Plano de Aula

Plano de aula: Diferenças entre os contos clássico e contemporâneo

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto clássico e conto contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias dos textos e das atividades, projetor multimídia, computador, quadro.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão dos textos, em realizar a leitura sozinhos em casa ou realizar a leitura autônoma em sala de aula, em concentrar-se na leitura do conto clássico (por ser mais extenso), realizar as estratégias de leitura de forma autônoma. Para superar as dificuldades, comece a leitura dos textos orientando os alunos a realizarem as estratégias que são sugeridas em cada atividade. Caso algum aluno não tenha realizado a leitura prévia, convide os alunos que realizaram a compartilhar algumas impressões sobre a leitura, o que compreenderam do enredo, sem revelar o desfecho.

Referências sobre o assunto:

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, projetando o título ou escrevendo no quadro.
  • Comece a aula dialogando sobre a leitura do conto “A cartomante” realizada previamente. Pergunte aos alunos se eles gostaram do texto.
  • Relembre que, na primeira aula da sequência, foi realizada a leitura do conto “Entre a espada e a rosa”.
  • Explique aos alunos que os dois textos pertencem ao gênero conto, então questione: Quais características desses textos permitem-nos afirmar isso? Se considerar necessário, consulte as respostas no material complementar.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.

Referências:

ASSIS, Machado de. Obra completa, vol. 2. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000257.pdf Acesso em: 24/07/2018.
COLASANTI, Marina. Entre a espada e a rosa. Rio de Janeiro: Salamandra, 1992.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP44 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS