poderão compartilhar as sua respostas, compará-las com as dos outros colegas e debater em conjunto.
Fechamento
Para fechar a aula, envie o podcast do slide Fechamento aos alunos, pedindo que eles escutem os trechos de 45min40 até 48min. Em um áudio, pergunte: como foram utilizados os dados dos gráficos no podcast? Peça que um aluno de cada grupo faça a exposição do que concluíram por meio de um áudio a ser enviado ao WhatsApp da turma. Ao final, em um áudio, oriente que todos os alunos copiem em seus cadernos os resultados encontrados e sistematizados.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente se envolvendo nas discussões da aula, lendo os textos e os problematizando, de forma a engajar os filhos nas atividades remotas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Multissemioses do gênero Podcast de divulgação científica.
Finalidade da aula: Relacionar podcasts de divulgação científica a quadros, tabelas e gráficos a fim de perceber a diferença da disposição das informações fornecidas em cada gênero textual.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Gênero: Podcasts de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias e procedimentos de leitura. Relação do verbal com outras semioses. Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão.
Prática de linguagem: Leitura.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP32, EF69LP33
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
Áudio de podcast de divulgação científica.
Informações adicionais sobre o podcast científico na forma de infográfico, tabela e gráficos.
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade na leitura de certas semioses, como tabelas, gráficos, ilustrações, esquemas, etc. e, principalmente, no reconhecimento de seus elementos composicionais.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
Crie a sua conta ou faça seu login e: