Atividade para impressão - Tabela - LPO9_01SQA11
Plano de Aula
Plano de aula: Gravando podcasts a partir do conto clássico
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Informação salva com sucesso!
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Eloisa dos Santos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Gravando podcasts a partir do conto clássico
Finalidade da aula: Gravar um podcast empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários para produzir os efeitos de sentido pretendidos, empregando uma leitura expressiva e fluente.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos clássicos e contemporâneos
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos, no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Celular ou computador com gravador de áudio, quadro, projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, p. 30).
Dificuldades antecipadas: Realizar leitura expressiva, dificuldades com as ferramentas digitais. Para sanar as possíveis dificuldades apresentadas, é necessário que o professor auxilie cada grupo, fazendo as intervenções necessárias, comentando e fornecendo exemplos. Além disso, é necessário que o professor esteja a par da dificuldade dos alunos em executar as tarefas utilizando as ferramentas digitais, fornecer auxílio, ou designando alguns alunos que possam trabalhar de forma colaborativa com o professor para auxiliar os colegas.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO