Texto para impressão - Dicas para a apresentação oral
Plano de Aula
Plano de aula: Identificando problemas e encontrando soluções
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Jornais locais (televisivos ou impressos), computadores ou celulares com acesso à internet.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo. O gênero apresentação de propostas orais tem como suporte a voz humana e é realizado, como o nome já diz, oralmente; mesmo que possa ter uma versão escrita.
Dificuldades antecipadas: Organizar a apresentação.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.
CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.
POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.
VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Esta aula está dividida em três momentos. No primeiro, há um questionamento para motivar a identificação de problemas vivenciados pelos alunos na cidade onde moram. No segundo, os alunos deverão fazer uma pesquisa em jornais locais impressos, televisivos ou até mesmo em sites de jornais locais. A partir dessa pesquisa eles deverão apresentar o problema identificado e propor soluções. No terceiro, você fará apontamentos sobre a apresentação dos alunos. A partir desse resumo você pode contar aos alunos o que será feito nesta aula. Bom trabalho!
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete o questionamento deste slide. Você pode também questionar os alunos oralmente.
- Anote no quadro as respostas do alunos, fazendo tópicos dos problemas levantados.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Divida a turma em grupos para otimizar o tempo da aula e estimular o trabalho em equipe. O número de grupos dependerá do número de alunos que você tiver em sala.
- Nesse momento da aula, entregue jornais locais impressos e/ou você pode permitir o uso de celulares para pesquisa. Você pode ainda levar os alunos a um laboratório de informática caso a sua escola disponha deste recurso.
- Peça aos alunos que procurem problemas da cidade onde moram e pensem em alternativas para solucioná-los. Também podem procurar por medidas adotadas em outros lugares que apresentaram o mesmo problema.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Projete ou imprima as dicas disponíveis neste slide.
- Peça aos alunos que montem uma apresentação para a pesquisa que fizeram no momento anterior com base nas dicas deste slide.
Materiais complementares:
Para imprimir as dicas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete ou imprima as dicas disponíveis neste slide.
- Peça aos alunos que montem uma apresentação para a pesquisa que fizeram no momento anterior com base nas dicas deste slide.
Materiais complementares:
Para imprimir as dicas, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete os critérios para avaliação do planejamento que estão neste slide.
- Peça aos alunos para revisarem o que planejaram de acordo com esses critérios. Sugiro o tempo de três minutos para essa atividade.
- Solicite que um aluno do grupo socialize a avaliação que fizeram do que foi planejado. Sugiro o tempo de 5 minutos para a socialização.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos, por meio de áudio, as questões referentes ao slide Introdução, perguntando quais os principais problemas enfrentados por eles em suas cidades. Em seguida, oriente os alunos a enviarem (por áudio, se possível) as suas respostas iniciais para o WhatsApp da turma, iniciando uma rápida discussão.
Desenvolvimento
Em um áudio, oriente que os alunos se organizem em grupos de até 4 integrantes, formando, entre eles, um grupo de WhatsApp no qual eles poderão interagir durante a aula. Peça que os grupos, por meio de uma pesquisa na internet, procurem por problemas da cidade onde moram e pensem em alternativas para solucioná-los (também podem procurar por medidas adotadas em outros lugares que apresentaram o mesmo problema), enviando as suas pesquisas aos colegas do grupo. Assim, depois disso, oriente que os grupos escolham apenas um problema de todos os que foram pesquisados e montem um planejamento de apresentação para a pesquisa que fizeram no momento anterior, com base nas dicas do segundo e terceiro slides de Desenvolvimento. Se puder, peça que os grupos combinem um momento síncrono entre eles, via Zoom ou Google Meet, para que possam organizar a apresentação em conjunto.
Fechamento
Para fechar a aula, em um áudio, leia critérios para avaliação do planejamento que fizeram na aula, disponível no slide Fechamento (envie os critérios por escrito em cada grupo). Depois disso, peça aos alunos para revisarem o que planejaram de acordo com esses critérios. Solicite também que um aluno de cada grupo socialize a avaliação que fizeram do que foi planejado, enviando um áudio a todos da turma.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente das atividades desenvolvidas em sala, auxiliando as crianças durante o processo investigativo a respeito de como o deputado se expressa no vídeo (sem gírias, de modo formal etc.).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Identificando problemas e encontrando soluções
Finalidade da aula: Identificar problemas da comunidade escolar a fim de organizar apresentação de proposta oral.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Petição on-line / Apresentação de propostas orais
Objeto(s) do conhecimento: Escuta. Apreender o sentido geral dos textos. Apreciação e réplica. Produção/ Proposta / Discussão oral / Registro.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP22, EF69LP25, EF69LP26
Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.