Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: Entrevista oral para coleta de dados
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Biografia romanceada/Entrevista oral e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade. Observe que a entrevista oral tem como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: A entrevista pertence ao grupo dos textos informativos. Marcada pela oralidade, revela a interação entre entrevistador e entrevistado por meio do discurso direto. O gênero circula pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, internet. Por meio das entrevistas, é feita a difusão de conhecimentos e contribui com a formação de opinião.
Materiais necessários: Data show, caixas de som, equipamento para gravação de áudio e vídeo (filmadora, celular, máquina fotográfica).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades no momento de abordar o entrevistado realizando perguntas objetivas e fazendo intervenções no roteiro programado - acréscimo ou supressão de perguntas - quando necessário. Neste caso, instrua-os sobre a postura adequada do entrevistador e a eventual necessidade de se adaptar o roteiro predefinido.
Referências sobre o assunto:
CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção de texto - São Paulo: FTD, 2013.
DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (organizadoras) - Gêneros textuais e ensino - São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
KÖCHE, Vanilda Salton; MARINELLO, Adiane Fogali - Ler, escrever e analisar a língua a partir de gêneros textuais - Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
MARCUSCHI, Luiz Antônio - Da fala para a escrita: Atividades de retextualização - 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PACHECO, Letícia Priscila. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. Disponível em:
<https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/viewFile/28271/15979>. Acesso em: 21 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos e informe a eles que, nesta etapa, discutirão a postura ideal que o entrevistador deve ter ao realizar entrevistas.
Introdução
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações:
- Exiba o slide ou distribua cópias do texto aos alunos (retirado do site http://www.musarara.com.br/biografia-romanceada), disponível em Materiais complementares.
- Faça a leitura do texto em voz alta para a sala.
- A seguir, reúna os alunos em grupos - os mesmos que realizarão o trabalho final.
- Escreva as perguntas abaixo no quadro ou providencie cópias (os arquivos estão disponíveis em Materiais complementares) e peça aos integrantes das equipes que reflitam sobre elas:
I- De que forma Ruy Castro demonstra respeitar a postura ética que todo biógrafo deve ter em relação ao biografado? (Resposta esperada: Ele revela o compromisso de sempre relatar a versão verdadeira dos fatos, ao declarar que não inventa nada.)
II - O que você acha da decisão do biógrafo Ruy Castro de que não chamar suas obras de biografias romanceadas, ainda que elas possuam um caráter literário? (Resposta pessoal. É importante destacar que a uma biografia romanceada não pode prescindir de um caráter literário, independentemente do nome que o autor queira dar a ela.)
III- Você acredita que, ainda que seja possível o contato direto com o biografado, a realização de apenas uma entrevista dá conta de reunir todas as informações necessárias para a produção de sua biografia? Explique. (Espera-se que o aluno perceba a importância de se consultar variadas fontes para a produção de uma biografia completa e confiável.)
- Peça a um representante de cada equipe que exponha as conclusões do grupo para a sala.
- Oriente a discussão.
Materiais complementares:
Para acessar cópias do texto, clique aqui.
Para acessar cópias das perguntas, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Ainda com os alunos reunidos em grupos, peça que façam uma lista que contemple atitudes desejáveis a um entrevistador. É importante que a lista contenha atitudes como pontualidade, cortesia, flexibilidade, respeito, perspicácia, inteligência, comunicabilidade, empatia, dentre outras.
- Promova o rodízio das listas pelos grupos, de forma que todos possam ler as anotações dos colegas.
- Coletivamente, reúna todas as atitudes descritas pelos alunos em um único documento, que possa ser elaborado no quadro.
- Peça aos alunos que copiem a versão final do quadro.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba o vídeo para a classe, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IopYU9RQID4.
- Retome a lista construída pelos alunos e peça a eles que, coletivamente, a analisem e verifiquem a necessidade de inserir mais elementos.
- Se necessário, complete a lista com aspectos que considere importante. Algumas sugestões:
- O entrevistador deve preparar-se previamente para a entrevista.
- Ele deve mesclar perguntas pessoais e objetivas.
- Deve ser educado e deixar o entrevistado à vontade.
- Deve estar seguro das perguntas que deseja fazer.
- É recomendável que tenha um apoio escrito para não se perder durante o trabalho.
- Ainda que de forma polida, deve ser insistente para redirecionar a pergunta, caso o entrevistado esteja fugindo do assunto.
- Deve ouvir, com atenção, as respostas dadas pelo entrevistado.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Leia as recomendações finais para os alunos e agende uma data para dar continuidade ao trabalho (após a gravação das entrevistas).
- Caso seja possível, o ideal é que os entrevistados sejam convidados a vir até a escola para a gravação. Os grupos poderiam se distribuir por diversas áreas do estabelecimento para realizar as entrevistas; durante as gravações, o professor pode circular entre as equipes, intervindo e redirecionando o trabalho, se necessário.
- Caso haja mais aulas disponíveis para a realização da sequência, seria interessante que houvesse um agendamento que contemplasse dois ou três grupos por vez. Neste caso, os demais alunos poderiam assistir às gravações das entrevista dos colegas.
- Caso algum entrevistado não possa comparecer à escola, a gravação deve se dar em outro local, combinado entre ele e a equipe. Neste caso, assista à gravação da entrevista para acompanhar esta etapa do trabalho.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Em um áudio, vídeo ou mensagem de texto, explique o tema e o objetivo da aula, considerando as informações presentes no slide Tema.
Introdução
Envie aos alunos o texto e as questões referentes ao slide de Introdução. Peça, por meio de áudio, que retornem aos grupos formados na aula anterior desta sequência de atividades, lendo o texto e respondendo às questões de forma colaborativa. Peça que um representante de cada equipe exponha as conclusões do grupo para a sala, postando-as no grupo de WhatsApp da turma.
Desenvolvimento
Por meio de um vídeo ou áudio, diga que cada equipe deverá listar, em tópicos, atitudes desejáveis para um entrevistador. Oriente que um aluno de cada grupo exponha as conclusões para a sala, postando-as no WhatsApp da turma. Depois disso, envie o link do vídeo de Claudio Bazzoni, que fala sobre entrevistas, e peça que os alunos o assistam e, em seus grupos, ampliem a lista de atitudes desejáveis para um entrevistador, de acordo com o que aprenderam com o vídeo.
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio pedindo que os alunos realizem as suas entrevistas de acordo com o que aprenderam na aula sobre as atitudes de um entrevistador. Peça que os grupos entrem em contato com a pessoa a ser entrevistada e realizem uma entrevista síncrona (via Zoom, Google Meet ou WhastApp) ou assíncrona (por e-mail,áudios no WhatsApp ou mensagem de texto) para coletar as informações.
Convite às famílias
A família pode participar das discussões da aula estabelecendo diálogos produtivos sobre o vídeo e a receptividade de um bom entrevistador.