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Plano de aula: Identificando a estrutura composicional da petição on-line

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Visite plataformas on-line de petições e de abaixo-assinados.

Para conhecer um exemplo de plataforma que traz abaixo-assinados acesse este link: <https://www.change.org/petitions>. Acesso em: 29 out. 2018.

Para conhecer um exemplo de plataforma que traz petições on-line acesse este link:

<https://www.peticao24.com/browse.php?category=all&order_by=stats_signatures_this_year&sort_order=desc&start=0>. Acesso em: 29 out. 2018.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Atenção! Esses gêneros têm uma estrutura composicional muito parecida. Todavia, a diferença reside em para quem as petições e os abaixo-assinados são direcionados, bem como se diferenciam em relação ao tema tratado por nesses gêneros.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos tenham dificuldade em perceber as características recorrentes e contrastantes do abaixo-assinado on-line e da petição on-line.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:

<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.

POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Esta aula está dividida em três partes: a primeira trata-se de apresentar os textos que serão explorados no desenvolvimento desta aula, buscando observar o que os faz gêneros textuais distintos; a segunda diz respeito à análise de uma petição on-line e de um abaixo-assinado on-line, buscando comparar os dois gêneros; a terceira parte trata-se de uma sistematização com os principais conhecimentos construídos nesta aula. Você pode resumir esta aula antes de iniciá-la.

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