Texto para impressão - Site
Texto sobre tubarão
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários:
Áudio de podcast de divulgação científica.
Texto retirado de site de divulgação científica.
Aparelhos de telefone celular (opcionais).
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de estratégias de (im)pessoalização no gênero podcast de divulgação científica e sobre tempos e modos verbais.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: reconhecer os traços mais comuns da linguagem empregada em podcasts de divulgação científica, como a (im)pessoalização e a atemporalidade verbal.
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
(Espera-se que os alunos percebam o locutor como autor do texto, dando um caráter pessoal.)
(É esperado que a turma indique o uso dos pronomes na 1ª pessoa.)
(Os estudantes devem perceber o uso do presente do indicativo, principalmente.)
Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar o texto retirado de site de divulgação científica para ser entregue para as duplas ou grupos, clique aqui.
Para acessar o questionário para ser entregue para as duplas os grupos, clique aqui.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar a expectativa de respostas do questionário, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um áudio, peça que os alunos escutem o trecho inicial do episódio (de 1min16 até 1min38) de um podcast que deve ser enviado a eles no grupo de WhatsApp da turma ou pelo canal de comunicação mais acessível a todos. Baseados nesse trecho, oriente, no mesmo áudio, que os alunos respondam às perguntas: o trecho apresenta a presença do autor para passar ao ouvinte as informações sobre o assunto? Que termos indicam a presença do autor? Em que tempo e modo os verbos estão empregados? Peça que os alunos deixem as suas respostas em forma de mensagem de texto (ou áudio) no grupo de WhatsApp da turma.
Desenvolvimento
Em um áudio, faça uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em grupos de até 4 integrantes, criando, para isso, um grupo de WhatsApp para eles, pelo qual poderão discutir e realizar as atividades de forma colaborativa. No mesmo áudio, explique a dinâmica da atividade: explique que cada grupo receberá o trecho do podcast de divulgação científica executado na Introdução (de 1 min16 até 1min38), um texto retirado de um site de divulgação científica e um questionário, disponíveis em Materiais complementares. Entregue-os aos grupos e solicite que os integrantes ouçam o áudio, leiam o texto e respondam às questões propostas no questionário de forma colaborativa, discutindo via WhatsApp. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para compartilhar com os demais, por áudio a ser enviado no grupo de WhatsApp da turma, as anotações feitas pelo seu grupo. Se possível, nesse momento, faça uma atividade síncrona, via Zoom ou Google Meet, na qual os alunos poderão compartilhar as sua respostas, compará-las com as dos outros colegas e debater em conjunto.
Fechamento
Para fechar a aula, envie as respostas do questionário, conforme o anexo com as expectativas de resposta (disponível em Materiais complementares) e o slide Fechamento (que pode ser enviado pelo WhatsApp da turma). Envie também um áudio aos alunos comentando sobre os traços mais comuns de linguagem utilizados, como a (im)pessoalização, o uso ou não de 3° pessoa e a atemporalidade verbal, com ênfase no podcast, relembrando todos os passos realizados por eles desde o início da aula. Ao final, em um áudio, oriente que todos os alunos copiem em seus cadernos os resultados encontrados e sistematizados.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente pesquisando podcasts de divulgação científica na internet para auxiliar os alunos a modelizar, de forma inconsciente, o gênero textual, além de ampliar o repertório deles.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: (Im)Pessoalização do gênero Podcast de divulgação científica
Finalidade da aula: Reconhecer e analisar a linguagem empregada em podcast de divulgação científica, buscando estabelecer os traços mais comuns neste gênero, como a (im)pessoalização e a atemporalidade verbal.Ano:9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Podcasts de divulgação científica
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional e estilo. Gêneros de divulgação científica.
Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP42
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários:
Áudio de podcast de divulgação científica.
Texto retirado de site de divulgação científica.
Aparelhos de telefone celular (opcionais).
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de estratégias de (im)pessoalização no gênero podcast de divulgação científica e sobre tempos e modos verbais.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: