Plano de Aula

Plano de aula: Contexto de produção e composição do artigo de divulgação científica

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação Campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Recurso de reprodução em áudio, como caixa de som.

Reproduza o podcast de título “Fronteiras da Ciência”, disponível no site: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos tendem a confundir informações com argumentos, não conseguindo observar o mero relato objetivo de um evento como um ato de linguagem distinto da análise de um evento.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a proposta da aula a partir da possibilidade de eles terem acesso à ciência de uma forma simples. Para isso, instigue-os a partir dos seguintes questionamentos:

  • O que você entende por ciência?
  • Em quais veículos de comunicação você tem acesso mais rápido à ciência?

Isso permitirá que os alunos sejam instigados a pensar de forma mais consciente sobre a ciência e suas formas de apresentação.

Materiais complementares:

Para acessar as respostas sugeridas para estas questões, clique aqui.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP29 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS