Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo o soneto: sonetos de ontem e de hoje

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do Módulo de leitura.

Materiais necessários: Poemas e textos impressos, projetor ou quadro digital (pode ser também tablets ou um notebook), objetos ou imagens, fotografias ou figuras recortadas em EVA, cartolinas, canetas hidrográficas, colas, tesouras, caixas de papelão/leite/suco, barbante, tablets, classmates ou notebooks (caso as apresentações sejam digitais). Definir e providenciar o material com antecedência.

Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas, e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade em interpretar os poemas por falta de familiaridade com a linguagem usada: peça aos alunos que anotem as palavras cujo significado não compreendem e sugira o uso do dicionário ou de um buscador online (se tiver disponível) para facilitar a interpretação do soneto. Outra possibilidade é criar um glossário com as palavras menos usuais encontradas e já compartilhar com os alunos.
  • Dificuldade em sintetizar as informações coletadas: como o trabalho é em grupo, peça que os alunos distribuam as tarefas. Cada um fica responsável por um soneto ou resumo biográfico. Oriente que é permitido grifar partes dos textos e fazer anotações na própria folha do poema/resumo biográfico. Ao final, isso os ajudará a sintetizar as informações.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Antes da aula:

  • Organize a sala em quatro ou cinco grupos. O número de integrantes do grupo deve ser, preferencialmente, o mesmo. Esta disposição irá favorecer a troca de impressões dos alunos sobre os poemas, o que tornará mais fácil o trabalho de análise dos textos e a aprendizagem colaborativa.
  • Cada grupo deve ter um objeto (ou uma fotografia do objeto, sua imagem impressa ou figura recortada em EVA) sobre a mesa que tenha relação com um determinado soneto. O objeto deve instigar o aluno, deixando-o curioso sobre a aula e sobre o que representa. Num segundo momento, os alunos vão avaliar a relação do soneto com o objeto, percebendo se este aparece no texto de forma conotativa ou denotativa. Os escritores escolhidos e o respectivo objeto para cada grupo são: Camões - relógio ou ampulheta; Patativa do Assaré - anzol; Florbela Espanca - leite; Mário Quintana - espelho; Glauco Mattoso - grãos de café ou um pouco de sal.
  • Disponha, em cada grupo, o objeto e quatro ou cinco sonetos do mesmo autor. Caso queira, pode utilizar a lista com sugestões de sonetos, cujo link se encontra no material complementar.
  • Inclua no material de estudo de cada grupo uma biografia resumida do escritor. No Material complementar foi disponibilizado um arquivo com sites para consultar as biografias dos autores e montar sua biografia resumida.
  • A preparação do material acima descrito facilitará a pronta leitura dos textos e posterior identificação do soneto que se relaciona com o item de cada grupo.

Início da aula:

  • Leia o tema da aula para os alunos, escreva no quadro ou projete a apresentação.
  • Peça aos alunos para conceituarem o soneto, indicando algumas de suas características.
  • Oriente os alunos a escolher um dos grupos organizados em sala. A escolha deve ser aleatória, baseada apenas no objeto (imagem, fotografia ou figura recortada em EVA) sobre a mesa.

Materiais complementares: Acesse aqui os sonetos que servirão de tema a cada grupo.

Acesse aqui sugestões de imagens dos objetos para impressão.

Acesse aqui uma lista de links com as biografias dos autores.

Caso queira, consulte aqui a sugestão de sonetos dos escritores que serão estudados nesta aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos