Plano de Aula
Plano de aula: Leitura de haicais: identificando os verbos de ligação
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Predicação nominal e efeito de sentidos dos verbos de ligação
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber como se expressam caracterizações e condições de estado em Haicais que utilizam os verbos de ligação.
Materiais necessários: Haicais impressas (disponíveis abaixo), quadro e pincel.
ALMEIDA, Guilherme de. Nós Dois. In: Casa Guilherme de Almeida: Oficina de Haikai. Disponível em: <http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/arquivos/1399669282-oficina-de-haikai.pdf>. Acesso em: 13 set. 2018.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades de identificar características e estados por se tratarem de textos que possuem poucas palavras.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
LUNARDELLI, Mariangela Garcia. Haicais brasileiros: um estudo do gênero discursivo e uma proposta para o Ensino Médio. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: o ensino em foco. Rio Grande do Sul, 2009. p. 1-14. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/haicais_brasileiros_um_estudo_do_genero_discursivo_e_uma_proposta_para_o_ensino_medio.pdf>. Acesso em: 8 ago. 2018.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127>. Acesso em: 4 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Chame a atenção dos alunos para o termo haicai.
- Trate sobre aspectos etimológico da palavra haicai. Sugere-se ao professor a seguinte leitura: <http://www.kakinet.com/sennin/2009/02/haicai-haikai-ou-haiku/>. Acesso em: 28 out. 2018.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO