Plano de Aula

Plano de aula: Gravando podcasts a partir do conto clássico

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos, no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Celular ou computador com gravador de áudio, quadro, projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, p. 30).

Dificuldades antecipadas: Realizar leitura expressiva, dificuldades com as ferramentas digitais. Para sanar as possíveis dificuldades apresentadas, é necessário que o professor auxilie cada grupo, fazendo as intervenções necessárias, comentando e fornecendo exemplos. Além disso, é necessário que o professor esteja a par da dificuldade dos alunos em executar as tarefas utilizando as ferramentas digitais, fornecer auxílio, ou designando alguns alunos que possam trabalhar de forma colaborativa com o professor para auxiliar os colegas.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991

COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.

TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos.
  • Relembre-os que, na aula anterior, eles realizaram a primeira etapa da produção de um podcast, ou seja, a produção de um roteiro.
  • Explique que nesta aula eles irão gravar em áudio o roteiro produzido, que é uma adaptação do conto A cartomante.
  • Peça para que reúnam-se em grupos, na mesma formação da aula anterior.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP53 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS