Atividade para impressão - Interpretação e análise - LPO9_02SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo o soneto e seus autores
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Projetor ou quadro digital, tablets, classmates ou notebook e/ou os trabalhos confeccionados pelos alunos para exibição em sala, atividades impressas.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Desinteresse pelo tema. Dificuldade em reconhecer o soneto. Dificuldade em verbalizar/escrever a interpretação do texto.
- Desinteresse pelo tema: estimular o aluno a comparar o gênero com outros escritos em versos, como a canção, para
compreender sua finalidade.
- Dificuldade em reconhecer o soneto: retomar as características identificadas na primeira aula sobre o gênero.
- Dificuldade em verbalizar/escrever a interpretação do texto: incentivar o aluno a refletir sobre o que foi aprendido e, por meio das trocas de ideias com os pares, textualizar sua compreensão sobre os textos e gênero trabalhados em aula.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos, escreva no quadro ou projete a apresentação.
- Explique que esta aula será para apreciação e interpretação dos trabalhos desenvolvidos sobre os sonetos e seus autores.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO