Plano de Aula

Plano de aula: Leitura de editorial: a relação entre o escrito e o contexto de produção

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação Jornalístico/Midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Providencie notebook e datashow. Reproduza com antecedência, em papel madeira ou 40 kg, o modelo de esquema para síntese do texto, disponibilizado aqui; imprima e reproduza o texto “A hora do grande ‘sim’ à vida”, disponibilizado aqui.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Relacionar texto e contexto de produção.

Referências sobre o assunto:

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e explique que observarão mais de perto o gênero editorial, seu percurso de produção e contexto gerador.
  • Explique que se trata de um trabalho investigativo que necessitará da participação de todos.
  • Oriente-os a anotar as dificuldades que tiverem ao longo do percurso das atividades para encontrarem as soluções juntos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos