Discurso - persuasão
Plano de Aula
Plano de aula: Debate regrado: aspectos do gênero
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero debate e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Proporcione, com antecedência, a exibição dos debates em vídeo, disponíveis em:
Bullying: <https://www.youtube.com/watch?v=-xoUM4-KFeM>
Notícias falsas: <https://www.youtube.com/watch?v=UhaFBXi5_Ws>
Padrões de beleza irreal:<https://www.youtube.com/watch?v=s88zzp6nxc4>
Informações sobre o gênero: O debate é um texto argumentativo oral, caracterizado pelo discurso persuasivo, cujo propósito é convencer os interlocutores sobre a validade da opinião defendida. Por conta disso, os debatedores precisam planejar seus discursos, acionando uma série de argumentos de acordo com o movimento argumentativo que deseja tomar. O desenvolvimento de um debate proporciona aos participantes colocarem suas opiniões em cheque ao confrontá-las com a opinião dos outros interlocutores, daí a necessidade não somente de argumentar mas também de contra-argumentar antecipando os argumentos do outro. Dessa forma, os debatedores precisam dominar os mecanismos das trocas discursivas (turnos de fala), além de se apropriar das informações sobre o assunto para selecionar o tipo de argumento mais apropriado ao percurso argumentativo trilhado.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer aspectos comuns nos debates regrados exibidos.
Referências sobre o assunto:
BARROS, José Batista de; ROSA, Adriana Letícia Torres da. A produção textual na escola: abordagens do gênero debate em estudo. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_156.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2018.
Debate regrado. Disponível em: <https://acordocoletivo.org/2017/06/10/genero-textual-debate-regrado/>. Acesso em: 30 nov. 2018.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; DE PIETRO, Jean-François. Relato de elaboração de uma sequência: o debate público. In: SCHNEUWLY, Bernard;
DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
SILVA, Davidson Wagner da Silva; SARTORI, Adriane Teresinha Sartori. O gênero “debate regrado” no espaço escolar. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/viewFile/23957/20766>. Acesso em: 1 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula. Diga que o propósito é aprofundar o estudo do gênero textual debate que se insere nas práticas da oralidade, de modo que eles conheçam melhor esse gênero.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Solicite que a turma assista, em casa, aos vídeos disponíveis em:https://www.youtube.com/watch?v=-xoUM4-KFeM>; <https://www.youtube.com/watch?v=UhaFBXi5_Ws>; <https://www.youtube.com/watch?v=s88zzp6nxc4>.
- Os vídeos são gravações de debates transmitidos por uma canal de TV que também tem conta no Youtube e lá divulga seus textos. Explique que o Youtube é uma rede social na qual se pode ter uma conta para publicação de material digital no formato de vídeo.
- Solicite que leiam e comentem a compreensão que tiverem da tirinha. Caso não tenha projetor, imprima e distribua para a turma. O texto para impressão encontra-se disponível aqui.
- Espera-se que percebam haver um grupo acompanhando um líder que se propõe a falar por seu grupo. No entanto, durante o “embate” discursivo entre o líder e a pessoa interpelada, há uma movimentação do grupo que acompanha o líder para o outro lado.
- Encaminhe o diálogo com a turma através das perguntas a seguir que devem ser respondidas oralmente:
- Por que vocês acham que as pessoas foram mudando de lado? (Provavelmente, porque foram persuadidas pela fala do outro)
- O discurso proferido pelos dois são iguais? Como vocês sabem disso? (Os discursos dos dois personagens são diferentes, é possível perceber isso por conta dos balões de fala que são preenchidos de forma diferente)
- Quem vocês acham que argumentou melhor? Por quê? (Infere-se que quem argumentou melhor foi o homem que, inicialmente, estava sozinho, percebe-se isso pelo fato de que o balão de fala dele cresce engolindo o fala do outro até que fique pequenina e desapareça)
- Pergunte de que modo a tirinha se relaciona com os vídeos assistidos. Espera-se que percebam que nos dois textos há um trabalho argumentativo em defesa das opiniões apresentadas e que, dependendo da argumentação realizada, os receptores vão se alinhando com a ideia que parece mais válida e que a validade dessas opiniões dá-se em função do discurso argumentativo elaborado. Espera-se também que percebam que nos vídeos há a presença de um mediador e na tirinha não. Explique que a presença desse mediador é característica do debate regrado.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
- Convide-os a assistir ao debate disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=aP0QqAmy1BI>.
- O vídeo apresenta um debate, realizado pelo Câmara Debate da Rádio TV Câmara, sobre a questão da gravidez na adolescência, um problema que o Brasil ainda não conseguiu resolver. Embora os índices tenham diminuído ao longo dos anos, o país ainda tem um dos maiores números que, segundo o DATASUS, aponta 1 a cada 5 crianças nascidas no Brasil como filha de adolescente entre 10 a 19 anos. Uma das frentes de debate é a falta de informação e de ações educacionais que abordem a educação sexual. Como a maioria dos jovens do 9º ano encontra-se na faixa etária de descoberta da sexualidade, entende-se que esse é um tema de relevante discussão nessa etapa de ensino.
- Antes de iniciar, entregue uma folha com os itens que serão alvo de investigação dos alunos. Oriente que, após assistirem ao vídeo, devem anotar as informações solicitadas e observadas ao longo da exibição.
- De posse dos dados iniciais coletados, convide-os a refletir sobre o gênero. Solicite que se reúnam em quatro grupos com o propósito de sistematizar, em apenas um quadro, as informações que todos coletaram. A proposta de trabalharem em grupo dá-se em virtude de ser necessário confrontar as ideias para exercitarem a argumentação oral em função de defender suas respostas.
- No final, terão construído apenas quatro sínteses que deverão ser discutidas no coletivo da turma.
- Com a turma, convide um aluno de cada grupo a expor as informações coletadas. Peça que comparem o debate assistido com o debate assistido em sala de aula.
Materiais complementares: Lista de itens a serem investigados, disponível aqui. Caso julgue necessário, observe as respostas disponíveis aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Encerrada as exposições dos dados coletados, convide a turma a elaborar um resumo sobre o que descobriram a respeito do gênero debate.
- Essa produção é coletiva, aja como mediador da produção. Anote o texto no quadro durante a produção. Depois, encaminhe a revisão do texto que deve ser transcrito para papel a ser exposto em sala de aula para futuras construções.
- Para finalizar explique que, dependendo da finalidade da discussão, há três tipos de debates: o debate de opinião, o debate deliberativo e o debate para resolução de problemas. O primeiro versa sobre temas que geram opiniões controversas como, por exemplo, a redução da maioridade penal no Brasil; o segundo trata de questões que precisam ser decididas (de modo argumentado) pelo coletivo como, por exemplo, o uso dos espaços coletivos da escola; o terceiro trata da apresentação de solução (pautada em argumentos) para problemas vividos pelo coletivo como, por exemplo, a pichação do espaço escolar. (DOLZ; SCHENEUWLY; DE PIETRO, 2004, p. 2015)
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Previamente, antes da aula, envie os vídeos indicados na Introdução, pedindo que os alunos assistam. Envie também o slide Introdução, que apresenta uma charge sobre o diálogo. Por áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos interpretem o texto e respondam às questões sugeridas nas orientações da Introdução. Oriente que enviem, por mensagem de texto ou áudio, suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que eles criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Envie a cada equipe o vídeo do slide Desenvolvimento (debate regrado sobre gravidez na adolescência) e peça que, depois de assistirem ao vídeo, os alunos preencham em conjunto a tabela com os itens a serem investigados no vídeo (disponível em “materiais complementares”). Quando terminarem, convide um aluno de cada equipe para expor (áudio ou foto da atividade) no WhatsApp da turma os resultados das atividades feitas pelo grupo. Se preferir, promova um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos fazerem uma rápida exposição oral.
Fechamento
Para encerrar, em um áudio ou mensagem de texto, convide-os a sintetizar o conceito de debate regrado com base no que aprenderam na aula, ao analisar o vídeo. Convide um aluno de cada grupo para relatar, por áudio, as conclusões da aula, enviando-as ao grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Convide a família a discutir o tema do vídeo a ser analisado na aula: “Taxa de gravidez adolescente no Brasil está acima da média mundial ”. Sugira que iniciem, em casa, um diálogo sobre o tema, para que os alunos tenham mais repertório.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ilcilene Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Debate regrado: aspectos do gênero
Finalidade da aula: Fazer levantamento de aspectos do gênero debate e sintetizá-los em quadro-síntese, reconhecendo os elementos constitutivos do gênero
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Debate
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados/ Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP13, EF69LP14, EF69LP15, EF89LP12
Esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.